Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Atributos S.M.A.R.T. no CrystalDiskInfo

Featured Replies

Postado

Bom tarde galera!

Então, tenho alguns HDs de notebook que vou testar, então instalei o CrystalDiskInfo pra ler os atributos S.M.A.R.T. deles. Até ai tudo bem, o primeiro que coloquei já apareceu como crítico, aparece a taxa de erros de leitura como ruim, então de cara já sei que está ruim e posso descartar.

PORÉM esse que está em alerta é o meu HD pessoal, um Barracuda de 1TB que uso pra guardar meu jogos e documentos pessoais, INCLUSIVE documentação da minha empresa, programas e tudo mais...(já vou fazer um backup de tudo 😟 se ainda estiver na garantia vou acionar).

Mas no que preciso de uma ajudinha dos universitários? Bom, a parte de entender o que cada atributo significa não é difícil, entendo o que significa a contagem de setores incorrigíveis e a contagem de setores pendentes.
O que não entendo é sobre os valores, como por exemplo:

• Porque no meu HD a taxa de erro de leitura é 82 e está bem, mas o HD que estou testando está 46 e está ruim (porque um numero menor é pior? 🥴)
  • Porque a contagem de setores incorrigíveis nos dois HDs então com o mesmo valor (mesmo que mude o valor bruto), mas o meu está em alerta e o outro não?

Enfim, existe alguma dica pra ler esses valores ou me baseio pelo que aparece em alerta/critico? 

image.thumb.png.79fe78a6b1ccb647b768b7f63c4b84d7.pngimage.thumb.png.cfadac5748fbba9d91882b2339383148.png

Postado

Hola @DiegoTavares6, ten en cuenta dos cosas:

- a efectos de diagnostico el valor que nos interesa es el "raw value", ese es el que hay que tomar en cuenta.

- Tienes el programa configurado para que dé valores en hexadecimal. Busca en los menús y cámbialo para que te dé los valores en decimal.

Entonces el valor del disco Seagate en errores de lectura es:

A9D00CA(hex)------>178.061.514(dec)

Y el del Hitachi 451D1435(hex)------>1.159.533.621(dec)

Saludos de un NO universitario (dudo mucho que esto lo enseñen en la universidad...)

Postado
  • Autor

Realmente agora faz muito mais sentido, não sabia que havia a opção para mostrar o valor "raw" como decimal (erro meu de não olhar um pouco mais as opções do programa), gracias @tonpepe!!!

6 horas atrás, tonpepe disse:

Saludos de un NO universitario (dudo mucho que esto lo enseñen en la universidad...)

Acho que nenhuma escola técnica ou universidade ensine isso. Cresci lendo revistas antigas de eletrônica e vendo meu pai trabalhar, aprendi muito mais assim do que no curso técnico.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.