Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

PlayStation 3 / Placa MPX-001 / Blackout

Featured Replies

Postado

Opa eai, gente é o seguinte eu recentemente tava jogando em meu ps3 é ele começou a da o problema de blackout, aperto para ligar ele apaga é quando aperto o botão de novo ele entra em standby. Desmontei ele e troquei a fonte pois tinha uma aqui em casa sobrando que tá funcionando, mas do mesmo jeito o problema continua. Eu queria saber se vocês tem como me ajudar, poderia levar para arrumar ele mas gosto de aprender a mexer nas coisas e afins, eu cheguei pesquisar na internet conteúdos mas fiquei meio perdido e gostaria de uma direção.

Bom para não dizer que comecei totalmente do zero, tenho algumas ferramentas como o multímetro (não possuo fonte de bancada ou osciloscópio), ferro de solda é um outro console velho para reposição de peças (como capacitor) caso necessitar, pelo oque eu vi com o multímetro e a base para tudo mas fiquei meio perdido em questão sobre seu uso. Medi oque eu consegui (é que eu entendi) que foi no caso o 5v que se permanece persistente (isso foi na entrada dele, naquele conector de 4 pinos) é o 12v (medi os 12 colocando a fonte nele e virando a placa naqueles pontos que tem abaixo da placa) não chega a aparecer. Só fiz essas duas medições, e nada mais.

Estou aberto para ensinamentos e correções!

Postado
12 minutos atrás, DIDIOGamer disse:

Opa eai, gente é o seguinte eu recentemente tava jogando em meu ps3 é ele começou a da o problema de blackout, aperto para ligar ele apaga é quando aperto o botão de novo ele entra em standby. Desmontei ele e troquei a fonte pois tinha uma aqui em casa sobrando que tá funcionando, mas do mesmo jeito o problema continua. Eu queria saber se vocês tem como me ajudar, poderia levar para arrumar ele mas gosto de aprender a mexer nas coisas e afins, eu cheguei pesquisar na internet conteúdos mas fiquei meio perdido e gostaria de uma direção.

Bom para não dizer que comecei totalmente do zero, tenho algumas ferramentas como o multímetro (não possuo fonte de bancada ou osciloscópio), ferro de solda é um outro console velho para reposição de peças (como capacitor) caso necessitar, pelo oque eu vi com o multímetro e a base para tudo mas fiquei meio perdido em questão sobre seu uso. Medi oque eu consegui (é que eu entendi) que foi no caso o 5v que se permanece persistente (isso foi na entrada dele, naquele conector de 4 pinos) é o 12v (medi os 12 colocando a fonte nele e virando a placa naqueles pontos que tem abaixo da placa) não chega a aparecer. Só fiz essas duas medições, e nada mais.

Estou aberto para ensinamentos e correções!

Pelo que vc descreveu, pode ser um circuito de proteção atuando, não necessariamente a fonte.

O 12V só aparece quando o PS3 recebe o comando de ligar. Então o fato de não aparecer pode ser a placa q não está liberando o sinal de power-on pra fonte ou a fonte até tenta ligar, mas entra em proteção imediatamente

Postado

Verifique se o ps3 está pedindo pra fonte ligar, no conector da fonte (4 pinos), normalmente tem 5V standby, GND, PS_ON (sinal de acionamento) e 12V

Use o multímetro e veja se o PS_ON muda de estado ao apertar power. Se não mudar, problema na placa (super I/O / southbridge / lógica), se mudar, a placa pede 12V, então o problema pode ser curto

Teste se possível curto na linha de 12V, com o console desligado. Coloque o multímetro em continuidade e meça entre 12V e GND

Se fica com bip direto, a resistência esta muito baixa, provável curto. Se estiver sem curto, pode ser falha de ativação ou reguladores

Verifique os reguladores de tensão. Mesmo sem 12V chegando corretamente, vale olhar os reguladores próximos ao CELL e RSX. Verique bobinas (indutores grandes)

Procure por componentes aquecendo rápido (teste rápido ligando por poucos segundos)

Um detalhe importante, Evite ficar ligando várias vezes direto se houver curto, pq pode piorar o dano.

Postado
  • Autor
23 horas atrás, hcobain disse:

Verifique se o ps3 está pedindo pra fonte ligar, no conector da fonte (4 pinos), normalmente tem 5V standby, GND, PS_ON (sinal de acionamento) e 12V

Use o multímetro e veja se o PS_ON muda de estado ao apertar power. Se não mudar, problema na placa (super I/O / southbridge / lógica), se mudar, a placa pede 12V, então o problema pode ser curto

Teste se possível curto na linha de 12V, com o console desligado. Coloque o multímetro em continuidade e meça entre 12V e GND

Se fica com bip direto, a resistência esta muito baixa, provável curto. Se estiver sem curto, pode ser falha de ativação ou reguladores

Verifique os reguladores de tensão. Mesmo sem 12V chegando corretamente, vale olhar os reguladores próximos ao CELL e RSX. Verique bobinas (indutores grandes)

Procure por componentes aquecendo rápido (teste rápido ligando por poucos segundos)

Um detalhe importante, Evite ficar ligando várias vezes direto se houver curto, pq pode piorar o dano.

Bom dia! Muito obrigado pela a resposta! Eu verifiquei aqui conforme pedido. Procurei na internet qual pino era o ps_on é o medi,

Sobre o conector de 4 pinos tenho as seguintes medições em placa

Pino 1: 5.52v

Pino 2: GND

Pino 3: sobe para 3v é cai em seguida(quando ligamos o console)

Pino 4: 5.25v

Com o terceiro pino sendo o ps_on é ele tem sinal fui medir o 12v como você mesmo disse, o meu multímetro tem bip, mas quando vou medir lá ele não bipa é me apresenta um valor, 400

Sobre os reguladores de tensão eu pesquisei para mim ver oque era e poder medir mas não achei nada, se puder me disponibilizar uma foto para me ajudar. As bobinas eu fiquei em dúvida de como medir elas, seriam em escada de continuidade também?

É sobre o teste de procurar componentes que esquentam esse teste e inviável pois logo quando liga ele, ele já blackout

Fico no aguardo de novas respostas para minha ajuda!

Novamente obrigado!

Postado

Show, você fez as medições importantes, esse comportamento do PS_ON subir e cair indica que a placa pede pra ligar, mas algo faz a fonte entrar em proteção, ou seja, não é cpu, está mais com cara de problema na linha de 12V.

Agora coloque seu multímetro na escala de ohms e mede entre 12V e GND, me fale o valor (não só se bipa)

Sobre as bobinas, são os quadradinhos grandes perto dos chips, mede nelas contra o GND, se alguma der resistência muito baixa, pode ser o defeito

Postado

Normalmente problema de blackout nos PS3 nesse modelo seu, é a RSX, teria que fazer reballing, mas tbm tem casos de que possa ser alguma tensão alterada, se vc trocou a fonte por uma q ta funcionando e o problema persistiu, pode descartar algum problema nessa linha, existem muitos sinais a serem medidos e se o desligamento for mt rapido, vai ser mt dificil pegar com multimetro simples ou até multimetros mais top de linha, seria possivel apenas com osciloscopio.

Meio dificil te explicar onde é cada tensão, mas me manda uma foto da placa atualmente que falo onde fica cada tensão.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.