Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
  • Posts Por Dia

    0
  • Posts

    18
  • Registrado em

  • Última visita

  • Créditos EBR

    11 [ Doar ]

Tudo que Rhada publicou

  1. Sim o trafo do Stand-By pode estar provocando esse ruido. Tente aplicar verniz nele. Olá William! Não entendi. O procedimento seria abrir a bobina, desenrolar ela toda, aplicar verniz e enrolar novamente? Ou simplesmente abrir aquela fita isolante ali que protege o trafo e jogar verniz dentro dele? Abraços!
  2. Chegou o CI novo ontem, fiz a substituição e tudo perfeito. A fonte funciona como deveria, voltagens todas OK, fiz um teste de estresse com um i7 3770 e uma Radeon R9 280 que consome bastante energia por diversas horas e tudo se comportou muito bem. O único problema que ainda não consegui descobrir ainda é um ruído que a fonte tem e ocorre principalmente quando ela está em Standby, mas é algo intermitente. As vezes ela faz esse ruído mais baixo, as vezes mais alto, mas principalmente em Standby isso acontece. Tentei colocar o ouvido ali nas redondezas de onde o ruído pode vir, mas não consegui identificar qual componente é. Os capacitores eletrolíticos do secundário são todos novos e com as especificações corretas. O trafo pode causar ruído? Capacitores de cerâmica? Diodos? Não consigo achar a causa... Se alguém tiver uma idéia... Abraços e obrigado a todos pela ajuda!
  3. Removi o CI conforme você me explicou e fiz o jumpeamento entre os dois pinos e dei start. A fonte agora funciona perfeitamente! Irei substituir o CI assim que o novo chegar aqui pra mim. Sobre o start da fonte eu preciso manter o verde em contato com o terra para a fonte se manter ligada, é correto esse procedimento? Ou um curto rápido deveria ligar e manter a fonte ligada e um segundo curto desligar? Pois da forma que está, enquanto eu mantenho o curto, a fonte se mantém ligada. Se eu interrompo o curto, a fonte desliga. Abraços!
  4. Bom, gostaria aqui de agradecer a todos que ajudaram e contribuíram de alguma forma com a solução do meu problema, eu, com pouca experiência e conhecimento que tenho fui capaz de corrigir o defeito primordial da fonte que era a linha 3.3 alterada! Muito obrigado! A fonte ainda mantém o defeito de ligar sozinha e não desligar e estou convencido que é o PS223 o causador disso. Já pedi um novo com um vendedor no MercadoLivre. Irei aproveitar a sugestão do amigo e remover o PS223 para testar a fonte sem ele e ver como ela se comporta. O que eu fiz para resolver o problema? Removi todos os capacitores, resistores e diodos (exceto pelos retificadores) do secundário e testei um a um. Decidi substituir todos os capacitores (apenas os eletrolíticos) pois além de serem velhos, alguns me pareciam estufados. Os diodos estavam todos em bom estado. Os resistores a medida que fui testando notei que alguns estavam muito próximos dos limites mínimos estabelecidos e os troquei. Remontei toda a fonte e aproveitei para refazer algumas soldas que não me pareciam muito boas e quando liguei a fonte, pimba! Todas as voltagens estão boas. O ruído próximo aos retificadores 3.3v parou e agora só tem um ruído bem baixo na fonte (está próximo do trafo que controla os 5v Sense). O que eu estranhei é que o controlador do fan parece que não está ativo, pois a cooler da fonte está recebendo 12v em sua saída, indicando que o controlador de velocidade não está ativo ou queimou, mas isso eu posso analisar com calma depois. Linha 12v Linha 5v Linha 3.3v
