Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Navegação Limpa e Sem Anúncios! (Cadastre-se)

O melhor fórum técnico do mundo está de cara nova e de portas abertas! Estamos de cara nova e com ferramentas ainda mais poderosas para a sua bancada. Faça o seu cadastro de forma rápida e simples para acessar o maior e mais atualizado acervo de Esquemas Elétricos, BIOS e Firmwares da internet.

Aqui, o conhecimento vale muito: através do nosso sistema de créditos, membros participativos ganham acesso totalmente gratuito aos downloads. Venha trocar experiências com os melhores especialistas do mercado!

👉 Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo!

 

Montando minha bancada do ZERO

Featured Replies

Postado

Bom dia galera do fórum!

Não trabalho com manutenção de circuitos eletrônicos e não tenho experiência, mas quero começar fazer esse trabalho.

Conquistei com a patroa (esposa) um cantinho na área de serviço daqui de casa e vou montar minha oficina. Foto abaixo.

Comprei um multímetro analógico Hikari HM-202A+.

Tenho um Minipa ET-1100A (Foto abaixo) razoável e já estou adquirindo um outro multímetro no eBay, o UNI-T UT61A que tem sido muito recomendado aqui no fórum.

-Estou pesquisando uma estação de retrabalho, e vi uma Yaxun 702 que o pessoal tem indicado muito.

-A fonte variável eu pesquisei e tem vários projetos aqui no fórum (tipo do farinha como diz o byte), vou tentar eu msm fabricar uma, visto que tenho uma carcaça de no-break 0 KM (sem bateria) sobrando aqui. Foto abaixo.

 

Se alguém puder dar alguma dica vou agradecer muito.

IMG_20151223_124737877_HDR.jpg.d482c6cba69e0b702c6990e65e7714e9.jpg

IMG_20151223_122417494.jpg.4a0662f604ef96cb51bcf3d2f98d712a.jpg

IMG_20151223_123309047.jpg.356b3dc2d2b04e0ba46be217dd39820d.jpg

IMG_20151223_123002709.jpg.de3fc23daedd4d86499c1e46cfad1346.jpg

IMG_20151223_130217217_HDR.jpg.2e29fa6f4a61dd633983afebd21fdfab.jpg

  • Respostas 66
  • Visualizações 6,5k
  • Criado
  • Última resposta

Principais posts deste tópico

Imagens Postadas

Postado

Seu espaço tá bem reduzido. Se aquele pc da foto for o seu de uso sugiro colocar numa prateleira separada e o monitor tb pra vc ter a bancada livre!

 

Se procurar vc acha uma fonte na faixa de 400 a 500,00. Vale o investimento por vc poder regular tb a corrente e não só a tensão dela!

 

Vc vai precisar de um gravador de eprom (indispensável)!

Tem o EZP2010, que é barato e há bons relatos dele.

 

O osciloscópio vc vai juntando algum pra comprar mas é uma ferramenta que tb acho ser indispensável! Um de 50 a 70MHz é mais barato e já vai servir pra vc!

Vou deixar a foto da minha bancada pra vc poder usar como ideia e de repente adaptar às suas necessidades. Tá meio zoneada mas sabe como é né... kkkkk

 

P_20151223_134517.jpg

Postado
  • Autor

Caracas, muito legal seu espaço.

Espero que o meu fique completinho tbm, agora estou na rua procurando uma estação de retrabalho e só achei a HK-939 da hikari por 539 reais. Será que seria legal?

 

* Sobre o espaço pequeno, já foi difícil arrumar esse, então vai ter que dar nesse mesmo.  :))

Postado

Eu tenho uma bosta dessa daqui: Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.

Mas te falar: sabendo usar funciona de boa! Tiro e soldo tudo com ela e nunca me deixou na mão, basta saber usar e depois com a prática vc usa qualquer uma!

Já p ferro de solda, assim que puder pego uma Hakko pois vale cada centavo!

Postado
  • Autor

Então nem vou comprar essa não. Sobre a fonte VC acha que é melhor comprar uma? Tem uma aqui por 465,00.

Postado

Bom dia!

