Jump to content
Sign in to follow this  
edsonninja

Teste: Fluxos e Pastas para Soldar BGA'S

Rate this topic

Recommended Posts

bom, comprei todos ou quase todos, testei todos então posso falar deles sem receio nenhum, vamos lá....

obs.: testes em dessoldagem , limpeza dos pads e soldagem dos chip's. alguns são ótimos pra soldar super i/o mas isso

foge um pouco do assunto original..ok?

da direita para a esquerda: AMTECH NC 559, QSI, KINGBO 218, DA RAIOLASER, AMTECH RMA 223, COBIX NC XP 692, SOLDATEC E PASTA BEST.

PICT0974.jpg

nc559-1.jpg  nos testes feitos, esse é o que mais deu resultados positivos mesmo sendo falceta, comprei na drivestar por 10 doletas em 100gr e serve para tudo galera.

kingbo.jpg esse com certeza é o mesmo fluxo acima, mudando apenas as embalagens, aprovado 100%

vejam, até a cor é a mesma e tb o preço

PICT0983.jpg

esse eu ví nos vídeos do youtube e fiquei com vontade de comprar, comprei, aprovei, muito bom pra limpeza dos pads e remoção do chip e reball também

qsi.jpg

esse eu tomei bonde, paguei como sendo 100gr, veio metade apenas , vazando tudo, caro pra caramba 60 contos, ruim demais além de super ácido,vejam na primeira foto e reparem na embalagem dessa com a de 100gr real... fujam desse galera!

raiolaser.jpg

esse serve para ajudar a remover o chip, limpeza dos pads e pra descolar o stencil do chip após a soldagem das esferas, aprovado.

223.jpg

onde eu tava com a cabeça pra comprar isso? paguei caro cerca de 45 contos, na embagem diz que é no clean, mas é resinoso...ô propaganda enganosa...só serve pra limpeza dos pads, mas faz uma sujeirada danada, haja álcool isopropilico..rs

cobix2.jpg

essa pasta é aquela que os professores,daqueles vídeos usam...o ponto positivo dela é que é barata, 10 contos, mas também serve apenas pra limpar os pads..e faz sujeira também

soldatec.jpg

essa é best só no nome, essa pasta cor de remela não serve pra eletrônica, ela é hiper-ácida, corroe a placa,circuitos e tudo que ela topar...fujam dela!!! , a não ser que queiram usá-la apenas para soldar cabos...

best.jpg

notei que todos eles passam uma certa corrente, testando com o multímetro, a best quase fechou curto e a da raio-laser ficou em segundo lugar(taí a causa do fracasso de alguns amigos ao fazerem reballing com eles)PICT0984.jpg

PICT0986.jpg

obs.: os fluxo líquidos nem quis falar sobre eles pq, ora, aquilo é 99% de álcool isoproílico,  bom servem para limpeza da placa e acender a churrasqueira... mas saí bem mais caro que o álcool...pura enganação....hehe

desculpem os fanboys das marcas aqui exibidas, mas isso é tudo que pude comprovar com testes feitos na nossa profissão.

• Like 3

um antigo topico do falecido eletrônicaBR, muito bom DSystem vai ser de muita ajuda para iniciantes em rebaling ou em modo geral, aplaud pra você e pro ninja que foi quem o fez.

(WARNING !!!) This topic has more replies. Sign in or sign up to view them.