Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Duvida pasta termica

Avalie este tópico:

nando77

Posts em destaque

Pasta termica aquela branca é feita de qual material tem validade definida? eu ganhei um console PS2 Slim 90000 e guardei ele eu ligo 1 vez ao ano para manter funcionando, ele possui um pouco de pasta termica entre o processador e a chapa metalica que encosta nele, é necessario remover essa pasta se ela tem validade e mesmo usando uma ou duas vezes ao ano?

• Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, nando77 disse:

Pasta termica aquela branca é feita de qual material tem validade definida? eu ganhei um console PS2 Slim 90000 e guardei ele eu ligo 1 vez ao ano para manter funcionando, ele possui um pouco de pasta termica entre o processador e a chapa metalica que encosta nele, é necessario remover essa pasta se ela tem validade e mesmo usando uma ou duas vezes ao ano?

@nando77 por legislação tudo tem prazo de validade. Mas, esta pasta termica branca enquanto estiver no aspecto normal dela ela funciona.
Mas nao funciona para PC e videogames porque ela tem uma capacidade de dissipação muito abaixo do que é necessario para os processadores.
Se tu deixar muito tempo o equipamento desligado estas pastas termicas mais modernas podem sim se alterar (normalmente ressecam) e ai perdem a eficiencia. As pastas termicas modernas elas ficam sólidas ou semi sólidas quando o equipamentos esta desligado e ao ligarem elas fundem e fazem a dissipaçao termica.

Quando você liga deixa ligado por quanto tempo? O ideal é você simular o uso normal do equipamento e observar. Quando a dissipação fica reduzida normalmente a ventoinha do cooler vai acelerar ao maximo (literalmente em videogames algumas vezes parece que ligou uma turbina). Isso é sinal de que a pasta deve ser trocada. Em PC's o processador vai cortar nucleos e vai até desligar para proteger o processador.

Mas, cada equipamento é um equipamento.

Espero ter te ajudado....

• Joinha 1
Link para o comentário

eu vou ligar o aparelho ps2 slim 90000 1x ao ano por uma hora, ela está entre o termal pad e a chapa metalica, removi um pouco de excesso e ainda estava pastosa, na foto a seguir é um exemplo marcado onde esta a pasta ela é branca, eu ganhei esse console mas o cooler estava queimado entao substitui o cooler e funciona ok, acho q a pessoa q colocou a pasta pensou q o problema do console desligar era no processador e nao no cooler queimado, nesse meu caso é necessario reabrir o aparelho desmomtar e tirar essa pasta ou pode manter? so o q fiz foi trocar o cooler e adicionar um parafuso para a chapa ficar mais fixa junto a termal pad

pcb ps2.jpg

ps2.jpg

Editado: por nando77
  • Joinha 1
Link para o comentário

Em 24/11/2024 às 13:17, nando77 disse:

eu vou ligar o aparelho ps2 slim 90000 1x ao ano por uma hora, ela está entre o termal pad e a chapa metalica, removi um pouco de excesso e ainda estava pastosa, na foto a seguir é um exemplo marcado onde esta a pasta ela é branca, eu ganhei esse console mas o cooler estava queimado entao substitui o cooler e funciona ok, acho q a pessoa q colocou a pasta pensou q o problema do console desligar era no processador e nao no cooler queimado, nesse meu caso é necessario reabrir o aparelho desmomtar e tirar essa pasta ou pode manter? so o q fiz foi trocar o cooler e adicionar um parafuso para a chapa ficar mais fixa junto a termal pad

pcb ps2.jpg

ps2.jpg

@nando77 Se é pasta branca mesmo eu trocaria. Ela nao tem capacidade de dissipação térmica mínima para estes processadores de video game.

• Joinha 1
Link para o comentário

mas ela esta interrompendo a transferencia de calor entre o termal pad e o metal? deixei o console PS2 Slim 90000 ligado por uma hora e nao desligou ou reiniciou a manutenção de como esta acarretara em aquecimento excessivo?

mesmo com a pasta entre o termalpad e o metal, se algum local do termmalpad esta sem a pasta ocorre a transferencia de calor do cpu para o metal?

Editado: por nando77
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...