Acho válido comprar uma fonte de bancada sim!

Postado
  • Autor

Dei uma volta hj no centro de Vitória-ES e não achei nenhuma fonte ou estação retrabalho que eu quero. Pesquisei aqui no fórum e a maioria "tem e fala bem dessa estação de retrabalho.

Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.

 

Postado
  • Autor

Comprei uma micro retífica.  (Foto abaixo)

Vejo vários reparos no YouTube feitos com uma micro retífica.

IMG_20151224_123851227.jpg.c7e2350835981de704023db0363570bd.jpg

IMG_20151224_124503761.jpg.439f1195638e948e3a931d8f48f13ffe.jpg

Postado
  • Autor

Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., Tudo vai depender do seu esforço. Aqui no fórum a galera é show, ajuda de verdade, tem disposição e não existe lugar mais fértil para informações do que aqui no eletrônicaBR.

Postado

Amigos, acho importante termos um espaço para poder trabalhar e estudar esse mundo da eletrônica, mas pelo que vejo, estamos deixando de lado alguns conceitos  que ao meu ver são fundamentais para a manutenção profissional de qualquer aparelho.

 

Em primeiro lugar, nós técnicos, devemos priorizar a segurança do aparelho e de nós mesmos, além da integridade e originalidade do aparelho que vai ser reparado. Não da pra esquecer que estes são aparelhos sensíveis a variações de temperatura, umidade, radiação, eletricidade estática, choques físicos, oxidações, etc., de modo que devemos ter com eles alguns cuidados que as vezes são deixados de lado nas bancadas caseiras..

 

Uma memoria rom ou um pente de memoria ram pode apresentar defeito simplesmente porque voce pegou nele sem tomar os devidos cuidados com a eletricidade estática. 

Eu sei que as vezes temos que improvisar um cantinho dentro de casa que nem sempre atende as necessidades, mas é bom lembrar que uma area de serviço, onde se lava roupas etc, não é propriamente um ambiente seguro e controlado. Obviamente que um ambiente assim não impede o reparo ou trabalho, mas expõe os aparelhos e as ferramentas a condições nem sempre tão seguras para saúde do aparelho e de quem os manipulam.

 

Tambem vale lembrar aos amigos, que tão ou mais importante do que uma boa ferramenta de soldagem, tambem temos que nos preocupar com a presença de um exaustor ou ventilador para lugares sem circulação do ar, usar luvas isolantes, ter um bom aterramento, boa iluminação e uma  boa organização para evitar perder preciosos minutos em busca de peças e ferramentas..

 

bom pessoal, eu sei que tem varias interpretações sobre esses assuntos relacionados a segurança, mas espero ter levantado algum ponto relevante para vocês que estão começando a montar um local de trabalho.

 

Algo que tenho sempre comigo ao trabalhar numa maquina de outra pessoa, é que essa maquina deve, ao fim da minha manutenção, estar melhor do que antes, pois disso sustento minha família e minha casa. Uma única maquina que sai danificada as vezes retira o lucro de outras 3 ou 4 trabalhadas.

 

Boa sorte para voces que estão em busca de melhorias sempre!

Postado
  • Autor

Que maneiro sua perspectiva de segurança e trabalho, sempe ajuda muito a real opinião de uma pessoa experiente, principalmente quando vem de um amigo de fórum.

Obrigado.

Eu com certeza vou atentar para suas dicas, melhorar a segurança de meu local de trabalho e urgente, encontrar um local seguro para guardas as máquinas. (Seco e arejado)

Minha bancada só vai servir para serviços rápidos e pequenos até mesmo porque a esposa endoida quando fico muito tempo agarrado com isso.

Quero aprender a fazer manutenção em circuitos eletrônicos sem pressa pq já tenho trabalho e um salão de beleza que minha esposa toma conta.

Não sou rico, quero melhorar meu orçamento.

A ajuda de VCS é muito bem vinda. Agradeço a todos que estão ajudando.

  • 2 semanas depois...
Postado
  • Autor

Amigos, estou conseguindo com a esposa, retirar dessa área peq. que tenho, a maquina de lavar e o tanque, e botar no banheiro. Se eu deixar bem instaladinho do jeito que ela quer ela libera.

