Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Aderson Caldas

Membros
  • Posts Por Dia

    0.05
  • Posts

    49
  • Registrado em

  • Última visita

  • Créditos EBR

    51 [ Doar ]

Informação Pessoal

  • Localidade
    Vitória/ES/BR

Últimos Visitantes

267 visualizações

Conquistas de Aderson Caldas

Contribuinte

Contribuinte (5/14)

  • Um ano de EBR
  • Colaborador Rare
  • Reagindo bem Rare
  • Iniciador de conversa Rare
  • Primeira postagem Rare

Escudos Recentes

14

Joinhas

  1. Bom, pessoal, apenas para dar um fechamento ao caso, volto aqui, após algumas semanas, para informar a situação atual: - Verificadas as alimentações, todas normais. - Por desencargo, troquei os PWM e mosfets de transferência. Todo continuou como d'antes... Aí o CI de rede LAN parou de funcionar... tem tensão de entrada, CI novo, mas ao conectar a rede cabeada, não dá sinal de vida. Às vezes ele até desaparece do Gerenciador de Dispositivos e, depois, do nada, aparece de novo. Depois, o GPU dedicado desapareceu do Gerenciador de Dispositivos. Esse aí não voltou nem com reza braba, troca de BIOS, etc... (não dei reflow porque não quero estragar a placa tentando esse tipo de subterfúgio). Suspeito da PCH com solda fria (controla tanto o áudio quanto a rede LAN), mas quem controla o CHIP de vídeo dedicado é o processador... Provável que seja solda fria no CHIP de vídeo também. De qualquer modo, desisti da placa. Vou tentar repassar para algum técnico que trabalhe com reballing, pois acredito que ela pode ainda ter salvação. Porém, está além de minhas ferramentas atuais. Assim, declaro o tópico encerrado (devolvido).
  2. Jhones, obrigado pela ideia... Apesar de não ter instalado linux (tenho uma pequena aversão a esse SO, por questões pessoais que não vem ao caso), testei com o ChromeOS Flex e o problema permaneceu. Então podemos concluir que o problema é, sim, na placa e descartar a questão de incompatibilidade de drivers. Agora é desmontar tudo e efetuar o monitoramento da alimentação, principalmente os CI UQ1 (geram +5VS e +3VS) e o PU7105 (+1.8VSP que vira +1.8VS depois de um jumper). Mas agradeço muito a ajuda de quem acrescentou sugestões pertinentes aqui no tópico. Amanhã devo sentar na bancada com esse notebook de novo e trago novidades.
  3. Sinceramente não acredito em problemas de alimentação, mas como não deixo nada sem ser verificado, na próxima vez que abrir essa máquina (tem outras na bancada), vou verificar isso. Porém, já testei com fonte de bancada, fonte original e outra fonte, de Nitro 5, que tem a mesma amperagem, e não alterou em nada o resultado final. Esse CI de áudio recebe 5VS, 3,3VS e 1,8VS (com outros nomes depois que passa por jumpers). Essas voltagens, importantíssimas, também vão para outras partes da placa, as quais estão funcionando normalmente, por isso não creio que seja o caso de problemas de alimentação. Como também já troquei o CI por três vezes, também descarto solda fria. Até rodei um teste de stress de processador (AIDA64) e de chip de vídeo (GPU-Z e Heaven Benchmark)e o notebook funcionou conforme esperado: sem superaquecimento, sem queda de performance, nada de diferente. Enfim, segue a saga...
  4. Desculpe insistir na questão levantada anteriormente, mas eu injetaria tensão nessa PL de 3,3V para ver, via câmera térmica, o comportamento da PCH. Achei essa resistência de 32 Ohms muito baixa para uma PL de 3,3V. Se a PCH esquentar em apenas um canto ou em um ponto em particular, ela "foi de arrasta pra cima".
  5. Eu tenho esse esquema, mas é idêntico ao disponível aqui no fórum. Só não baixei daqui. Ampliando as informações... Troquei novamente o chip ALC255 e continuou o mesmo problema. Definitivamente não se trata de nada no CI de áudio.
