Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Múdulo Stetsom EX1600EQ - Arma proteção

Featured Replies

Postado

Esse módulo assim que liga ele o led vermelho de proteção acende e fica aceso, ele não pisca, só fica aceso. Não encontrei nada de errado no módulo, não faz muito sentido esse módulo estar armando proteção, alguém consegue ajudar?

Editado: por MarceloRibeiro94

Postado

tente verificar se a saída está em curto, mosfet/transistores, CI de proteção acionando por falha falsa, problema no amplificador CI ou driver e fonte interna com tensão fora do padrão. Ligue com fonte limitada ou lâmpada em série para ver se alguma linha aquece rápido, principalmente saída. Verifique tbm se o remote está ok, mede se não está caindo tensão ao ligar e confere se 12v e gnd firmes

Editado: por hcobain

Postado
  • Autor

@hcobain Boa noite. Não encontrei nada em curto, mas notei que os transistores da fonte não tem absolutamente nada de tensão, a não ser os 12v. A ventoinha fica girando enquanto está em proteção, eu não achei esquema desse módulo, então fica muito difícil a análise, nunca mexi com um módulo antes pra piorar.

Postado

Olá,

@MarceloRibeiro94 primeira coisa é verificar se a tensão nao esta caindo na hora da parida. Stetsom é bem criteriosa. Coloca o osciloscópio em 500mS nos 12v e aciona o remote, a fonte não pode cair abaixo de 8v. Sim, é rápido, as vezes nem consegue ter leitura de corrente na fonte. Fonte de bancada com corrente baixa, fios finos, aciona a proteção a proteção de módulo com frequência deixando o técnico confuso.

Certificando que não foi isso, parta para os fets de entradas… verifique no gate se tem pulsos. Mesmo que por instante. Se a taxa de amostragem de seu osciloscópio for baixa para captar eventos transitórios, use o trigger em modo de disparo único ou de nível de tensão. Se não surgir, confira o controlador da fonte. Esses módulos costumam ser o próprio “pic” que gera o pwm. Então verifique a alimentação dele de 5v.

Da mesma forma o pic monitora o secundário da fonte, caso não exista tensão ela aciona a proteção.

Tira foto da placa que ajuda

Postado
  • Autor

@ohm Feliz dia do Trabalhador!

Boa tarde. A fonte de 12v tem uma queda quando aciona o remote, é uma queda bem rápida, a imagem abaixo mostra a queda no osciloscópio. Estou enviando fotos da placa também.

IMG_20260501_122624.jpg

IMG_20260501_114746.jpg

IMG_20260501_114740.jpg

IMG_20260501_114737.jpg

IMG_20260501_114732.jpg

IMG_20260501_114727.jpg

Postado
  • Autor

Esqueci de mencionar, estou usando fonte de bancada em 12.2v a 1A. É a corrente de inrush que está fazendo a tensão cair, né? Nesse caso eu preciso aumentar a corrente para uns 5~6A ?

Postado
Em 30/04/2026 às 19:02, MarceloRibeiro94 disse:

@hcobain Boa noite. Não encontrei nada em curto, mas notei que os transistores da fonte não tem absolutamente nada de tensão, a não ser os 12v. A ventoinha fica girando enquanto está em proteção, eu não achei esquema desse módulo, então fica muito difícil a análise, nunca mexi com um módulo antes pra piorar.

Kkkk igual eu quando meu modulo queimo os transistor,viro uma fumaceira e cheiro de queimado, abri tinha 2 queimado,comprei 8 ou 6 se nao me engano , no final tive que trocar todos , e detalhe tmb não trabalho com modulo ,foi uma experiência

Postado

@MarceloRibeiro94 como imaginei. A primeira proteção é por Sub tensão. Mesmo que por breve instante ela aciona a proteção, pois, em regime de trabalho provocaria, fatalmente, a queima dos mosfet’s de entrada.

Providencie uma fonte mais forte. Eu recomendo no mínimo 10A para esse tipo de módulo. Uso uma de 10A e as vezes aciona a proteção por Sub tensão.

Ocorre que a corrente de partida é normal ser alta.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.