Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Yaxun 702 Queimando triac

Avalie este tópico:


cs-informatica

Posts em destaque

Bom dia, estou com 2 maquinas dessa na bancada com o mesmo defeito estão queimando triac depois de mais ou menos 1 dia de uso até achei ser os triac com problemas mas comprei de outro fornecedor e continua na mesma, testei tudo em volta os MOC3023, resistor 4007 mas esta tudo em ordem, ja coloquei até um dissipador maior mas nada resolvido alguma dica do que pode estar acontecendo?

 

O triac que esta queimando é o bta12600b e as vezes queima junto o bt136

 

Obrigado.

Editado: por cs-informatica
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 11/05/2022 às 12:53, nagkiller disse:

Qual a referência dos componentes?

Tem o esquema?

Retire as cargas dos triacs e teste com lâmpadas.

Teste as cargas do triac para ver se estão em curto.

Flw...

Segue a foto da placa e o esquema que achei, não encontrei nada em curto.. mas depois de um e tempo em funcionamento o triac bt12 entra em curto

1.jpeg

2.jpeg

esquema.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, argl disse:

@cs-informatica A minha quando deu problema de queimar triac era problema no transformador. Tive que trocar todos os triacs e os moc além de mandar rebobinar o trafo.

Entendi.. estou com 2 estação igual aqui.. e com mesmo defeito.. porem ela esta queimando so o bta12 depois de um tempo de uso.. teve 1 dia que durou o dia inteiro e depois queimou de novo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, cs-informatica disse:

Entendi.. estou com 2 estação igual aqui.. e com mesmo defeito.. porem ela esta queimando so o bta12 depois de um tempo de uso.. teve 1 dia que durou o dia inteiro e depois queimou de novo..

Vou fazer o teste o trafo para ver a voltagem que esta saindo.. realmente pode ser ele e não fiz esse teste ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz o teste do trafo porem esta normal.. chegando 127v, medi a tensão na saida que vai para a resistência tbm esta em 127v, fiz a troca dos triac 136 e bt12 voltou ao normal.. funciona perfeitamente mas tenho certeza que apos algumas horas de uso ele queima de novo.. sera que o ha17324a pode estar ocasionando isso? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, argl disse:

@cs-informatica Se não me engano o ha17324a faz parte do comparador de temperatura. Se ele tiver problema penso que você teria problema de regulagem da temperatura. Você chegou a ver isso?

Fiz sim.. esta normal.. acho que eu descobri o defeito ahhaha 🤦‍♂️, Vou testar se funcionar posto aqui se der certo 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 17/05/2022 às 18:15, cs-informatica disse:

Fiz sim.. esta normal.. acho que eu descobri o defeito ahhaha 🤦‍♂️, Vou testar se funcionar posto aqui se der certo 

Estou com um defeito semelhante a minha é 110, comprei usada, quando comprei a resistência do soprador estava queimada, coloquei uma nova e o triack explodiu literalmente BTA 12, troquei o triack e coloquei uma resistência de 220v funciona normalmente, alguém poderia me ajudar?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Fala galera... Desculpa a demora do retorno, bom vim aqui para falar que a maquina esta funcionando até hoje.. e olha que uso todos os dias e muito em.. ahhaha, mas vamos la.. observei 2 erros.. 1º eu estava montando a resistência encostando o sensor de temperatura da resistência no bico do ferro causando um curto apesar desse sensor ter a resistência mto baixa, 2º percebi que na resistência na onde tem aquele plastico branco que isola estava com uma marca meio preta tipo de queimado.., então vi que ali estava tendo um curto interno com o fio positivo e negativo.. acho que dependendo do jeito que mexia o soprador encostava um no outro e dava curto queimando o triack, revolvi o problema trocando a resistência e deixando o sensor de temperatura bem longe do ferro, agora não posso afirmar se era apenas 1 dos defeitos pq não quis testar e queimar outros triack mas fica a dica.. espero ajudar alguém.

 

Obrigado a todos que me ajudou de alguma forma..

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...