Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Navegação Limpa e Sem Anúncios! (Cadastre-se)

O melhor fórum técnico do mundo está de cara nova e de portas abertas! Estamos de cara nova e com ferramentas ainda mais poderosas para a sua bancada. Faça o seu cadastro de forma rápida e simples para acessar o maior e mais atualizado acervo de Esquemas Elétricos, BIOS e Firmwares da internet.

Aqui, o conhecimento vale muito: através do nosso sistema de créditos, membros participativos ganham acesso totalmente gratuito aos downloads. Venha trocar experiências com os melhores especialistas do mercado!

👉 Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo!

 

Positivo Unique 60

Featured Replies

Postado

Amigo,

 

uma ajudinha. To com esse Positivo Unique 60 (A14IEXX) na bancada. Não ligava nada, tirei a bios dele e coloquei um de outra pci, a A14IMXX. Depois disso passou a ligar e desligar, tava torrando o chipset, fiz o reballing, agora ta sem imagem, o que deve ser, a bios ou o rebbaling mal feito (fiz com solda em pasta pois não tinhas essas esferas pequeninas).

 

Desde já , já agradeço a ajuda.

 

Att.

 

Guilherme

Postado

Você usou solda em pasta para fazer as esferas? Tenta atualizar a bios para este modelo de placa, já que voce pegou a bios de um modelo de placa diferente

Postado

Amigo,

 

uma ajudinha. To com esse Positivo Unique 60 (A14IEXX) na bancada. Não ligava nada, tirei a bios dele e coloquei um de outra pci, a A14IMXX. Depois disso passou a ligar e desligar, tava torrando o chipset, fiz o reballing, agora ta sem imagem, o que deve ser, a bios ou o rebbaling mal feito (fiz com solda em pasta pois não tinhas essas esferas pequeninas).

 

Desde já , já agradeço a ajuda.

 

Att.

 

Guilherme

 

Guilherme, você chegou a fazer alguma medição na placa? Tinha alguma tensão? A fonte desarmava quando você plugava na placa? Você procurou o datasheet dessas bios pra saber se elas são compatíveis? As esferas da solda em pasta ficaram iguais pintos de granja (iguais, ehehe)?

Postado
  • Autor

Vlira: usei solda em pasta sim. To querendo atualizar a bios, mas não to achando a mesma para este modelo.

 

 

infofernando: Fiz as medições sim, tive que trocar ic u4 e o u13, após a troca destes ele continuou não ligando, dae troquei a bios, passou a ligar e desligar em 3 seg. Percebi que estava torrando o chipset, arrumei outro usado rebalei com solda em pasta, mas nunca fica perfeitinho neh. Mas agora não esquenta o chip e fica ligado só que sem imagem, queria saber antes de rebalar de novo se é a bios, mas não to conseguindo achar a mesma.

Postado

Sem ter certeza se o reball foi bem feito  fica complicado qualquer diagnóstico.

Postado
  • Autor

Eu sei, mas o q quero saber, é se essa bios (programa, não peça) serve nesta placa, se não serve se alguem tem ela por ae!!! Antes de partir para um no reball gostaria de tirar esta dúvida!!!

Postado

Vou ver se consigo essa Bios para voçe ....se conseguir  depois lhe passo o link...

Postado

infofernando: Fiz as medições sim, tive que trocar ic u4 e o u13, após a troca destes ele continuou não ligando, dae troquei a bios, passou a ligar e desligar em 3 seg. Percebi que estava torrando o chipset, arrumei outro usado rebalei com solda em pasta, mas nunca fica perfeitinho neh. Mas agora não esquenta o chip e fica ligado só que sem imagem, queria saber antes de rebalar de novo se é a bios, mas não to conseguindo achar a mesma.

 

Desculpa a chatisse heheheh, mas quem são o U4 e U13 na placa? Quais as medições que você fez e quais tensões você encontrou? O que te levou a pensar que a bios original está com pau de hardware?

Postado
  • Autor

No esquema U4 = ICS9LPR3165B / U13 = IT8502E.

 

No U4 ele tava meio chamuscado. E a tensão de partida dele tava muito baixa, e como ela vem deste IC U13 trocamos ele. Depois disso, continuou não ligando, mas comprando com uma placa parecida, percebi que tinha uma tensão muito alta na bios. Troquei e começou a ligar e desligar, foi ae que vi o chip torrando. Dps do reball fica sem imagem. Só que preciso da Bios para ter certeza q fiz o reball cagado...rsrsrs

 

Chatisse nada, qq ajuda eh bem vinda!!!

Postado

No esquema U4 = ICS9LPR3165B / U13 = IT8502E.

 

No U4 ele tava meio chamuscado. E a tensão de partida dele tava muito baixa, e como ela vem deste IC U13 trocamos ele. Depois disso, continuou não ligando, mas comprando com uma placa parecida, percebi que tinha uma tensão muito alta na bios. Troquei e começou a ligar e desligar, foi ae que vi o chip torrando. Dps do reball fica sem imagem. Só que preciso da Bios para ter certeza q fiz o reball cagado...rsrsrs

 

Chatisse nada, qq ajuda eh bem vinda!!!

 

U4 é o gerador de clock e o U13 é o Super IO.

 

O gerador de clock recebe 3,3v e depois manda pulso pra tudo que é lugar. hehehe

Não me lembro de ter pego algum com defeito.

 

O IO nem preciso falar, são os braços e as pernas da placa.

 

Um procedimento que sempre faço é pegar a placa e identificar as tensões, alta ou b+ e as primárias. Depois, dependendo do defeito, procuro as secundárias. Onde desconfio que tem problema, eu "cerco" (separo do demais circuitos) e começo os testes.

 

É muito importante você ter o esquema elétrico da placa, pois sem ele vc vai ficar meio no escuro. Até mesmo pra pedir ajuda aqui é bom passar pelo menos a referência da placa.

 

Se gostou, aplaudi! hehehehehehehehehe

Postado
  • Autor

Fernando ótima explicação, pra explicar eu fico devendo...rsrsrs. Mas o gerador de clock tava chamuscado, por isso não tinhamos dúvida em relação a ele. O i/o vira e mexe da fumo. Ae fico só dependendo agora dessa parada da Bios e /ou do chip, comprei as esferas 0.45 pra ver se da jeito. Esse esquema tava dificil, mas ja comprei e disponibilizei pro pessoal do forum!!

Postado

se vc ainda tiver precisando da bios dexa o numero de serie do note q arrumo pra vc na madruga.

Postado
  • Autor

Opa, ae segue Leo: 1A216JL5D

 

 

Ansioso pela madruga....rsrsrsrs

Postado
  • Autor

Opa.... show de bola, um applaud p vc!!! depois posto se deu certo!! Mt obrigado amigos

Postado
  • Autor

Amigo, ta pedindo senha essse arquivo ae

Postado
  • Autor

Ainda não, meu gravador de eeprom é caseiro, ae to catando algum programa que consiga ler e grava a bios, o que uso aqui para gravar memoria de TV (ponyprog) não funciona.

  • curtolo desbloqueou este tópico

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.