Postado 19 de Agosto de 2016 9 anos Olá boa tarde a todos, estou com um notebook na bancada que está ligando e desligando em seguida. Já verifiquei tensão primarias 5valwp, 3valwp, +vsb, +RTCVCC - OK, estão presentes e corretas na placa. Regravação da BIOS - OK ME PN e PS - OK Troca de processador - OK Carregando bateria e led da bateria em modo de carga- OK Ligando apenas com a bateria - Mesmo sintoma liga e desliga em seguida. Componentes aquecendo, nenhum (usei papel termico e termometro infrared). Na fonte de bancada em standby apresenta consumo de 0,007 mah, quando ativo o power on, o consumo da fonte apresenta 0,017 mah. Percebi que nenhuma das tensões secundarias está presente, e que Q30 estava apresentando uma pequena oscilação no pino 1 (Gate) de 0v a 0,02v quando acionava power on, a principio de testes aterrei o gate de Q30, ao acionar power on agora a fonte apresenta 0,053mah e desliga. Depois de aterrar Q30 U24 apresentou 0,64v no Source, antes de desligar. Estou preso e perdido deste ponto em diante. Será que algum dos amigos conseguem me auxiliar ?
Postado 19 de Agosto de 2016 9 anos Qual esquema está usando, no que estou a seguir não tem pq30, poste o link se possível
Postado 19 de Agosto de 2016 9 anos Autor Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. desculpe digitei errado nao é pq30 e sim Q30, ja vou fazer a alteração
Postado 19 de Agosto de 2016 9 anos Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., você provavelmente tem um curto em alguma fonte ativada depois do pressionar do botão. Se eu fosse você começaria verificando na página 45 do esquema os source de todos os mosfets listados. Ache qual está com curto que você vai diminuir consideravelmente a área a ser analisada. Na realidade, acredito que você deveria ter feito isso antes de fazer ME nos chipsets ou regravar a bios.
Postado 19 de Agosto de 2016 9 anos Autor Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. blz, mas como que eu faço para verficar curto nos sources ? injeto tensão diretamente neles ? Tem alguma "receita de bolo" para que eu faça esse procedimento sem correr risco de causar algum outro defeito?
Postado 19 de Agosto de 2016 9 anos Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., não injete tensão sem necessidade. Apenas coloque a ponteira preta no terra e a vermelha nos source em modo de continuidade, veja se dá 0 ohm. Se o seu multímetro for analógico, inverta as ponteiras.
Postado 19 de Agosto de 2016 9 anos Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., susp# e gerado pelo o/i, verifique l43 e os pin 14 110 117
Postado 20 de Agosto de 2016 9 anos Autor ok obrigado, desculpem a demora para responder. tive que sair, na segunda feira irei voltar a analise e posto aqui os resultados dos testes.
Postado 22 de Agosto de 2016 9 anos Autor Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. L43 = 3.3valwp, pino 14 - 0 v ( eleva a tensão momentaneamente a 1v quando pressionado power), pino 110 = 0v , pino 117 = 0 v ( eleva a tensão momentaneamente a 2v quando pressionado o power )
Postado 22 de Agosto de 2016 9 anos Autor Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. U23 apresentou 0 ohm tanto no digital como no analógico. medição GND > Source
Postado 22 de Agosto de 2016 9 anos Olá boa tarde a todos, estou com um notebook na bancada que está ligando e desligando em seguida. Já verifiquei tensão primarias 5valwp, 3valwp, +vsb, +RTCVCC - OK, estão presentes e corretas na placa. Regravação da BIOS - OK ME PN e PS - OK Troca de processador - OK Carregando bateria e led da bateria em modo de carga- OK Ligando apenas com a bateria - Mesmo sintoma liga e desliga em seguida. Componentes aquecendo, nenhum (usei papel termico e termometro infrared). Na fonte de bancada em standby apresenta consumo de 0,007 mah, quando ativo o power on, o consumo da fonte apresenta 0,017 mah. Percebi que nenhuma das tensões secundarias está presente, e que Q30 estava apresentando uma pequena oscilação no pino 1 (Gate) de 0v a 0,02v quando acionava power on, a principio de testes aterrei o gate de Q30, ao acionar power on agora a fonte apresenta 0,053mah e desliga. Depois de aterrar Q30 U24 apresentou 0,64v no Source, antes de desligar. Estou preso e perdido deste ponto em diante. Será que algum dos amigos conseguem me auxiliar ? Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. o que me chamou atenção foi esse consumo com a placa em stand-by. Pelo esquema já verificou os mosfet de proteção da placa o pwm de charger e os mosfet de alta e baixa?
Postado 22 de Agosto de 2016 9 anos Autor Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. ja verifiquei sim, esqueci de avisar esse consumo de 0,007 mah é sem a bateria, com a bateria ele aumenta durante o ciclo de carga.
Postado 22 de Agosto de 2016 9 anos Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. ja verifiquei sim, esqueci de avisar esse consumo de 0,007 mah é sem a bateria, com a bateria ele aumenta durante o ciclo de carga. pois é isto amigo estou achando alto este consumo. Analisei sem a bateria mesmo!
Postado 22 de Agosto de 2016 9 anos Autor Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. , acho que esta normal, cada placa apresenta um valor próximo de 0,005 a 0,030 em standby, não acho que esteja errado ... mas irei verificar por questão de desencargos de consciência.
Postado 22 de Agosto de 2016 9 anos Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. , acho que esta normal, cada placa apresenta um valor próximo de 0,005 a 0,030 em standby, não acho que esteja errado ... mas irei verificar por questão de desencargos de consciência. sim amigo sei disso. Eu nunca peguei aqui com esse consumo. Isso pode ser solda fria pela região do charger em alguns resistores diodos ou mesmo mosfet. Mas vamos aguardar mais opinião dos amigos! Coloca essa placa algumas horas na estufa.
Postado 22 de Agosto de 2016 9 anos Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. U23 apresentou 0 ohm tanto no digital como no analógico. medição GND > Source Ok, , vamos pensar. Isso indica curto na linha dos +3VS, não é mesmo? Procure no esquema e faça uma inspeção visual em todos os capacitores ligados ao terra que encontrar nesta linha. Olhe nas laterais, veja se não tem rachaduras, se a cor do capacitor estiver estranha, retire-o por desencargo de consciência. Teste o curto novamente após cada retirada de componente. Se você encontrar os +3VS ligado a um resistor de qualquer valor que seja maior que 0 ohms, ignore, se concentre apenas no que pode estar causando curto. Quando você encontrar uma bobina, tipo a L15 ou L41, retire-a e veja de que lado ficou o curto, se ainda está no lado dos +3VS ou se passou para o outro lado. Assim você vai eliminando possibilidades. +3VS alimenta muita coisa na placa, inclusive parte do RS780, então cuidado se for injetar tensão nesta linha. Quanto menos você esquentar ou mexer na placa, maior as chances de sucesso.
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.