É um suporte bem simples, eu tive a ideia de fazer para organizar minhas chaves aqui na minha mesa pessoal. Sempre faço alguns trabalhos em casa e como não tenho bancada aqui, preciso usar minha mesa do PC mas devido ao pequeno espaço, as chaves espalhadas é um problema.
Detalhes
Suporte vertical com furos para ferramentas de precisão, ocupa pouco espaço e mantem as principais ferramentas organizadas.
Material
Cano de PVC fino com 50 cm ou do tamando da sua necessidade
2 parafusos para fixação (a fixação depende de onde vai colocar).
Folha adesiva tipo de etiquetas
Ferramentas necessárias
Micro Retífica (recomendado), furadeira ou ferro de solda.
Faca afiada ou estilete
Régua
Marcador
Chave (compatível com seus parafusos).
É importante ter em mente todas as ferramentas que vão usar e qual será a posição delas no seu suporte para a referência das dimensões dos furos.
1 – deixe 0,5 cm na parte superior e começe marcar pontos de 2cm em 2cm. Vamos chamar este de lado A (alto)
2 – Gire o cano exatamente do lado oposto a marcação que fez, faça marcas começando de 1 cm novamente de 2cm em 2cm. Esse é o lado B (baixo).
3 – Faça furos traçando do lado A (começado a 0,5cm) para a marca do lado B (marca começando a 1 cm). O ângulo vai depender da largura do seu cano de PVC, o meu ficou em torno de 35 graus. Observe que a chave deve ficar posicionada de cima para baixo na diagonal para não cair, já que a parte mais pesada e maior ficara de fora do furo.
4 – O cuidado aqui fica por conta de fazer os furos com precisão, um furo muito grande ou torto poderá fazer uma chave encostar da superior ou inferior, também deve notar que dependendo da espessura da chave (ou outra ferramenta) influenciará no tamanho do furo. Para onde irá as mais finas, faça furos menor e vice versa.
5 – O recomendável é uma micro retífica por melhor precisão e a grande variedade de acessórios para trabalhos artesanais, mas não tenho nenhuma aqui no momento, tentei fazer com a furadeira mas tive melhor resultado com o ferro de solda usando a ponta quente para fazer os furos, ficou melhor pois posso controlar o tamanho do furo aprofundando mais ou menos a ponta do ferro.
6 – Retire o excesso com um estilete ou faca para deixar os furos mais limpos.
7 – Após fazer os furos, introduza a chave que irá naquele furo para testar, se não tiver bom, melhore o furo.
8 – O meu suporte eu parafusei na minha mesa com 2 parafusos, o seu faça como preferir, se não quiser furar a mesa como eu, coloque na parede ou onde for mais firme. Após colocar as chaves, algumas podem ficar encostando na superior ou inferior, veja qual está mais desinforme e aumente o buraco aos poucos até ela ficar no ângulo certo.
9 - indentificação das ferramentas.
Para isso você vai precisar de um papel adesivo, pode ser de etiquetas, faça as identificações no Word, inclua formas com os formatos das ferramentas e escreva apenas a dimensão embaixo. Utilizei fonte Calibri, 16 em negrito.
10 - Imprima e separe. Cole nos locais onde vão as ferramentas, assim você não troca elas de lugar, o que seria ruim pois como umas tem furos maiores que outras, algumas ficariam apertadas do furo errado e você teria que ficar testando até descobrir o local certo dela.
Pode não ser elegante mas economiza espaço e diminui a bagunça numa mesa pequena.