Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como sacar um chip sem danificar os pads [É uma dica metida a tutorial]

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Pessoal... recentemente tive que improvisar aqui para sacar os chips de BIOS para regravação e Super IO para troca e não tenho ainda todas as ferramentas ideais para tal.

Então resolvi improvisar: utilizei fio de aço de cerca elétrica. Vai servir direitinho pra quem está começando e ainda assim quer fazer os procedimentos, seja pra estudar e aprender ou seja para reparos em equipamentos de clientes.

Seguem as fotos e os procedimentos:

O que você vai precisar:

--> Fio de aço inox utilizado em cerca elétrica

--> Solda e fluxo (pode ser resinoso, só não pode ser ácido)

--> Ferro de solda

--> Estação de ar quente (a depender do chip)

--> Placa com o chip a ser retirado

image.php?di=9SIV

Foto 1 - Ferramentas e materiais necessários

Para quem não tem experiência, recomendo treinar em sucata, para pegar 100% do procedimento, mas não é complicado não.

Passo 1 (e muito importante): Remova a bateria do RTC/CMOS antes de realizar qualquer procedimento

Passo 2: Corte um pedaço de aproximadamente 40 cm do fio de aço e insira cada ponta em dois lados opostos do chip

image.php?di=WC8G

image.php?di=I3LE

image.php?di=YXIV

Foto 2 - Fio de aço em um chip SuperIO de MB-PC. Atente à posição final que o fio tem que ficar

image.php?di=X6S0

Foto 3 - Fio de aço em um chip soic 8 pinos (ex: bios, pwm)

Passo 3: Aplique fluxo e com o ferro derreta bastante solda em todos os terminais do chip, fazendo com que todos eles fiquem parecendo um único pino gigante

image.php?di=SA0X

Foto 4 - Solda aplicada em todos os pinos

Passo 4: Neste momento, você pode aplicar diferentes técnicas, pois depende do chip. Se for um chip até 8 pinos, com o ferro de solda mesmo consegue-se retira-lo. Se tiver mais de 8 pinos é recomendado utilizar a estação de ar quente, pois senão pode danificar tanto os pinos quanto os pads da placa.

Passo 4.1: Com o ferro de solda: aplique um pouco de força nos fios de aço para cima, no sentido de retirada do chip. Em seguida derreta um lado e deixe por 3 segundos ainda e passe para o outro lado, deixando por 3 segundos. Repita o processo, sempre aplicando a força para cima, para retira-lo. Após algumas poucas repetições deste processo você conseguirá retirar o chip.

Passo 4.2: Com estação de ar quente: comece com fluxo de ar em 6 e temperatura 200ºC. A distância da ponta do bocal até o chip deve ser entre 1cm e 1,5cm. Faça o aquecimento por igual. Após 60 segundos, aumente a temperatura para 300ºC, aplique mais fluxo e comece a imprimir força para cima no fio de aço, e aguarde o início do derretimento da solda. Em mais 1 minuto o chip deve estar completamente solto, com toda a solda derretida. Caso demore mais do que isso, aplique mais fluxo e aproxime mais 2 ou 3 milímetros o bocal do chip.

image.php?di=QZUL

image.php?di=1IJ3

image.php?di=WCIH

Foto 5 - Retirada de chip 8 pinos com o ferro de solda

image.php?di=HSZB

Foto 6 - Retirada de chip Super IO com ar quente

Passo 5: Basta agora fazer a limpeza dos pads e dos pinos do CI.

Considerações:

1 - Não utilize outro tipo de fio que não seja aço inox, pois corre o risco do fio ser soldado aos pinos e danifica-los na retirada do fio.

2 - Existem diferenças entre estações de ar quente e ferros de solda. O que vale é a experiência. Se desejar e possuir, pode até colocar um termopar K para acompanhar a temperatura, e um cronômetro para não expor o chip muito tempo a altas temperarutas.

3 - Colegas que fazem outros procedimentos devem contribuir com as suas experiências.

Obrigado pela leitura.

