Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Navegação Limpa e Sem Anúncios! (Cadastre-se)

O melhor fórum técnico do mundo está de cara nova e de portas abertas! Estamos de cara nova e com ferramentas ainda mais poderosas para a sua bancada. Faça o seu cadastro de forma rápida e simples para acessar o maior e mais atualizado acervo de Esquemas Elétricos, BIOS e Firmwares da internet.

Aqui, o conhecimento vale muito: através do nosso sistema de créditos, membros participativos ganham acesso totalmente gratuito aos downloads. Venha trocar experiências com os melhores especialistas do mercado!

👉 Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo!

 

Yaxun 702 Queimando triac

Featured Replies

Postado

Bom dia, estou com 2 maquinas dessa na bancada com o mesmo defeito estão queimando triac depois de mais ou menos 1 dia de uso até achei ser os triac com problemas mas comprei de outro fornecedor e continua na mesma, testei tudo em volta os MOC3023, resistor 4007 mas esta tudo em ordem, ja coloquei até um dissipador maior mas nada resolvido alguma dica do que pode estar acontecendo?

 

O triac que esta queimando é o bta12600b e as vezes queima junto o bt136

 

Obrigado.

Editado: por cs-informatica

  • 3 semanas depois...
Postado
  • Autor
Em 11/05/2022 às 12:53, nagkiller disse:

Qual a referência dos componentes?

Tem o esquema?

Retire as cargas dos triacs e teste com lâmpadas.

Teste as cargas do triac para ver se estão em curto.

Flw...

Segue a foto da placa e o esquema que achei, não encontrei nada em curto.. mas depois de um e tempo em funcionamento o triac bt12 entra em curto

1.jpeg

2.jpeg

esquema.jpg

Postado

@cs-informatica A minha quando deu problema de queimar triac era problema no transformador. Tive que trocar todos os triacs e os moc além de mandar rebobinar o trafo.

Postado
  • Autor
Agora, argl disse:

@cs-informatica A minha quando deu problema de queimar triac era problema no transformador. Tive que trocar todos os triacs e os moc além de mandar rebobinar o trafo.

Entendi.. estou com 2 estação igual aqui.. e com mesmo defeito.. porem ela esta queimando so o bta12 depois de um tempo de uso.. teve 1 dia que durou o dia inteiro e depois queimou de novo..

Postado
  • Autor
Agora, cs-informatica disse:

Entendi.. estou com 2 estação igual aqui.. e com mesmo defeito.. porem ela esta queimando so o bta12 depois de um tempo de uso.. teve 1 dia que durou o dia inteiro e depois queimou de novo..

Vou fazer o teste o trafo para ver a voltagem que esta saindo.. realmente pode ser ele e não fiz esse teste ainda.

Postado
  • Autor

Fiz o teste do trafo porem esta normal.. chegando 127v, medi a tensão na saida que vai para a resistência tbm esta em 127v, fiz a troca dos triac 136 e bt12 voltou ao normal.. funciona perfeitamente mas tenho certeza que apos algumas horas de uso ele queima de novo.. sera que o ha17324a pode estar ocasionando isso? 

Postado

@cs-informatica Se não me engano o ha17324a faz parte do comparador de temperatura. Se ele tiver problema penso que você teria problema de regulagem da temperatura. Você chegou a ver isso?

Postado
  • Autor
3 horas atrás, argl disse:

@cs-informatica Se não me engano o ha17324a faz parte do comparador de temperatura. Se ele tiver problema penso que você teria problema de regulagem da temperatura. Você chegou a ver isso?

Fiz sim.. esta normal.. acho que eu descobri o defeito ahhaha 🤦‍♂️, Vou testar se funcionar posto aqui se der certo 

  • 2 semanas depois...
Postado
Em 17/05/2022 às 18:15, cs-informatica disse:

Fiz sim.. esta normal.. acho que eu descobri o defeito ahhaha 🤦‍♂️, Vou testar se funcionar posto aqui se der certo 

Estou com um defeito semelhante a minha é 110, comprei usada, quando comprei a resistência do soprador estava queimada, coloquei uma nova e o triack explodiu literalmente BTA 12, troquei o triack e coloquei uma resistência de 220v funciona normalmente, alguém poderia me ajudar?

 

  • 4 semanas depois...
Postado
  • Autor

Fala galera... Desculpa a demora do retorno, bom vim aqui para falar que a maquina esta funcionando até hoje.. e olha que uso todos os dias e muito em.. ahhaha, mas vamos la.. observei 2 erros.. 1º eu estava montando a resistência encostando o sensor de temperatura da resistência no bico do ferro causando um curto apesar desse sensor ter a resistência mto baixa, 2º percebi que na resistência na onde tem aquele plastico branco que isola estava com uma marca meio preta tipo de queimado.., então vi que ali estava tendo um curto interno com o fio positivo e negativo.. acho que dependendo do jeito que mexia o soprador encostava um no outro e dava curto queimando o triack, revolvi o problema trocando a resistência e deixando o sensor de temperatura bem longe do ferro, agora não posso afirmar se era apenas 1 dos defeitos pq não quis testar e queimar outros triack mas fica a dica.. espero ajudar alguém.

 

Obrigado a todos que me ajudou de alguma forma..

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.