Jump to content

resolvido Tocomsat Duplo Lite HD2 - Sem sinal no Tunner 1

Rate this topic

luizcjr
 Share

Recommended Posts

Bom dia, gostaria de esclarecer uma dúvida. Tenho um tocomsat duplo lite hd2 que estava com o led vermelho piscando (Estava em curto). Não tenho muita experiência com eletrônica, mas consegui consertar. Substituí o C.I (fd9515b) do tunner 1 e 2 capacitores que estavam estufados. O detalhe é: Não tenho a voltagem (cerca de 13-14v, creio eu) no tunner 1. Verifiquei as tensões no circuito  do tunner 1( C.I, Diodos e bobinas) e me parecem normais. Verifiquei também os tunners e vi que em apenas 1 terminal do tunner1 não está chegando a voltagem (0v), que acredito eu, seja em torno de 14v (na foto marquei apenas algumas voltagens, pois as outras tb são iguais em ambos os tunners). Antes de trocar o tunner 1, resolvi postar aqui para tentar tirar essa dúvida com o pessoal mais experiente no assunto. Obrigado.

placa.jpeg

Tunners.jpeg

Edited by luizcjr

16 minutos atrás, luizcjr disse:

Bom dia, gostaria de esclarecer uma dúvida. Tenho um tocomsat duplo lite hd2 que estava com o led vermelho piscando (Estava em curto). Não tenho muita experiência com eletrônica, mas consegui consertar. Substituí o C.I (fd9515b) do tunner 1 e 2 capacitores que estavam estufados. O detalhe é: Não tenho a voltagem (cerca de 13-14v, creio eu) no tunner 1. Verifiquei as tensões no circuito  do tunner 1( C.I, Diodos e bobinas) e me parecem normais. Verifiquei também os tunners e vi que em apenas 1 terminal do tunner1 não está chegando a voltagem (0v), que acredito eu, seja em torno de 14v (na foto marquei apenas algumas voltagens, pois as outras tb são iguais em ambos os tunners). Antes de trocar o tunner 1, resolvi postar aqui para tentar tirar essa dúvida com o pessoal mais experiente no assunto. Obrigado.

placa.jpeg

Tunners.jpeg

@luizcjr Algumas pontos que sugiro verificar:

* verifica se há continuidade do pino 3 FD9515 ate pino 1 do Tuner que está com 0V,

* Verifica se está chegando 3.3V no do pino 6 FD9515 que tem a função Enable,

* Verifica se nas opções da antena, está selecionado o tuner 1, costuma assim que selecionar ativar,

* O aterramento/GND destes CI FD951 é na parte de baixo, verifica se a solda na está ok, sugiro até refazer.

02-x-ci-fd9515b-fd9515-lnb-tuner-1318v-original-novo-D_NQ_NP_734660-MLB31031938669_062019-F.jpg

@EA Eletrônica Boa tarde, e obrigado pelas sugestões. O que eu fiz:

* Não apresenta continuidade do pino 3 até o pino sem voltagem;

* Os 3.3v estão presentes no pino 6, assim como todas as outras voltagens;

* O tunner 1 está configurado nos parâmetros da antena;

* O C.I está soldado e aterrado corretamente, visto que, apresenta todas as tensões.

Bom, o que resta é a troca do tunner, certo ? E agradeço novamente pela ajuda!

13 minutos atrás, luizcjr disse:

@EA Eletrônica Boa tarde, e obrigado pelas sugestões. O que eu fiz:

* Não apresenta continuidade do pino 3 até o pino sem voltagem;

* Os 3.3v estão presentes no pino 6, assim como todas as outras voltagens;

* O tunner 1 está configurado nos parâmetros da antena;

* O C.I está soldado e aterrado corretamente, visto que, apresenta todas as tensões.

Bom, o que resta é a troca do tunner, certo ? E agradeço novamente pela ajuda!

@luizcjr  Boa tarde! 

Então, o pino 1 do tuner vai direto a um dos pinos do fd9515bsó não me lembro e passa por um Diodo, tenta medir continuidade pra ver se não tem alguma trilha rompida!

Sugestão, tenta comparar com o circuito do tuner 2 que está funcionando, pois é idêntico ao tuner 1!

@EA Eletrônica  Olá novamente. Esqueci de mencionar isso, como o circuito é idêntico eu já tinha feito a comparação... o circuito do tunner2 funciona perfeitamente e tb não apresenta a continuidade entre o pino 3 e onde tem a voltagem de 18v. Verifiquei as tensões do C.I da parte do tunner2 e estão idênticas ao do tunner 1. Não sei se já tinha falado tb, todos os outros pinos dos 2 tunners apresentam as voltagens iguais, menos a de 13-14v no tunner1 que tá 0.

