Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Dell XPS 13 9310 / LA-J144P / BIOS CleanME

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado (editado)

Boa noite a todos!

Antes de mais nada, peço desculpas pelo longo texto, mas creio ser importante para contextualizar a situação e evitar que outros usuários, no intuito de tentar ajudar, venham a sugerir soluções que já foram tentadas.

Estou com uma placa LA-J144P (Dell XPS 13 9310) que estava com problemas de memória (o notebook ligava, aparecia o logo da Dell, mas a luz de diagnóstico do notebook indicava o erro de memória com o padrão 2 Âmbar, 4 Brancas - Falha de memória ou RAM, segundo o site Dell).

As memórias originalmente instaladas (quatro módulos de memória Samsung K4UBE3D4AA-MGCR) possuem a fama de serem muito sensíveis a variações de calor e, em virtude do tipo de construção da placa (as memórias ficam muito próximas ao processador, no lado oposto da placa), há histórico em vários fóruns de discussão de problemas nessas memórias, que falham em virtude de sobreaquecimento.

Assim, a única solução para o caso é a substituição dos módulos defeituosos (como não há como saber qual deu defeito, os quatro precisam ser substituídos) e, em virtude da "fama" de serem muito sensíveis ao calor, a substituição por outras memórias (marca e modelo) compatíveis com a placa (processador, etc...) se fazia oportuna.

Analisando o esquema elétrico, verifiquei que, para substituir os módulos defeituosos por outros, de outra marca, mantendo a quantidade de memória total (16GB LPDDR4 4266MHz), os modelos compatíveis seriam: 

- Hynix H9HCNNNCPMMLXR-NEE 16GB; e

- Micron MT53E1G32D2NP-046 WT:A 16GB.

Nem preciso comentar sobre os valores dessas memórias atualmente, que subiram vertiginosamente. Fiz uma pesquisa no AliExpress e encontrei as mesmas até por valores acessíveis, mas quando a compra é concretizada, o vendedor informa que está sem estoque e aumenta o valor do anúncio para até 5x mais. Estou inclusive em disputa contra um desses vendedores, mas isso é outro papo...

Pesquisando na internet mais um pouco, encontrei um vendedor no Mercado Livre vendendo 4 unidades de placas LA-J143P sucatas, por um preço bastante acessível (o valor das placas era mais ou menos o valor de uma memória LPDDR4 no AliExpress) e, sem medo de ser feliz, arrematei as placas.

As mesmas chegaram há algumas semanas e, antes de efetuar simplesmente a retirada de alguma memória que servisse na placa com problema nas RAM, tentei recuperar as placas vendidas como "sucatas". Obtive êxito em duas delas (uma era problema de BIOS e outra estava com componentes queimados e faltando, os quais foram substituídos e a placa voltou a funcionar. Considerando que essas placas não saem atualmente por menos de 2k, quando aparecem para venda, acho que fiz um excelente negócio.

Porém, duas delas não conseguiram ser recuperadas e ficaram como doadoras mesmo. Assim, verifiquei o modelos de memórias que estavam usando e constatei que se tratavam de módulos Micron MT53E1G32D2NP-046 WT:A 16GB, compatíveis com as da placa problemática e muito mais resistentes a variações de temperatura que as memórias Samsung.

Cabem, aqui, algumas explicações:

- Pesquisando em fóruns, consegui concluir que as placas LA-J143P e LA-J144P, ambas para o notebook em questão (Dell XPS 13 9310) são idênticas em seu layout construtivo, apresentando diferenças apenas em relação à configuração dos componentes soldados e suporte a recursos específicos de segurança e gerenciamento (pequenas diferenças na CPU e foco em corporativo/high end ou consumidor final)

- Segundo pesquisa, corroborada com o descrito no esquema elétrico da placa LA-J143P, a troca dos modelos de memória (no caso, de Samsung para Micron) exige uma pequena alteração nos streps existentes na placa que, no caso em questão, se resume ao delocamento de um resistor de 10k, da posição RH9 para a posição RH10 (vide imagem), além da obrigatória regravação da BIOS, fazendo a limpeza da região ME, a fim de que o sistema da placa reconhecesse as novas memórias e fizesse o treinamento das mesmas.

É aí que a porca torceu o rabo!