Dessa forma vou ficar com mais espaço e sem aquela questão da umidade que o amigo Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. levantou.

Sobre o aterramento, já estou fixando 3 hastes cobreadas x 3MT em volta da residencia com a ajuda monetária de uma empresa vizinha.

Obrigado pelas dicas, pois tive um bom argumento a dar tanto pra esposa que achou também sensato a dica dada, como a empresa que indiquei uma malha de aterramento afim de segurança dos PCs dele.

Obrigado a todos.

Postado

que bom ver que o amigo levou em consideração esses pontos, tenho certeza que dessa forma será muito melhor pra voce trabalhar :)  agora é só partir pros reparos e joinhas $$$

 

boa sorte pra voce!!

Postado
  • Autor

Como tinha dito estou comprando o básico pra bancada.

Então fiz mais 3 up na bancada, não chegou, mas ta chegando.

 

Fonte variável 0-30v 5A:

Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.

 

Estação solda e ar-quente:

 

Microscópio digital usb:

 

Devagar vai acontecendo. Vou acompanhando as instruções da galera e vou fazendo acontecer.

Espero fazer direito.

fonte-alimentaco-variavel-30v-5a.jpg.dc2e6dfd0366e9d42a4ea5dd9a709b8c.jpg

estacao-de-solda-com-estacao-de-retrabalho-de-ar-quente-2-em-1-yaxun-702.jpg.f6c6e3d9183821f0abe99be6cc07a5ad.jpg

microscopio-digital-usb-zoom-500x-camera-20-mp-profissional-782111-MLB20492627795_112015-O.jpg.851854c41ca5e1f0f8388ea865f063d4.jpg

Postado

Eu tenho um microscopio desse.. faz 3 anos, nunca houve uma situação na bancada em que ele foi mais util do que uma lupa 12x...

Postado
  • Autor

Ixe.

Vi que tem um monte de gente que usa aqui no fórum, então aproveite pra completar os 1000.

Eu não tenho essa lupa de 12x que VC disse. É caro?

Postado

Tem uma da Yaxun já com iluminação na faixa dos 180,00

Postado
  • Autor

Agora entendi, essa que vcs estão falando é uma lupa de mesa.

Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.

 

Não sabia. Se eu soubesse teria comprado essa. Mas ta valendo. Depoooois rola um outro up.

lupa-mesa.jpg.e9a5b1228c6e58de0c4973410e7ce162.jpg

Postado

Acabei de postar uma dica de fonte assimétrica ajustável com controle de corrente!

 

Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.

 

Abraço!

Postado
  • Autor

:-*

Parabéns Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., eu gostei muito da sua dica. Está bem detalhada.

Recomendo a todos os iniciantes e afins, que construam uma dessas fontes, pois é bem útil.

Até eu vou fazer uma pra poder ter duas na minha bancada ou até mesmo doar para algum companheiro que realmente precise aqui do fórum.

O importante é ajudar, e VC ajudou , com sua dica valiosa.

Parabéns!

Mereceu meu Joinha.

Postado

Cara, sei q é difícil negociar com a patroa más, ñ posso negar q a 1ª coisa q vi foi seu not no tanquinho e imaginei se a torneira der um vazamento o jato vai ser direto na bancada, confesso q também fiquei preocupado com sua segurança.

Más, vim tentar te ajudar com o aterramento.

- Não é recomendado q instale várias hastes independentes. O Melhor se vc tem 3 hastes q elas estejam conectadas entre si e com uma distância máxima entre elas igual a altura das mesma e de preferência, caso tenha espaço, a partir de 3 hastes faça a interligação em anel. Prefiro hastes grandes com no mínimo 2mts más cuidado, dependendo do solo vc ñ vai conseguir finca-las toda no chão e vai perder dinheiro. De preferência a lugares mais úmidos e caso ñ consiga fincar a haste, mesmo as de 1mt, vc pode utilizar cabo grosso 10 a 20 mts, conforme seu espaço, de cobre, nú e enterrado numa valeta e estendido.

Espero ter ajudado.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.