Recentemente enfrentei problema idêntico na nossa bancada (ACER Aspire 5250-0895).
A máquina dava partida normalmente. Os leds “Power indicator “e “Battery indicator” entravam em atividade, entretanto, não havia indicativo da atividade de processamento, indicando que um ciclo de Boot estava em andamento. Ao ligar o equipamento, imediatamente nos chamava a atenção a atividade do exaustor do sistema de refrigeração, indicando “highest speed”.
Quando esta máquina deu entrada na nossa oficina, o cliente relatou que ela ao iniciar começou a apresentar pequenas anomalias na exibição do vídeo, semelhante à pequenas ranhuras coloridas na tela, como quando há um problema com o hardware do VGA card. A máquina completava o seu ciclo de inicialização e essas anomalias do vídeo desapareciam. Pouco tempo depois de essas anomalias terem surgido, a máquina parou de funcionar completamente.
Levando-se em consideração a grande quantidade de relatos na Web envolvendo este mesmo modelo da ACER, relatando defeitos semelhantes, somos levados a acreditar que o projeto de arquitetura da sua mainboard contém vulnerabilidades notáveis.
Na nossa oficina adotamos a conduta de ANTES de “canabalizar” a mainboard, com riscos de danos irreversíveis ou sequelas inaceitáveis, trocando componentes a torto e a direito e praticando Reflow e Reball indiscriminadamente, examinamos primeiramente, de forma muito cuidadosa, a superfície cerâmica da GPU e CPU com o auxílio do microscópio de bancada. Algumas vezes identificamos sinais de que estas estruturas foram submetidas, em decorrência de anomalias nos circuitos da mainboard, a um violento “overheating”, as danificando irreversivelmente, encerrando o caso.
Se o microscópio não condena a GPU e (ou) a CPU, nos detemos criteriosamente no exame da BIOS, estudando os históricos de correções das últimas versões disponibilizadas pelo fabricante, fazendo a regravação, preferentemente, com a ultima versão disponibilizada.
A versão 1.08 da BIOS, disponibilizada pela ACER em novembro de 2012 é conhecida por conter correções para solucionar problemas de black ou dead screen no Acer Aspire 5250-0895. Foi corrigindo a BIOS com essa versão que também solucionamos o nosso problema.
Após solucionar o problema, voltando a máquina a realizar um ciclo completo de Boot, caso o exaustor continue apresentando “highest speed”, você poderá corrigir isto no “Painel de controle” do Windows, na área de gerenciamento de energia.
No Windows 7 isto é realizado fazendo-se alterações na Política do Sistema de refrigeração, configurando PASSIVO, se você quer diminuir a velocidade do exaustor e ATIVO se você quiser acelerar. No Windows XP e no Vista, há uma barra deslizante que, ao ser movida para a esquerda retarda a rotação do exaustor e para a direita o acelera.
Nenhum técnico deve contentar-se pura e simplesmente em fazer a máquina voltar a funcionar, mas, de forma persistente e disciplinada, no presente caso, perguntar-se: – O que pode ter motivado a corrupção da BIOS?
A resposta para essa questão é de vital importância para o sucesso de qualquer negócio de reparação, pois a causa AINDA pode estar ativa dentro do equipamento, o fazendo retornar, em poucos dias, com o mesmo problema, para a sua oficina, constituindo-se em propaganda negativa para o seu negócio.
Então, o que pode ter corrompido a BIOS?
Oportunamente escreverei um Post especulando sobre este assunto. Quem tiver alguma sugestão e desejar contribuir com alguma dica, receberemos com satisfação, concedendo o devido crédito no Post.
CONHECIMENTO VALE OURO!
Compartilhar não dói e não empobrece ninguém. Conhecimento não é mercadoria. TUDO é do Pai. A Ele rendamos toda Honra e toda Glória!
Em Paz Profunda!