  5. Perdoe minha ignorância, mas testar a frio você quer dizer ir checando por curto na linha 3.3v com a fonte desligada, correto? Eu tenho 3 hipóteses agora: Ou um dos dois diodos retificadores do circuito ali está em curto ou com fuga e está derrubando a 3.3v ou então é o próprio PS223 que está em curto e ligando a fonte (e não desligando mais) e inclusive derrubando a 3.3v por consequência do curto. A outra hipótese é o fato de um dos diodos estar em curto e oscilando a linha, que por consequência acabou danificando o PS223. Estou bem inclinado a comprar outros dois diodos MBR4045 pra fazer a substituição e se caso a fonte ainda estiver com comportamento anômalo, então trocar também o PS223. O que acham?
  6. Irei checar todos estes fatores agora tarde. Eu removi grande parte dos componentes pra testar, até agora todos os resistores me parecem estar com valores dentro da margem de erro indicado no próprio resistor. Tem algums capacitores e diodos ainda pra testar ali na área em volta do PS223, mas estou desconfiando que seja ele (PS223) o problema dela ligar sozinha e não desligar mais.
  7. Tirei algumas outras fotos com todos os eletrolíticos já substituídos e também com a bobina da linha 3.3v removida para fazer o teste se havia algum curto na sequência do circuito.
  8. Peço desculpas por algumas fotos terem saído tremidas, é que tenho problema com glicose baixa as vezes Reparem que os eletrolíticos do 5vsb estavam estufados. Foram os primeiros que troquei quando comecei o reparo. Testei aquele diodo ali próximo ao capacitores e ele apresentou resistência infinita num sentido e baixa na outra, o que quer dizer que provavelmente ele está bom. Também há o detalhe do chip PS223.
  9. Levante o CATODO do diodo retificador na saida do TRAFO que leva os 3.3v e teste a tensão +-5% tolerancia, agora se persistir essa tensão no diodo troque-o, caso persista novamente ai é so trocando o Trafo, mas supondo que voce encontre os 3,3v no DIODO com o terminal CATODO FORA DA TRILHA, pode ser algum componente em curto consumindo essa tensão/corrente em demasia, aí terá que verificar os componentes nessa linha, inclusive o transistor regulador junto ao zener alterados. O que eu fiz aqui foi o seguinte: Ao invés de tirar da trilha os catodos dos diodos, eu tirei apenas a bobina que fazia uma ponte entre os diodos e a continuação do circuito e estou tentando medir diretamente lá, mas agora a fonte não dá mais start. Ela tenta dar partida e desliga me parece. Acho que o circuito protetor não detecta tensão na linha de 3.3v (pois descontinuei com a retirada da bobina) e acaba desligando a fonte.
  10. Acho que fiz medições erradas ou então a trilha está com tensões diferentes em pontos diferentes... estranho, vou checar novamente
  11. Olá Markos! Obrigado pelas ideias! Eu estou pensando em desmanchar a fonte inteira no que é possível desmanchar, catalogar cada posição e peça e então ir testando uma a uma, o que acha? Sobre o 3.3v, eu testei a saída do trafo e está 2.68v mais ou menos, quando passa pelo toroidal aumenta um pouquinho, pra 2.71v mais ou menos e depois do indutor pra 2.75v aproximadamente que já é a saída para os cabos laranjas que na prática deveria sair 3.3v mas está em 2.75v.
  12. Aqui pelejando ainda com a ATX, estou começando a desconfiar que seja um regulador de tensão que está gerando este ruído e ainda por cima causando o problema da linha 3.3v para 2.75v. Com a fonte ligada de cabeça pra baixo eu andei testando uns terminais e notei que a trilha dos 3.3v está com 2.75v desde a saída do regulador de tensão. Pelo que entendi do projeto da fonte aqui, são 2 reguladores de tensão que estão nessa linha, talvez algum dos dois esteja queimado em curto ou com fuga? Ps.: o ruído parece vir desse regulador de tensão da linha 3.3v Abraços. Edit: Encontrei este review sobre a mesma fonte (mesmo fabricante e modelo) Eu estava correto sobre os 2 reguladores de tensão dos 3.3v http://www.clubedohardware.com.br/artigos/teste-da-fonte-de-alimentacao-solytech-sl-8600eps/1503/5
