Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Navegação Limpa e Sem Anúncios! (Cadastre-se)

O melhor fórum técnico do mundo está de cara nova e de portas abertas! Estamos de cara nova e com ferramentas ainda mais poderosas para a sua bancada. Faça o seu cadastro de forma rápida e simples para acessar o maior e mais atualizado acervo de Esquemas Elétricos, BIOS e Firmwares da internet.

Aqui, o conhecimento vale muito: através do nosso sistema de créditos, membros participativos ganham acesso totalmente gratuito aos downloads. Venha trocar experiências com os melhores especialistas do mercado!

👉 Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo!

 

Elastômero ou Pasta Térmica?

Featured Replies

Postado

Este tutorial visa ajudar a todos que já tiveram a dúvida acima: Qual usar, elastômero ou pasta térmica?

 

Todos aqui que já compraram um cooler, seja Intel ou AMD, já deve ter reparado que boa parte deles vêm com uma "borrachinha" achatada na parte de baixo (base do dissipador). Esta "borrachinha" é chamada de elastômero; pode ser de variadas cores (já cansei de ver preto, rosa e verde), densidades e tamanhos. Mas a função dele é uma só: otimizar a troca de calor entre o núcleo do processador e a base metálica do dissipador.

 

O dissipador normalmente é feito de alumínio, mas o material pode variar bastante. Os dissipadores mais caros (e mais eficientes) são feitos totalmente de cobre (vide o AVC Tundra) ou possuem uma pastilha de cobre na base, com o intuito de roubar calor mais rapidamente do processador (visto que o cobre tem melhor condutividade térmica).

 

Voltando ao assunto, quando você encaixa o cooler no processador, o elastômero fica entre o dissipador e o núcleo do processador. Quando o computador é ligado, o núcleo do processador esquenta e derrete o elastômero, que se molda em torno do mesmo. Dessa forma, o elastômero ocupa as pequenas frestas (na maioria das vezes microscópicas) do dissipador e do núcleo do processador, que normalmente são ocupadas por ar. E o ar, todos sabem, é péssimo condutor de calor.

 

E agora chega a dúvida mais comum: Qual é a melhor opção? Pasta térmica ou o elastômero???

Em alguns casos, você não vai nem ter essa opção, visto que nem todos os coolers vêm com elastômero. Mas caso tenha que escolher entre um dos dois, não hesite: Vá de pasta térmica.

 

A pasta térmica tem a mesma finalidade e é usada do mesmo jeito. E segue ainda o mesmo princípio (ocupar as frestas para otimizar a troca de calor). Mas por quê ela é mais eficiente???

As pastas térmicas são encontradas em forma de pasta (!) ou gel, e são muito mais eficientes no trabalho de ocupar as tais frestas microscópicas. O elastômero, quando derrete, além de não ficar tão fluido como a pasta, ainda demora para derreter. Já presenciei casos em que o elastômero, de péssima qualidade, demorou a derreter e acarretou efeito contrário ao proposto: em vez de ajudar, atrapalhou a transferência de calor, gerando a queima do processador. Incrível, ele mais atrapalha do que ajuda. Além do mais, se você tentar retirar o cooler depois do elastômero derretido, vai ter que passar pasta do mesmo jeito, visto que o elastômero estará arruinado (todo derretido e grudento, como um chiclete mesmo). E vai dar mais trabalho, pois você terá que raspar todo o elastômero derretido, deixar a base lisinha novamente e aí aplicar a pasta.

 

Também não recomendo usar a combinação Elastômero + pasta. Esta combinação só atrapalha ainda mais a troca de calor, pois a pasta não entra em contato diretamente com a base do dissipador, e o elastômero pode até não derreter (por não entrar em contato com o núcleo). A chance de queimar o processador é grande. Quanto menos material existir entre o dissipador e o núcleo, melhor. E no caso do elastômero, ele não cobre só as frestas microscópias. Ele fica ainda entre o núcleo e o dissipador, prejudicando o contato direto entre as superfícies.

 

A melhor opção para o seu processador, seja ele qual for, é mesmo a pasta térmica. Use em pequena quantidade, apenas para UNTAR a superfície do núcleo. Lembre-se que a pasta não é recheio de sanduíche: ela serve apenas para ocupar as frestas microscópicas! A camada deve ser quase transparente! Muita pasta também pode surtir efeito contrário, embora de proporções bem menores que o elastômero. Quando você encaixa o cooler no processador (e no soquete) a pressão é grande, e todo o excesso vai sair pelas bordas. O problema é que se você colocar muita pasta, e ela sair pelas bordas, vai fazer uma grande sujeira no seu processador. E se a pasta usada for as pastas do tipo Artic Silver (à base de prata), o estrago pode ser maior, visto que as mesmas têm propriedades condutivas. No caso dos Athlons, Durons e T-Birds, você pode ter o azar de cair pasta condutiva em cima das pontes, podendo até mesmo gerar um curto.

 

Fica a dica galera.'  ;)

Fonte: Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.

  • 2 semanas depois...
Postado

um pedaço pequeno de cobre com artic silver é o que uso.

Postado

eu uso a mesma opção do amigo mc1560 , é mais garantido ...

Postado
  • Autor

eu uso a mesma opção do amigo mc1560 , é mais garantido ...

 

Sim eu tbem concordo com os amigos, achei interessante o assunto e resolvi postar para ampliar nossos  conhecimento ;)

  • 2 semanas depois...
Postado
  • Administrador

Aonde vocês adquirem o pedaço de cobre?

Tem varias opções:

Barramento de quadro de energia elétrica -> melhor custo-benefício e já vem com a largura de 10mm, basta cortar 10mm ou 12mm de compr.

CIMG1431.jpg

By edsonninja

 

Ou comprar as chapinhas prontas no ML, Ebay ou Drivestar

 

$(KGrHqJ,!hIE9s0UfRRZBPj+)9)3CQ~~60_12.jpg

 

Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

 

copper_shim-1.jpg

Postado

Sei que é vendida as plaquinhas de cobre, mas para que comprar se podemos fazer! Pegue uma tesoura forte e corte de coolers de sucata. Após, pegue aquelas isolações de plásticos transparentes e ou amareladas que não derretem e corte no tamanho do retangulo do chip. Com isto, se o recorte ficar maior não terá problema de dar curto nos capacitores do chip. Após, como ficou empenado pelo recorte, pegue uma morsa e deixe ele plano, retinho. Coloque a pasta de sua preferência e foi. Também dá para fazer com os aluminios de fonte de notebook. Se a espessura não for a que se acha, coloque duas chapas e coloque pasta entre ambas.

  • 3 anos depois...
Postado

Usei muito essas plaquinhas, então resolvi experimentar usar o elastômero ou termopad como queiram chamar. Sinceramente gostei de utilizar o termopad e estou usando até hoje sem problemas.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.