Sem muitas dificuldades, efetuei a substituição das memórias Samsung pelas Micron mas, na hora de produzir a nova BIOS, por meio da limpeza da região ME da minhas BIOS original, a Flash Image Tool (FIT) compatível com a versão de minhas BIOS não reconheceu o arquivo e não conseguiu desmembrá-la, de modo que eu pudesse fazer a substituição da região ME pelo arquivo correspondente existente no repositório de (CS)ME.

Informações da BIOS Dump original (obtidas por meio do ME Analyzer v1.309.0 r375 - imagem anexa): 

- Versão  15.0.52.2700

- SKU  Corporate LP

- Chipset TGP-LP B

- FIT 15.0.10.1447

Como já comentado acima, consegui a firmware correspondente da Região ME no repositório (15.0.52.2700_COR_LP_B_PRD), mas aparentemente o FIT mais atual disponível para a minha versão de BIOS (CSME System Tools v15.0 r15) não consegue abrir e desmembrar a minha BIOS dump (envio imagem dos erros apresentados). Após pesquisa, aparentemente existem três motivos para o FIT não conseguir abrir a minha imagem de BIOS:

- A versão do FIT não corresponde exatamente à geração do chipset ou da versão do CSME: Não é o caso, pois a versão do FIT (15.0.10.1447) é exatamente a mesma indicada na minha BIOS Dump; ou

- Firmware Corrompido, ou seja, a minha BIOS Dump está corrompida: não é o caso pois, como vcs verão mais adiante, ela chegou a dar vídeo e entrar na tela de BIOS; ou

- O firmware pode ter partições protegidas ou "sujas" que o FIT não consegue ler por padrão, que eu acho que seja o caso, pois o UEFITool v0.28.0 informou algo parecido quando tentei ler e efetuar a substituição por lá (imagem anexa).

Com a ajuda da IA, busquei soluções alternativas para esse problema e a que melhor se apresentou foi voltar com a BIOS original e efetuar um BIOS Recovery, usando o arquivo mais recente disponível no site da Dell (BIOS_IMAGE.rcv), por meio do método de conectar o carregador ao mesmo tempo que mantendo pressionado as teclas Ctrl + Esc e com um pen-drive conectado contendo a imagem BIOS de recuperação.

Antes do efetuar o BIOS recovery, com a placa já com as memórias substituídas e com a BIOS original novamente gravada no chip, a placa, ao ser ligada, apresentava o seguinte comportamento: fazia todo o procedimento de boot e treinamento de memórias e chegava a apresentar vídeo, mas ficava travada no logo da Dell. Segundo conclusões da IA (eu não tenho conhecimento técnico para chegar a essa conclusão), a placa reconheceu as memórias, fez o treinamento mas, por conta da região ME ainda estar "suja", ou seja, com as informações da memória original (Samsung), não conseguia ir adiante e travava na logo.

Assim, parti para a BIOS recovery...

Uma única vez, a placa reconheceu o arquivo de recuperação da imagem da BIOS salvo no pen-drive (para quem não está familiarizado, o método envolve gravar um pen-drive em formato FAT32 e salvar o arquivo disponibilizado no site da Dell) e chegou a apresentar a tela da configuração de BIOS, mostrando todos os dados (processador intel Core i5 de 11ª geração, 16GB de memória, etc...). Fiquei tão empolgado que teria resolvido o problema que nem registrei uma foto desse momento.

Porém, ao desalimentar a máquina e tentar ligar novamente, a mesma passou a apresentar outro comportamento: entrou em um looping de uma ação curta, no qual ela acende a tela e apresenta o logo da Dell, acelera os fans até o máximo e depois desliga, voltando a religar e a refazer o mesmo procedimento, às vezes perpetuamente, outras vezes até uma dezena de vezes, vindo a desligar permanentemente.

Tentei recolocar a BIOS dump original novamente, mas a placa não mais alterou o seu comportamento...

Nota importante: todas as minhas tentativas de efetuar manualmente a substituição da região ME da BIOS dump original, por meio de edição no programa HxD, foram infrutíferas. Eu segui várias instruções diferentes e o resultado final sempre era um arquivo que não era reconhecido no ME Analyzer e, quando o era, o programa informava algum erro de tamanho ou falta de informações/regiões, etc... ou seja, um arquivo .bin que não funcionaria.

Dito isso tudo (parabéns àqueles que chegaram até aqui), eu preciso de alguém que tenha profundo conhecimento no ramo de produção de arquivos de BIOS CleanME a partir de uma BIOS dump, de modo que consiga fazer a limpeza da região ME dessa minha BIOS, uma vez que eu não fui capaz de fazê-lo por mim mesmo. Não sei como faria para enviar esse arquivo de BIOS dump original, posto que aqui não consigo disponibilizar o mesmo.