Postado
Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
use solda baixa fusão nos terminais do chip como voce aplicou ai na foto voce vera que nem vai precisar desse fio de cerca elétrica tanto a bios quando o SIO sai em menos de 5 segundos com uma simples pinça sem a necessidade de pressão no chip o cara escorrega nos pad parecendo que pisou em quiabo ....  :))
Postado

Amigo, parabéns pelo seu tópico muito bem feito e com fotos de qualidade.apesar de não concordar totalmente com a técnica utilizada.

Achei bastante util o uso do fio mas em componentes pequenos como Bios e Fets eu simplesmente aplico solda comum dos dois lados para unir os terminais e aqueço os lados alternadamente com o ferro de solda daí levanto com a ponta do explorador dentário que ele sai facilmente.

Para CIs maiores como IO eu aqueço fazendo círculos ao redor dele e quando a solda estiver liquida eu pego ele por um dos cantos com uma pinça que ele sai fácil. Para ajudar com esses CIs também é bastante útil a utilização de solda unindo os terminais e em casos mais delicados também pode ser usada a solda de baixa fusão que ele sai doce.

A técnica é útil mas gostei mesmo foi da organização do seu topico e seria interessante que fosse usado como exemplo para outros membros.

Postado

Cássio, muito obrigado pela sua resposta.

Até então eu utilizo este processo do fio de aço pois sempre obtive bons resultados. É claro que com a prática terminamos fazendo alguns procedimentos mais rápido e com mais profissionalismo, a exemplo de sacar a BIOS 8 pinos sem precisar do fio.

Também gostei da sugestão do colega calunga, mas aqui na minha cidade não vende a solda de baixa fusão sozinha, só com o kit salva chip, e fica caro. Querem cobrar R$15,00 em 2 varetas de 4 gramas e mais um tanto de coisa que vem junto que não preciso. Tá mais fácil eu comprar ouro.

Então, aos colegas que estão começando ou até mesmo os que ficam sem a baixa fusão, pode servir.

Além de reunir neste tópico outras sugestões de como fazer.

Obrigado pelo elogio na organização do tópico, procuro sempre explicar de forma bem ilustrada para melhorar o entendimento. Ainda assim, aceito sugestões de como melhorar.

Continuem postando suas experiências.

Postado

Gostei da idéia do fio - serve como alternativa.

Para chips como o IO eu utilizo a própria ferramenta que veio com minha estação de ar quente (chamam de extrator de chip - é o mesmo princípio do fio que utiliza). Os outros CI tiro normalmente (esquentando a placa por baixo e por cima).

Merece um joinha pela predisposição em ajudar e mostrar alternativas.

Postado
Cássio, muito obrigado pela sua resposta.

Até então eu utilizo este processo do fio de aço pois sempre obtive bons resultados. É claro que com a prática terminamos fazendo alguns procedimentos mais rápido e com mais profissionalismo, a exemplo de sacar a BIOS 8 pinos sem precisar do fio.

Também gostei da sugestão do colega calunga, mas aqui na minha cidade não vende a solda de baixa fusão sozinha, só com o kit salva chip, e fica caro. Querem cobrar R$15,00 em 2 varetas de 4 gramas e mais um tanto de coisa que vem junto que não preciso. Tá mais fácil eu comprar ouro.

Então, aos colegas que estão começando ou até mesmo os que ficam sem a baixa fusão, pode servir.

Além de reunir neste tópico outras sugestões de como fazer.

Obrigado pelo elogio na organização do tópico, procuro sempre explicar de forma bem ilustrada para melhorar o entendimento. Ainda assim, aceito sugestões de como melhorar.

Continuem postando suas experiências.

@brunofariasilva

Então, se você quiser comprar a solda de baixa fusão, segue o link da loja que compro:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Tubo de 50gr por R$10,90.  Ai vc dá uma olhada na loja, se não conhece e compra mais para compensar o frete.

Ou compra um lote dessa solda e vende por ai. kkkk   :)

Abraço,

Fábio

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...