Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
  • Posts Por Dia

    0
  • Posts

    3
  • Registrado em

  • Última visita

  • Créditos EBR

    1 [ Doar ]

Sobre dumatema

  • Data de Nascimento 10/12/1981

Informação Pessoal

  • Sexo
    Masculino / Male
  • Localidade
    Itu

Conquistas de dumatema

Novato

Novato (1/14)

  • Primeira semana concluída
  • Um mês depois
  • Um ano de EBR

Escudos Recentes

0

Joinhas

  1. Olá, pessoal, Primeiramente, agradeço às colocações que já fizeram por aqui. Não entendi muito bem a colocação do amigo v.santarem: "E ainda coloca o que tecnicamente já foi feito "analise de defeito" só assim se pode avançar." Sobre análise visual, de fato, o que primeiro me ocorreu foi curto-circuito, mas, neste caso, deveria haver fusíveis queimados e, dos que eu verifiquei (ao menos os que estavam próximos da região chamuscada), todos estavam OK. Além disso, o chip de rede está superaquecendo, o que me fez desconfiar que algum componente possa estar em curto, deixando entrar no chip tensão maior do que a necessária. Sei que curto-circuito em resistor é muito raro, mas em capacitor é mais comum, mas, de qualquer modo, nestes casos, não era para haver algum fusível queimado e, portanto, não haver aquecimento do tal chip? Outro ponto é que análise visual muitas vezes é inútil principalmente com componentes SMD. Hoje estive pensando numa possível solução: a lavagem da água com água e detergente, seguida da correta secagem. De repente, pode surtir algum efeito e ela ser ressuscitada. Vou postar aqui se obtiver algum sucesso, e a evolução deste problema, pois talvez ajude outras pessoas. Abraços!
  2. Olá, pessoal, Sou novo aqui no fórum e estou diante de um netbook Toshiba NB305 que não está ligando. Ele possui tensão standby, o que é comprovado pelo fato de que o LED de energia acende ao se plugar a placa na fonte, além de algumas medições realizadas. O histórico é o seguinte: foi derrubado um pouco de água no lado esquerdo dele, que provavelmente deve ter adentrado por trás do teclado e atingido a placa-mãe. A pessoa não esperou a secagem completa, e ligou o aparelho, que, depois de cerca de 10 minutos, começou a fumaçar, o que indica o previsível curto-circuito que deve ter se formado. Então, a pessoa desligou o netbook e, depois disso, nunca mais conseguiu religá-lo. Ao conectar o netbook à fonte, como eu já disse, há tensão standby, mas não há tensão de start, pois ao pressionar o botão de Power, nada ocorre. Com ele ligado, pus o dedo sobre alguns componentes e notei que o chipset de rede está esquentando demais (demais mesmo, a ponto de não conseguir manter o dedo sobre ele). Assim que notei esse fato, procurei não mais deixá-lo muito tempo ligado. O canto em que a água caiu apresenta uma região chamuscada, mas, aparentemente, nenhum componente foi comprometido, e eu medi alguns sem constatar defeito. Enfim, alguém teria alguma sugestão, ou mesmo um esquema elétrico deste netbook? Tenho tido dificuldade em encontrá-lo. Qualquer ajuda será bem vinda. Espero que tenha criado o fórum corretamente e no lugar correto, dado que ainda sou novato por aqui... Abraços, Eduardo
  3. Olá, pessoal, Meu nome é Eduardo, sou de Itu-SP. Estou iniciando na área de eletrônica, procurando focar na manutenção de placas-mãe de notebook. Tenho muito a aprender ainda, e espero que este fórum seja útil nesse sentido e que eu também possa contribuir com ele. Abraços, Eduardo

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...