Obtendo essa BIOS CleanME, creio que conseguirei recolocar essa placa para funcionar.

Outra opção seria conseguir uma BIOS proveniente de uma placa LA-J144P não inicializada (configured) e sem Service TAG (factory mode), mas isso se torna ainda mais difícil, pois alguém teria que ter uma placa dessas nova para extrair a BIOS "virgem" e me enviar.

Agradeço a quem puder me ajudar, pois meus conhecimentos em edição de BIOS ainda são insipientes.

Att

Aderson Caldas

PS: já busquei outros arquivos de BIOS CleanME para essa placa até em sites estrangeiros (VinaFix), mas só consegui arquivos para placas Consumer_LP (ME versão 15.0.47.2473), que é incompatível com os recursos da placa - as placas com regiao ME com SKU Corporate LP possuem mais recursos e a substituição da BIOS com região ME Coorporate LP por outra do tipo Consumer LP geralmente causa instabilidade grave ou perda de funções críticas, se é que o notebook chega a ligar.

Eu cheguei a gravar uma BIOS cleanME dessas, mas a placa nem chegou a apresentar o logo da Dell, ficando travada em um consumo baixo para os padrões dela, indicando que a BIOS era incompatível.

001.jpeg

004.jpeg

BIOS Dump no UEFITool.jpg

Captura de tela 2026-03-10 182658.jpg

Erro no FIT.jpg

Erros no UEFITool.jpg

Info ME Analyzer.jpg

Editado: por Aderson Caldas
  • Joinha 1
Postado

Atualizando para os que estão acompanhando (e pra mim mesmo, para não esquecer do andamento):

Hoje, regravei a BIOS original e o comportamento voltou ao que estava inicialmente: placa consegue fazer o treinamento das memórias novas, mas não passa da tela do logo da Dell, provavelmente em virtude da região ME estar "suja", com as informações da memória original.

Refiz o procedimento de BIOS recover, a partir de imagem BIOS baixada do site da Dell e, novamente, a placa aceitou a BIOS recovery e apresentou a tela de configurações de BIOS. Nela, verifiquei que a Service Tag estava em branco e entrei com a service TAG que tenho dessa placa. Segundo a IA (que está me ajudando a destrinchar esse problema), isso obrigaria a gravação de dados novos na BIOS e, assim, seria possível atualizar a região ME com novas informações, incluisve com os dados das memórias novas (ID).

Entretanto, foi só desligar a placa e ligar de novo (desconectar e conectar a fonte usb-c) que o comportamento de loop curto, apresentando brevemente a logo da Dell e acelerando os fans para depois desligar tudo e ficar em loop, voltar a acontecer.

Estou ainda convicto, dentro de meu parco conhecimento, que uma limpeza da região ME dessa BIOS resolveria o problema. O difícil está sendo efetuar essa limpeza.

Vou deixar essa placa um pouco de lado até conseguir essa BIOS CleanME.

Ainda aguardando algum salvador da pátria por aqui.

Postado

Segue atualização:

1. Descobri o problema da BIOS dump não estar abrindo no FIT v15.0 r15: a versão do FIT que eu estava usando (15.0.35.1951) é nova demais e não abria um dump feito na versão do FIT 15.0.10.1447. Fiz o downgrade para a versão 15.0.21.1549 e o FIT conseguiu decompor a minha dump original.

2. Porém, ao tentar montar uma nova BIOS (CleanME) com o firmware obtido no repositório de firmware da Intel (15.0.52.2700_COR_LP_B_PRD), o FIT não aceitava esse arquivo em substituição à minha região ME (informa: Failed to validate Key Manifests. The value of "Key Manifest ID" (15) does not match the Key Manifest ID in the OEM Key Manifest (1).). Pelo que a IA respondeu, como no meu sistema o Key era 15 e a nova região ME tinha a Key 1, essa violação impede a composição de nova BIOS.

3. Procurei outra firmware na internet e achei outra versão, mas que não suporta tela 4k (informação obtida pelo MEAnalyzer). Porém, consegui montar a nova imagem BIOS usando essaa outra imagem de firmware.