  6. Bom dia, Alexandre. Abaixo, imagem do esquema do CI AL255 (CI de áudio) retirado do esquema da placa Abaixo, imagem do esquema do conector dos falantes: Os sinais de saída dos speakers (SPKL+, SPKL-, SPKR- e SPKR+, pinos 42, 43, 44 e 45) do ALC255 saem direto para o conector dos falantes. Só passam por quatro bobinas (uma para cada linha - LA2, LA3, LA4 e LA5). Testei resistência dos pinos do conector e todos parecem estar ok. Pelo esquema, até foram previstos diodos conectados às bobinas citadas, acho que para jogar pra terra alguma sobrecarga - Diodos zenner duplos DA1 e DA2 - mas eles estão ausentes no esquema (@) e na placa. Comparei o arranjo com duas placas sucata que tenho aqui e ambas também estão sem os diodos. Sobre os pinos 35 e 36, não entendi sua sugestão... Vou checar as voltagens de alimentação, mas acho que não deve haver problemas, senão o áudio nem sairia (ele funciona até 50% do volume). Testar pinos do CI com osciloscópio seria um problema pois, apesar de possuir um portátil, o local do chip fica inacessível com o notebook montado (fica do outro lado da placa) e eu teria que fazer todo um esquema - desmontar o notebook inteiro e remontar fora do chassis dele - para checar isso. Não sei se valeria a pena, pois continuo achando que se trata mais de um problema ligado a drivers ou software do que um problema físico, de componente defeituoso. Mas vou continuar tentando encontrar algo além do meu limite atual de conhecimento (que é pequeno, aliás). O estranho é que o problema de som só ocorre na saída dos falantes do notebook, no caso da saída de headphones, pode meter o volume no talo que o som sai perfeito. Pelo esquema do ALC255 fica claro que são saídas diferentes e independentes, mas eu troquei esse chip por duas vezes, com o mesmo resultado... Vou trocar mais uma vez e ver o que dá. Também vou checar o resistor RA10 (entrada de dados de áudio para o CHIP), para ver se está ok.
  7. Olha... Esse consumo de 30mA não é bom sinal. Se vc tiver uma câmera térmica, sugiro injetar 3.3V/1A na PL de 3V... e observar o comportamento da PCH (infelizmente, vai ter que desmontar dissipador e limpar a pasta térmica). Se não tiver a câmera, o jeito é ir no dedo, mas normalmente esses aquecimentos não são tão altos e dependendo da sensibilidade, podem passar desapercebidos. A PCH esquenta só num canto, denunciando o curto, que fica bem mais fácil de ver na câmera térmica.
  8. Como está o consumo na fonte assimétrica quando aperta o botão de ligar? Sai do consumo padrão de Stand-by (cerca de 10mA) ou permanece? Porque se subir o consumo um pouco, sei não... Seria interessante injetar 3.3V/1A nessa PL de 3V para ver se a PCH não esquenta... Tive problema parecido com uma placa de A515-55G (tinha 3.3V e 5V, mas quando apertava o botão de ligar, nada... era curto na PCH). Torcendo para que não seja.
  9. Verifique se TODAS as voltagens chegam (a SIO recebe alimentação em vários pinos e, às vezes, por caminhos diferentes). Eu nem comentei essas coisas de RESETAR BIOS e tal porque acho que vc já partiu para essas verificações básicas.
  10. Boa tarde a todos. Estou com um notebook gamer Acer Predator Helios 300 G3-571 (placa mãe LA-E921P Rev 1.0) em minha bancada e o problema é no setor de áudio. O som dos autofalantes funciona, porém apenas até cerca de 50% da barra de volume (SO Windows instalado). Depois desse nível, o som corta, claramente indicando uma espécie de "sobrecarga" do setor. Ele dá um "pipoco" e o som só volta quando diminui o volume ou quando o som que está sendo produzido tem seu volume atenuado naturalmente. Já tentei as seguintes soluções: - Troca dos autofalantes - mesmo sem estarem fisicamente com problemas (cones perfeitos e fiação