  13. Terminei agora de trocar todos os capacitores eletrolíticos do secundário, mas não consegui refazer algumas soldas, pois meu ferro de solda parece ser fraco e não derrete direito o estanho dos contatos lá.. De qualquer forma eu fiz um teste e as voltagens estão iguais (3.3v com 2.75v) e a fonte também continua ligando sozinha e não desliga mais. Alguma outra idéia? Eu notei também que escuto um ruído próximo dos dissipadores eu acho, inicialmente achei que era um capacitor vazando, mas como troquei todos e o ruído persiste, não sei o que pode ser. Abraços
  14. Ok William_R! Irei trocar todos os eletrolíticos do secundário hoje a tarde para ter certeza que não são eles o problema. Eu provavelmente precisarei fazer uma gambiarra para conseguir substituí-los. No caso eu precisaria soldar fios nos capacitores e então soldar estes fios nas suas respectivas posições. Preciso fazer isto pois a placa está muito populada com fios e componentes e os capacitores substituintes provavelmente não caberão lá. Você sabe me dizer se esse procedimento prejudica (muito) o funcionamento de uma ATX? Quando for trocar estes componentes irei refazer algumas soldas que me parecem duvidosas. Obrigado!
  15. Olá William_R! Obrigado pela sugestão. Eu inicialmente iria tirar todos da placa e testar um a um, mas não tenho os equipamentos adequados para tal, disponho só de um multímetro eletrônico. Hoje a tarde eu removi 3 aqui e fiz alguns testes e eles aparentam estar OK, mas ainda tenho outros 3 ou 4 para remover e testar. Você acha que esses testes com os eletrolíticos não são confiáveis? Eu terei muita dificuldade para encontrar substitutos para estes capacitores de saída, pois eles tem um formato bem compacto com especificações de 3300uF 10v da Teapo. Eles são finos e altos... Sobre a fonte ligar sozinha e não desligar mais você acha que tem a ver também com os capacitores ou pode ser algo relacionado ao circuito do PowerGood? Abraços
  16. Olá pessoal, estou aprendendo eletrônica por conta própria lendo pela internet e bastante aqui no forum e encontrei uma fonte antiga aqui em casa que já estava com defeito e resolvi tentar arrumar. A fonte é uma Satellite 600w fabricada pela Solytech, modelo SL-8600EPS. Assim que abri esta fonte, encontrei 2 capacitores de 1000uF e 10v estufados, que prontamente troquei por outros de 1000uF e 16v com as mesmas especificações de temperatura. O problema é o seguinte: Com a fonte na bancada, sem nada ligado - Assim que conecto o cabo de energia na fonte e ligo o interruptor para que a fonte fique em standby, ela resolve ligar por completo, disponibilizando todas as voltagens em suas linhas. O interessante é que as voltagens estão aparentemente OK, exceto pela linha 3.3v que está em torno de 2.7v. Outra coisa estranha é que não consigo desligar a fonte fechando curto entre o fio verde e algum terra. A fonte fica ligada eternamente. Testei algumas saídas: 12v está em 12.6v (o que não é ideal, mas creio que seja tão ruim assim) 5v está em 5.25v 3.3 está em 2.75v -12v está em -12.4v Fio Roxo que é o Standby 5.25v Fio Marrom 2.75v (igual aos laranjas) Fio Cinza PG 0.03v Fio Verde 1.10v Gostaria de sugestões sobre onde eu poderia começar a testar para tentar solucionar tanto o problema da linha 3.3v quanto o fato dela ligar sozinha e não desligar mais. Ela usa um PS223. Posso enviar fotos se necessário. Obrigado, pessoal!
  17. Olá, meu nome é Bruno, 27 anos, e faço reparos por conta própria =)

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...