4. Entretanto, antes de gravar a imagem cleanME no chip, passei no ME Analizer, que reportou que o tamanho da região ME havia mudado. O que para mim não seria um grande problema, é impeditivo, na opinião da IA que está me ajudando: ela informou que, no caso dessas placas mais recentes da Dell, caso o sistema veja que o tamanho da região ME mudou, acontece o travamento permamente da placa, que passaria a não ligar de jeito nenhum. Resolvi não arriscar e mudei a tática de novo.

5. Fucei, com a ajuda do HxD, toda a BIOS em hexadecimal e texto, e descobri duas informações escondidas na parte final da BIOS: as expressões "M�e�m�o�r�y�O�v�e�r�w�r�i�t�e�R�e�q�u�e�s�t�C�o�n�t�r�o�l�L�o�c�k" e "M�e�m�o�r�y�T�y�p�e�I�n�f�o�r�m�a�t�i�o�n", ou seja, "Memory Overwrite Request Control Lock" e "Memory Type Information", algo que, com a ajuda da IA, constatei que podem ser exatamente as informações de tipo de memória e do controle de alteração do tipo de memória, existentes na BIOS e que seriam apagadas com um ClearME. Assim, substituí os dois trechos condificados em hexadecimal por "FF", procurando não apagar o cabeçalho e outras informações que fazem a placa "entender" o conteúdo, a fim de não travar na inicialização. A ideia é que, na primeira inicialização, quando a placa procurar o tipo de memória, ao encontrar "FF", passe a ler a alteração de voltagem no resistor RH10 e, assim, grave (já que também alterei o status da permissão para gravar o tipo de memória) na BIOS o novo tipo de memória, aprendendo que agora há memórias Micron na placa.

Também seguindo a orientação da IA, após gravar a BIOS mod no CHIP e ressoldar o chip na placa, vou esperar até amanhã para ter certeza que qualquer resquício de programação na região ME que possa ainda estar gravada na PCH desapareça (tambem darei aquela famosa descarga dos capacitores, segurando o botão de ligar por 60 segundos).

Qualquer novidade, sucesso ou fracasso, posto aqui no futuro próximo.

Postado

Bom, infelizmente, a saga parece ter chegado ao fim...

A edição da BIOS causou falha catastrófica na placa: ela não aceita mais negociar a voltagem com o carregador (fica em 5V e não sobe para 20V). E quando aperta o botão power, a placa acende a luz ambar de status, configurando falha catastrófica.

Tentei reverter para a BIOS dump original, mas o problema persistiu, demostrando que o Intel Boot Guard (segurança da CPU) entrou em um estado de "travamento de segurança". Fiz todas as tentativas para reverter a situação, mas nada funcionou.

Uma pena, mas fica o aprendizado... Futuramente, caso alguma coisa nova apareça ou a placa simplesmente ressuscite do nada, volto com esse tópico.

Postado

Meu nobre, top, gostei de como descreveu seu problema, e as formas como foi resolvendo cada uma delas até o desfecho da reparação total. Parabéns pelo trabalho, pela reparação e por seu relato rico em detalhes, isto poderá vir a ajudar outros colegas que precise destas informações. Show.

Parabéns e Grande abraço meu nobre.     :)

• Joinha 1
Postado

Atualizando o tópico!

SUCESSO!!!!

Descobri por que a placa não estava mais negociando os 20V com o carregador USB-c.

Era uma besteira: numa das vezes que dessoldei o chip de BIOS, acidentalmente desloquei um ínfimo resistor nas proximidades desse CHIP. Foi só posicionar de volta que ela voltou a negociar a voltagem correta.

Tentei mais algumas vezes a BIOS Recovery usando o arquivo de imagem baixado do site da Dell e, na quarta tentativa, consegui que a placa passasse a aceitar as memórias Micron.

A placa está em testes, mas já rodou normalmente o WinPE por várias vezes, sem nenhum erro. As fans estão com comportamento normal e tudo aparentemente está correto.

