Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise TV LED - AOC - LE26W154 - Backlight apagado

Avalie este tópico:

Taffines

Posts em destaque

tem uns leds queimados na barra de led, convem arrumar a barra de led primeiro pra depois ve o resto?

que tipo de led posso utilizar pra substituir os ruins? led de refletor da? qual que é a tensão de trabalho de cada led?

é em torno de 18v a tensão desses leds ligados? minha barra de led é dividida em 4 partes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara sinceramente nunca tive sucesso consertando barra de led. 

o certo mesmo e trocar as barras e fazer uma modificaçao na fonte para diminuir a tensao sobre os leds.

mais tenho uma duvida ? se tem algum led ruim em qualquer barra ,ruim como o led esta aberto ? esta em curto ?esta alterado ?

porque se tem led aberto o backlight nao vai acender por causa do circuito feedback da fonte dos leds .

um teste simples pode te ajudar ,voce deve ter o testador de leds ,  as barras de led trabalham com uma determinada tensao 

se tiver led alterado essa tensao pode subir ou descer dependendo do defeito dos diodos leds, 

led em curto as barras apresentaram um consumo mais elevado 

led aberto as barras apresentaram um consumo menor 

e pura matematica e o circuito trabalha com numeros ou seja um comparador de tensao para controlar 

a tensao especificada pelo fabricante.

• Joinha 1
Link para o comentário

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

neste link voce encontra as suas barras de led . 

esssa tv usa apenas uma barra de led com 56 leds 

• Joinha 1
Link para o comentário

Em 04/03/2020 às 19:43, Taffines disse:

tem uns leds queimados na barra de led, convem arrumar a barra de led primeiro pra depois ve o resto?

que tipo de led posso utilizar pra substituir os ruins? led de refletor da? qual que é a tensão de trabalho de cada led?

é em torno de 18v a tensão desses leds ligados? minha barra de led é dividida em 4 partes

Boa noite,

Sim, é interessante providenciar o reparo ou troca da barra de led. Talvez não tenha mais defeito.  Se optar pelo reparo da barra, deverá ter um fornecedor de confiança para comprar outro idêntico e com ferramentas apropriados para troca (não danificá-lo na substituição). 

Imagino que esse led de refletor não lhe servirá. A tensão pode ser de 3v ou 6v, com potência de 1w ou 2w. Ai quem lhe confirmará será seu fornecedor. 

Nunca fiz reparo neste modelo para lhe passar o tipo cetinho.

Em relação à tensão de trabalho de toda barra, se não tiver o testador de led, uma maneira mais cômoda é com o multimetro digital. Teste o led na escala de diodo (com a barra em mãos), se acender é de 3v, caso não, será de 6v. Ai so multiplicar pelo soma deles.

Enfim, a troca da barra é menos trabalhoso e a possibilidade se retorno também é menor. Avalie o seu caso.

Boa sorte! 

• Joinha 1
Link para o comentário

• 1 mês depois...
Em 05/03/2020 às 21:30, ohm disse:

Boa noite,

Sim, é interessante providenciar o reparo ou troca da barra de led. Talvez não tenha mais defeito.  Se optar pelo reparo da barra, deverá ter um fornecedor de confiança para comprar outro idêntico e com ferramentas apropriados para troca (não danificá-lo na substituição). 

Imagino que esse led de refletor não lhe servirá. A tensão pode ser de 3v ou 6v, com potência de 1w ou 2w. Ai quem lhe confirmará será seu fornecedor. 

Nunca fiz reparo neste modelo para lhe passar o tipo cetinho.

Em relação à tensão de trabalho de toda barra, se não tiver o testador de led, uma maneira mais cômoda é com o multimetro digital. Teste o led na escala de diodo (com a barra em mãos), se acender é de 3v, caso não, será de 6v. Ai so multiplicar pelo soma deles.

Enfim, a troca da barra é menos trabalhoso e a possibilidade se retorno também é menor. Avalie o seu caso.

Boa sorte! 

Obrigado pela resposta! Eu ja havia feito os testes pelo multimetro, e havia 2 queimados. acho que sao de 3V cada led, vou ver se compro. Quais sao as tensões que devem sair do conector da placa? com ofaço as medicoes?

