Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Fonte dell optiplex 390 dps-250ap-67 sem power good

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Buenas,

 

a primeira dica é: Tirar a placa da carcaça e passar um jato de ar comprimido pra tirar essa poeirada toda!

 

Nessa fonte o transformador tem só a saída de 12V. As de 5 e 3.3 são geradas por dois reguladores chaveados que ficam ali na direita da ultima foto. O que isso muda na análise do defeito? nada.. vamos pra próxima.

 

Com ela ligada, meça na escala de diodos a resistencia do power good para o terra.

 

Se der uma medida baixa, de 100mv ou menos, significa que o integrado supervisor está inibindo o sinal de power good por alguma razão.

 

Se as tensões principais estão ok, só sobram duas razões para ele inibir o PG: A saída de -12V e o sinal PGI. Meça a saída de -12V.. se estiver ok, é problema com o PGI.

 

O sinal de PGI é uma amostra que é retirada direto do transformador, é retificada, passa por um divisor resistivo e um capacitor, e vai no pino PGI do supervisor. Se esse sinal está atenuado, tem duas razões básicas: Ou a amplitude da tensão na saída do transformador está menor do que deveria (o que geralmente indica falha do PFC.. já mediu como está a tensão no capacitor principal?), ou tem alguém danificado no caminho do transformador até a entrada PGI. Em boa parte dos casos é um pequeno capacitor smd com fuga, embaixo da placa principal. 

 

Já se a medida do power good para o terra der algo próximo a um circuito aberto, veja onde é ligado o fio cinza: Ali tem um resistor de pull up entre o power good e a linha de 5V (principal ou stand-by, depende da fonte, mas geralmente é na principal), que as vezes abre. Geralmente ele é de 1K smd. 

 

Por fim.. essa série de fontes tem um pega-ratão: Ela tem uma plaquinha com um botão de auto teste e um led verde. Já peguei umas poucas que depois de virar o circuito de supervisão do avesso procurando defeito descobri que era o danado do led em curto derrubando o power good. 

 

  • Joinha 3
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico tem mais repostas e a solução do problema, mas você precisara fazer login para visualizá-las.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...