Fica aqui então, em resumo, um tutorial para resolver o problema das memórias SAMSUNG nas placas Dell LA-J144P/J143P), lembrando que as memórias SAMSUNG são muito sensíveis ao calor e avariam muito facilmente (motivo inicial da troca forçada - eu só tinha memórias Micron à disposição):

1 - Troque os quatro módulos de memória, pois, salvo engano, não há como saber qual dos módulos "deu pau";

2 - Troque apenas por memórias de modelos listados no esquema elétrico da placa, disponível na internet e cuja figura já postei aqui no tópico (quadro existente na página P003 - Notes List);

3 - Fisicamente, para que a placa reconheça as novas memórias, a única alteração é feita nos resistores "STREPS", de acordo com a mesma tabela citada (no meu caso, como troquei as memórias Samsung K4UBE3D4AA-MGCR por memórias Micron MT53E1G32D2NP-046 WT:A, basta retirar o resistor de 10k da posição RH9 e passá-lo para a posição RH10;

4 - Logicamente (ou eletronicamente falando), a mudança precisa ser feita na BIOS, de modo que o sistema aprenda que as memórias foram trocadas. Para isso, usando a mesma BIOS que já estava na placa (não precisa realizar ClearME), basta fazer o procedimento de BIOS Recovery, abaixo:

a) Vá ao site da Dell e baixe o arquivo de BIOS mais recente para sua placa. Atente para baixá-lo no formato ".RCV" e não ".EXE". O arquivo deve ser renomeado para BIOS_IMG.rcv e gravado em um pen-drive de até 8GB formatado em formato FAT32, a fim de que o notebook reconheça o pen-drive e o arquivo (gravado na raiz do diretório do pen-drive, que deve estar limpo - sem nenhum outro arquivo além do BIOS_IMG.rcv).

b) Desconecte a bateria e, com o pen-drive espetado na porta USB-c do lado esquerdo (para quem olha de frente para a tela aberta - essa é a porta usada para o BIOS recovery) e as teclas "CTRL" e "ESC" pressionadas, conecte o carregador USB-c na outra porta disponível (do lado direito). Mantenha pressionado as teclas "CTRL" e "ESC" até que o procedimento termine (pode levar alguns minutos, tenha paciência).

c) Ao final, o notebook irá entrar em modo fábrica (pelo menos o meu entrou) e vc poderá recolocar a Service Tag. Porém, NÃO COLOQUE A ST AGORA! Continue seguindo o procedimento abaixo:

d) Entre nas configurações de BIOS e, na aba Maintenance, procure pelo botão ou aba chamada BIOS Recovery ou Restore Settings. Clique no botão Restore Settings (geralmente localizado na parte inferior da tela). 

Uma janela pop-up aparecerá com três opções:

- BIOS Defaults

- Factory Settings (Selecione esta para limpar o treinamento de RAM e NVRAM).*****

- Custom User Settings

e) Selecione Factory Settings, clique em OK e depois em Exit. Essa ação obrigará a placa a limpar as informações existentes sobre a memória Samsung e obrigará a máquina a fazer um novo treinamento, lendo a mudança de resistores que foi feita fisicamente e treinando a nova memória;

f) Ainda não retire o carregador USB-c. Com ele ainda conectado (a placa deve ter desligado. Se ligou sozinha novamente, tente fazer essa ação rapidamente), retire o pen-drive do lado esquerdo e coloque em seu lugar um pen-drive bootável (eu usei o WinPE). Caso o notebook não tenha religado sozinho, ligue-o para carregar o sistema operacional;

g) Deixe carregar tudo, aproveite para dar uma geral, navegando nos aplicativos ou testes de sistema (WinPE) existentes, de modo que o notebook use efetuvamente as memórias instaladas;

h) Desligue o sistema operacional de maneira normal (shut down) e ligue novamente o notebook (para recarregar o mesmo S.O.) por várias vezes, sempre mantendo o carregador conectado, para ter certeza que o procedimento foi um sucesso (eu devo ter recomeçado o WinPE umas dez vezes pra ter certeza... rsrsrs).

5 - Depois de ter certeza que as memórias foram treinadas e a nova configuração ficou guardada, pode recolocar a sua Service Tag;

6 - Reconecte a bateria (ainda com o carregador conectado (pra manter a placa alimentada - tenha muito cuidado nessa etapa para não fechar curto em alguma coisa sem querer); e

7 - Desconecte o carregador. A placa deve se manter ligada com a energia da bateria. Na próxima vez que ela religar, deve estar com a BIOS armazenada com as novas configurações.

Creio que o processo acima também deve servir para quem deseja aumentar a memória RAM de, por exemplo, 16GB para 32GB, já que essa placa aceita 4GB, 8GB, 16GB e 32GB, sem pre divididos em 4 módulos iguais.

É isso, espero que esse tutorial ajude alguém no futuro.

Abraços!

• Joinha 1
  • Legal 1

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...
.