7 minutos atrás, luizcjr disse:

@EA Eletrônica  Olá novamente. Esqueci de mencionar isso, como o circuito é idêntico eu já tinha feito a comparação... o circuito do tunner2 funciona perfeitamente e tb não apresenta a continuidade entre o pino 3 e onde tem a voltagem de 18v. Verifiquei as tensões do C.I da parte do tunner2 e estão idênticas ao do tunner 1. Não sei se já tinha falado tb, todos os outros pinos dos 2 tunners apresentam as voltagens iguais, menos a de 13-14v no tunner1 que tá 0.

@luizcjr Então, você consegue medir no CI do tuner 2 qual pino que está saindo o 14/18V?

5 minutos atrás, luizcjr disse:

@EA Eletrônica Sim, as maiores voltagens são:

pino 3 -> 19v

pino 4 -> 20v 

Em ambos os C.Is

@luizcjr Então, eu acho o CI fd9515b está ok, sugiro tirar o tuner e olhar abaixo dele, pode ser q tenha trilha rompida veja está imagem!

Veja que tive que fazer um jumper para dar continuidade na trilha do pino 1 do tuner!

Screenshot_20200714-163133.png

Edited by EA Eletrônica

@EA Eletrônica Entendo, sei que jumper é umas das opções. Ainda assim, não acho que seja trilha rompida, pois o aparelho é meu, nunca tinha sido aberto. De qualquer forma, vou ver se encontro outro tunner pra fazer o teste. Digamos que eu tenha que fazer o jumper, teria ideia de onde preciso puxar o fio até o terminal do tunner 1? Mandei uma foto da placa em anexo.

duplolitehd2.jpeg

4 minutos atrás, luizcjr disse:

@EA Eletrônica Entendo, sei que jumper é umas das opções. Ainda assim, não acho que seja trilha rompida, pois o aparelho é meu, nunca tinha sido aberto. De qualquer forma, vou ver se encontro outro tunner pra fazer o teste. Digamos que eu tenha que fazer o jumper, teria ideia de onde preciso puxar o fio até o terminal do tunner 1? Mandei uma foto da placa em anexo.

duplolitehd2.jpeg

@luizcjr  se não me engano seria este caminho, veja:

Quanto ao Jumper, acho que me expressei errado, na verdade este entrou água e acabou oxidando a trilha, aí tive que recuperar com jumper! 

duplolitehd2.thumb.jpeg.f3d29e9e34216ebc3f9be17c55647617.jpeg

@EA Eletrônica Notei outra coisa aqui, não tenho certeza se é o comportamento normal. Defini os setores dos tunners na imagem abaixo. O diodo do circuito do tunner 1 (por onde passaria o jumper) não apresenta tensão, enquanto o do tunner 2 tem as tensões descritas na imagem. O que é estranho: No tesde de diodos do multímetro, ambos apresentam os mesmos valores.

duplolitehd2(1).jpg

4 horas atrás, luizcjr disse:

@EA Eletrônica Notei outra coisa aqui, não tenho certeza se é o comportamento normal. Defini os setores dos tunners na imagem abaixo. O diodo do circuito do tunner 1 (por onde passaria o jumper) não apresenta tensão, enquanto o do tunner 2 tem as tensões descritas na imagem. O que é estranho: No tesde de diodos do multímetro, ambos apresentam os mesmos valores.

duplolitehd2(1).jpg

@luizcjr então, tenta ressoldar o aterramento do CI, já aconteceu em alguns casos comigo que não soldou a parte de baixo, tive que tirar o CI, coloquei um pouco de solda no terra da placa, depois esquentei bastante a placa com a estação até derreter a solda e depois coloquei o Ci e deu certo!

Gostaria de agradecer ao colega @EA Eletrônica  por ter me auxiliado no reparo desse aparelho. Refiz a solda do C.I, dessa vez, preparando bem o local na placa... renovei as trilhas e o local onde o pad(GND) é fixado, com uma pequena camada de solda. Resolvido! O sinal funcionou perfeitamente no tunner 1 (Imagem em anexo).

Pela minha pouca experiência em eletrônica, não fiz a solda da maneira correta antes, mas o importante é que agora aprendi.

Mais uma vez, obrigado pela ajuda.

tunnersok.jpeg

10 horas atrás, luizcjr disse:

Gostaria de agradecer ao colega @EA Eletrônica  por ter me auxiliado no reparo desse aparelho. Refiz a solda do C.I, dessa vez, preparando bem o local na placa... renovei as trilhas e o local onde o pad(GND) é fixado, com uma pequena camada de solda. Resolvido! O sinal funcionou perfeitamente no tunner 1 (Imagem em anexo).

Pela minha pouca experiência em eletrônica, não fiz a solda da maneira correta antes, mas o importante é que agora aprendi.

Mais uma vez, obrigado pela ajuda.

@luizcjr Que bom que resolveu seu problema, parabéns pela persistência!

Conforme regras do fórum! Não se esqueça de alterar este caso para resolvido, é só editar a primeira mensagem que consegue alterar!