íntegra), troquei os autofalantes por outros, de um Nitro5 (mesma especificação) e continuou com o problema. Instalei os autofalantes que retirei do Helios 300 no Nitro5 e funcionou normalmente, eliminando a possibilidade de problemas nessa peça; - Troca do CHIP de áudio (Realtek ALC255) - mesmo após duas trocas, por dois CHIP idênticos e funcionais, o problema continuou; - Atualização de BIOS - tentei várias BIOS encontradas na internet, fiz downgrade e posterior upgrade até a versão oficial mais recente e nada, problema segue; - Atualização do Windows - instalei dois sistemas operacionais na máquina (windows 11 e 12), atualizei tudo e todos os drivers disponíveis, e não resolveu; - Atualização de driver via site do fabricante - nada feito: tentei todos os disponíveis e nenhum resolveu ou atenuou o problema; - Atualização dos drivers da placa de vídeo GTX 1060 via Nvidia - não resolveu; - Atualização de drivers via Drive Booster - não resolveu; - Alteração das setagens de áudio, desativando o Dolby Sorround - atenuou o problema (o áudio é reproduzido sem problemas com a barra de volume do windows a 100%, mas se aumentar um pouco o volume, por exemplo, de uma música sendo reproduzida no Yotube, o problema retorna - é como se só fosse possível reproduzir sons até um certo volume e, se o som tiver um volume acima desse limite, ele é cortado). - Alteração das características de reprodução de som (taxa de amostragem) - alterei de 24 para 16 bits, e/ou de 48.000MHz para 44.100Mhz mas não mudou nada. IMPORTANTE - O peculiar é que o problema só ocorre se o áudio está sendo reproduzido nos falantes do notebook. Quando é usada a saída de headphones ou um dispositivo externo via bluetooth, os som sai perfeitamente. Já dei uma pesquisada bem extensa na internet, mas todas as respostas que encontrei sugeriram desistalar os drivers novos da realtek, os quais seriam incompatíveis com as versões mais recentes do windows 10 (a partir da 1803) e de todas as versões do windows 11. Mas nem assim tive êxito... Alguém já experimentou problema parecido com esse modelo específico de notebook que poderia me dar uma direção a seguir?
  11. Boa tarde SMJ, "1" é resistor presente e "0" é sem o resistor. Porém, já vi alguns modelos de placa que vc precisa retirar os módulos para a coisa funcionar corretamente.
  12. Para a SIO "dar a partida", precisa chegar alimentação (normalmente 3,3V em alguns pinos da SIO), sinal de RESET (WRST# ou LRST#) em algum pino e Clock (CLK32K ou CK32E). Para a PCH arrancar, precisa receber PWRBTN# (é o sinal de apertar o botão 3,3V indo a nível lógico "0") e PM_RSMRST# (RESUMO RESET). Dependendo do esquema, esses nomes entre parêntesis podem mudar, mas basicamente é isso. Espero ter ajudado.
  13. Bom dia. Desculpe a ausência mas andei realizando outras atividades (obra em casa) e dei uma parada nas manutenções de notebooks... Então... a placa está parada e guardada. Até comprei memórias novas para efetuar a substituição, mas ainda não me animei a meter a mão na massa e efetuar as trocas. Pra falar bem a verdade, estou seriamente pensando em vender a placa para alguém com mais experiência em reballing, pois pode não ser as memórias e sim o chip de vídeo que precisa de reballing ou substituição. Como não tenho máquina de reballing e me recuso a pagar para alguém fazer reballing pra mim (não me interessa pagar, prefiro me desfazer da placa), acho que vou passar a placa pra frente... Sobre o mod Legacy da BIOS, desisti de procurar e estou agora usando esse MATS/MODS no modo UEFI. Caso os moderadores queiram, podem fechar o tópico, pois não creio que ninguém vai apresentar alguma solução para esse problema. Abraços!

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...