Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

HD Seagate com clique da morte

Featured Replies

Postado

Olá pessoal,

Estou com um HD aqui da Seagate modelo ST2000DM001 que está com o famigerado "clique da morte". Ou seja, ele liga, roda, mas fica dando o barulho de clique e não é reconhecido mais nem na BIOS.

Já pesquisei em outros lugares a respeito e já vi de tudo: trocar a PCB, dar pancada, congelar o HD, abrir pra puxar a cabeça pra posição de parking...

Já levei em uma loja de recuperação, mas me cobraram uma bagatela de 2 mil reais. Os dados não são tão valiosos assim.

Há algo que possa fazer eu mesmo a esse respeito? Ou só na assistência mesmo?

Abraços.

Editado: por Rodriguez
tópico abandonado pelo autor.

Postado

Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., provavelmente o problema é mecânico mesmo, se os dados não forem importantes para você e se não se importar por danificar o HD de vez, tente abri-lo. Obviamente você terá mais sucesso se construir uma Sala Limpa Classe 100. ; :-X

Postado
  • Autor

Eu cheguei a construir uma caixa isolada limpa para a manipulação do HD e abri um outro da Western Digital que estava com o mesmo problema, só que esse não tinha dados importantes. A princípio, não tive muito o que fazer porque ele estava com a cabeça em posição de parking e não estava presa. Ela simplesmente vai até o disco, dá uns 3 cliques, se movendo meio sem controle e depois retorna à posição de parking.

Já vi vídeos onde a cabeça estava parada sobre o disco quando se abre. Aí era só voltar a cabeça à posição de parking. Mas, neste caso não foi isso. Problema mecânico pelo que vi só trocando a cabeça por uma nova.

Postado

Eu cheguei a construir uma caixa isolada limpa para a manipulação do HD e abri um outro da Western Digital que estava com o mesmo problema, só que esse não tinha dados importantes. A princípio, não tive muito o que fazer porque ele estava com a cabeça em posição de parking e não estava presa. Ela simplesmente vai até o disco, dá uns 3 cliques, se movendo meio sem controle e depois retorna à posição de parking.

Já vi vídeos onde a cabeça estava parada sobre o disco quando se abre. Aí era só voltar a cabeça à posição de parking. Mas, neste caso não foi isso. Problema mecânico pelo que vi só trocando a cabeça por uma nova.

Fala kra !

Então , quando comecei nos final dos anos 90 ( ainda tinha cabelo onde hoje me falta  ...ai) costumava fazer geringonças, etc para tentar reparar os discos, era divertido , por isso não te " incrimino " por tentar de forma empírica por que este é o caminho ! Mesmo que errado como os do Edison ao "errar" nas lâmpadas...apesar de eu ser fã do Tesla,  9_9

Mas vamos por partes ?

1) Nem todo disco que " clica " tem que abrir para recuperar.

2) Se você não entende o funcionamento do HD, de que adianta abrir ? Destravar do jeito que mostram no youtube dá certo ? Sim vai dar na " sorte " na minoria dos casos, mas tenho pilhas de discos aqui em que""" técnicos """ seguiram esta """dica""" e que no fim gerou-se mais defeito em degradação de mídia.

3) Por que você acha que o parafuso do atuador fica embaixo da etiqueta do HD , ou abaixo de selos, assim como o inferior ( embaixo  do HD ) também fica ? E outros ( depende )  ficam a mostra , qual a razão ?

Poderia seguir enumerando diversas razões para não abertura por leigo.

Na verdade , o procedimento de abertura do HD é utlizado em último recurso, mas você tem que ter, pelo menos , a certeza que precisa abrir !!!! A grande dificuldade esta em você definir isso e é a diferença entre o kra que se dedica e o que não.

Precisamente, no teu caso , deve inicialmente ter a resposta da serial( TTL ) para ter "noção " do erro, se aparecer no terminal ( ...fail servo... ) ai procede o que você esta pensando. Se isso que te falei não ficou claro , evite abrir mais HD's até que fique. Este modelo que você citou é critico para trocar as cabeças, se você realmente pesquisar , etc , verá que no meio profissional as vezes precisamos nesta família de 2 ou mais doadores ( outros HD's ) para fazermos a recuperação. Isso, não somente eu irei te dizer.

Outra coisa, caixa limpa, sala limpa etc, ajuda ( no meu caso considero indispensável ), mas um kra que tenha conhecimento ( que é muito mais difícil que construir  100 salas classe 1000  :-X ), sobre alinhamento, fluxo de ar, etc, etc, consegue , onde você diz não haver muito o que fazer ( quando citaste a posição de parking ) INICIAR o trabalho profissional até mesmo na sua cozinha de casa...desde que saiba o que esta fazendo, tenha algumas ferramentas, mãos estáveis, etc.

Normalmente eu não sou contra DIY, mas neste caso ( abertura as cegas... ) não recomendo. Mas, diferente da maioria dos colegas que trabalham a pelo menos,  mais de 10 anos em DR eu acredito que a melhor forma de você "desencorajar" o DIY é mostrar como é na realidade, isso que tenho feito no tópico fixo tem como  um de seus objetivos, mostrar a real do trabalho.

Existe um abismo entre você ser técnico em eletrônica, técnico em informática, Engenheiro espacial ( rs ) , etc,  e ter expertise para trabalhar em recuperação de dados, mas nada que seja impossível de aprender, o difícil é você enxergar isso , aceitar e se dedicar a especialização necessária.

No ano de 2016 precisei de ajuda aqui na empresa, pagaria um bom salario, coloquei anúncio no Sine, etc.... aparaceu de tudo ( de todo Brasil )...até kra com Doutorado em Eng. ( verdade ), mas ninguém com a o conhecimento BÁSICO de funcionamento de um HD...

Bundas !!!

Eng Falido

Postado
  • Autor

Normalmente eu não sou contra DIY, mas neste caso ( abertura as cegas... ) não recomendo. Mas, diferente da maioria dos colegas que trabalham a pelo menos,  mais de 10 anos em DR eu acredito que a melhor forma de você "desencorajar" o DIY é mostrar como é na realidade, isso que tenho feito no tópico fixo tem como  um de seus objetivos, mostrar a real do trabalho.

Fala mvcercal!

Obrigado pelas dicas. Realmente eu já havia chegado a essa conclusão antes mesmo de ler seu post. Eu sei admitir quando o assunto é muito mais complexo que um simples DIY pra resolver.

Dito isto, você tem alguma recomendação de boa empresa de recuperação de dados em Belo Horizonte? Ou que eu possa enviar para análise?

Abraços!

Postado

Fala !!!

Vou te mandar por MP, se não faço propaganda de graça, rs.

Bundas !

Eng. Falido

• 1 mês depois...
Postado

compra um hd igual e troca os discos

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.