Link para o comentário

Em 04/03/2020 às 20:17, Wanderson Elias disse:

cara sinceramente nunca tive sucesso consertando barra de led. 

o certo mesmo e trocar as barras e fazer uma modificaçao na fonte para diminuir a tensao sobre os leds.

mais tenho uma duvida ? se tem algum led ruim em qualquer barra ,ruim como o led esta aberto ? esta em curto ?esta alterado ?

porque se tem led aberto o backlight nao vai acender por causa do circuito feedback da fonte dos leds .

um teste simples pode te ajudar ,voce deve ter o testador de leds ,  as barras de led trabalham com uma determinada tensao 

se tiver led alterado essa tensao pode subir ou descer dependendo do defeito dos diodos leds, 

led em curto as barras apresentaram um consumo mais elevado 

led aberto as barras apresentaram um consumo menor 

e pura matematica e o circuito trabalha com numeros ou seja um comparador de tensao para controlar 

a tensao especificada pelo fabricante.

Havia um led com mal contato. Ressoldei o mesmo e com o teste de diodo voltou a funcionar. Havia um led aberto. retirei e fechei com um jumper no lugar. nenhum led acendeu. Injetei uma tensão, ja não me lembro quantos volts. me lebro que a barra são 4 conjuntos de led's, e em um desses conjuntos eu queimei todos os leds kkkk

Agora, Taffines disse:

Havia um led com mal contato. Ressoldei o mesmo e com o teste de diodo voltou a funcionar. Havia um led aberto. retirei e fechei com um jumper no lugar. nenhum led acendeu. Injetei uma tensão, ja não me lembro quantos volts. me lebro que a barra são 4 conjuntos de led's, e em um desses conjuntos eu queimei todos os leds kkkk

nao tenho o testador de leds, utilizo o multimetro na escala de diodo

Link para o comentário

@Taffines  realmente são componentes que necessitam de cuidados extas. Delicados, principalmente por polarização reversa e temperatura ao soldar.

Nao aconselho deixar um "jamper" no lugar ds um led aberto. Isso sobrecarrega o restante. 

Então o ideal seria a troca da barra de led completa. Fica mais cômodo, menos chances de retorno.

Boa sorte!

Editado: por ohm
  • Joinha 1
Link para o comentário

• 2 semanas depois...
  • 6 meses depois...
Em 29/04/2020 às 21:35, ohm disse:

@Taffines um desses 4 transistores smd em invólucro sot23? Tira um dos bons e fale se é um npn ou mosfer canal n que passamos um substituto. Além de mencionar o código escrito nele.

não consegui ver se é NPN ou PNP, estão abertos... todos os 4....

Outra coisa: eu sei que eles deixam passar "tensão negativa", visto que o terminal comum é uma tensão positiva ...

Outra duvida... quando eu encosto na barra de led com a tv ligada os leds acendem bem fraco, será que é pq esta faltando a tensão negativa?

Consigo jumpear esses transistores? deixar em 100%?

Link para o comentário

Em 26/02/2020 às 15:05, Taffines disse:

segue as tensões medidas

WhatsApp Image 2020-02-26 at 14.57.09.jpeg

VOUT/OUT1 = 0,3V
VOUT/OUT2 = 18,7V

VOUT/OUT3 = 0,2V

VOUT/OUT4 = 17,2V

Corrigindo:

Linha preta (Vout) (COMUM) = tensão positiva

Linha amarela (OUT 1) = tensão negativa

Linha vermelha( Out 2)

Linha roxa (out 3)

Linha rosa (out 4)

há uma tensão de aproximadamente 20 volts negativos antes dos transistores em relação ao Vout

Editado: por Taffines
Link para o comentário

Nesses 04 componentes que estamos desconfiados de ser transistores. Um terminal vai no conector das barras de led's, outro terminal em um dos pinos (14, 15, 17 ou 18) do ic max16814. Diga onde vai o terceiro terminal?

Também diga qual inscrição (código) dele? São idênticos?

Editado: por ohm
  • Joinha 1
Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...