Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dica Problemas com Wi-Fi? Veja as principais causas dos problemas de conexão

Avalie este tópico:


djsync

Posts em destaque

Está tendo problemas com a sua conexão Wi-Fi? Confira nosso tutorial com as cinco principais razões para os erros, por que elas acontecem e como solucionar.

O que pode estar atrapalhando sua rede sem fio pode ser desde danos no roteador, desatualizações do driver ou até mesmo a Internet do vizinho. Confira:

 

Problemas com o roteador

A principal causa de problemas com as redes Wi-Fi é relacionada aos roteadores, que podem estar funcionando de forma incorreta por estarem danificados ou desatualizados.

Primeiro, verifique se a luz de sinal sem fio no aparelho está acesa e piscando.Caso não esteja, desconecte o aparelho, espere 10 segundos e conecte novamente.

 

Caso ela não retorne, pode ser que seja necessário resetar o aparelho. Porém, é importante verificar antes se o firmware do roteador está atualizado. Dependendo da fabricante, você recebe a mensagem de atualização ou precisa buscar no site da empresa.

 

Problemas com Windows

wireless.jpg

Vá em "Solucionar problemas" para diagnosticar o erro e normalizar a conexão

 

Algum erro ou conflito com o próprio Windows pode ser o causador da falha na conexão, já que muitas vezes o computador não reconhece a rede sem fio. Isso pode acontecer por diversos motivos, como cabos conectados de forma errada ou falhas no adaptador de rede, por exemplo. Se, após testar se os cabos estão ligados corretamente o erro persistir, vá em “Solucionar Problemas”.

 

A ferramenta em questão pode localizar e corrigir automaticamente alguns problemas do seu computador que estejam prejudicando a conectividade. Para isso, clique no ícone da Internet no canto inferior direito da barra de tarefas, depois em “Abrir a Central de Rede e Compartilhamento” e, então, “Solucionar problemas”. Você primeiro precisa executar a solução de problemas de rede e, depois, poderá testar a conexão com a Internet.

 

Driver desatualizado

captura-de-tela-2015-01-14-as-1736231png1.png

Abra o Driver Easy e acesse a aba de ferramentas

 

Outro possível motivo para os problemas de conexão sem fio são os drivers, que podem estar com erro, desatualizados ou até mesmo faltando em seu computador.

Eles são usados pelo aparelho para se comunicar com o adaptador de rede sem fio. Quando algum driver de adaptador de rede está desatualizado, corrompido ou incompatível, podem impedir a conexão ou fazer com que a rede se desconecte repentinamente.

 

Para verificar se existe algum driver desatualizando, ou se tem algum faltante no seu dispositivo, você pode usar alguns programas, como o Driver Easy.

Ele faz uma varredura completa no seu computador, e pode ser considerada uma ferramenta essencial para mantê-lo funcionando perfeitamente.

 

DriverEasy PRO 4.7.9.32077

[magnet]magnet:?xt=urn:btih:225739ED3149E81D5F10F53DB5B3963B58C5DFA7&dn=drivereasy+pro+4+7+9+32077+crack+preactivated+karanpc&tr=udp%3A%2F%2Fopen.demonii.com%3A1337%2Fannounce[/magnet]


 

Interferência de outros eletrônicos

Não só erros de aparelhos e programas relacionados ao computador são os responsáveis por tornar a conexão do Wi-Fi lenta ou inexistente, já que a interferência de outros dispositivos também pode causar o problema. O telefone sem fio, a babá eletrônica e até mesmo o microondas podem ser os causadores dos erros de conexão.

 

WiFiChannelIllustration-1.png

Alterar o canal da rede Wi-Fi pode aumentar a velocidade da sua Internet

 

Isso acontece por causa da frequência na qual cada aparelho eletrônico doméstico funciona, que, muitas vezes, pode interferir na de outro dispositivo.

A maioria dos problemas com os telefones sem fio, por exemplo, envolve produtos que operam em 2.4 GHz, o que pode atrapalhar redes 802.11g ou 802.11n de canal único.

O mesmo problema de interferência pode ocorrer por causa da rede sem fio do seu vizinho. Isso porque a maior parte dos aparelhos Wi-Fi operam em uma faixa de frequência de 2.4 GHz, que pode acabar ficando “congestionada”. Nesse caso, troque o canal da sua rede para tentar solucionar o problema.

 

Distância entre aparelhos

ttt.jpg

Repetidores ajudam a melhorar sinal da internet

 

Ainda, a distância entre o computador, notebook ou demais dispositivos e o roteador é outro fator importante a ser levado em conta. Quanto mais próximos, mais chances da conexão funcionar melhor e mais rápida. Isso porque quanto mais perto, mais forte será o sinal. Quanto mais longe, mais difícil será de captar um sinal com qualidade.

E vale lembrar que paredes também funcionam como interferência. Para solucionar esse problema, você pode investir em repetidores de sinal e conseguir uma melhor conexão para toda a sua casa.


 

Faça um mapa da rede wifi de sua casa com Ekahau HeatMapper

Tutorial-HeatMapper-01.jpg

 

1 – O HeatMapper da Ekahau permite, através do uso de um computador portátil ou tablet com Windows, identificar a qualidade do sinal, e através de um mapa (que pode ser fornecido ou desenhado por si à escala), identificar a intensidade do sinal Wi-Fi ao longo de sua casa. Recomendamos que caso tenha uma digitalização do mapa de sua casa, que utilize esse mesmo mapa para garantir maior precisão.

Tutorial-HeatMapper-02.jpg

 

2 – A aplicação irá identificar quais os pontos de acesso existentes na proximidade, e ser-lhe-ão dadas instruções sobre como dar início ao mapeamento de sua casa. Siga as instruções indicadas no lado direito, dando pequenos passos e pressionando no botão de “nova localização”, repetindo o processo ao longo de cada divisão de sua casa.

Tutorial-HeatMapper-03.jpg

 

3 – Assim que tiver terminado o processo, e repetido ao longo das várias divisões de sua casa, poderá clicar com o botão direito e escolher para terminar os processos. Ser-lhe-á apresentado um mapa colorido com a indicação dos pontos mais fortes e mais fracos do alcance da sua rede doméstica.

 

Ekahau HeatMapper

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.


 

Teste a velocidade da sua rede Wi-Fi com o NetStress

Tutorial-NetStress-01.jpg

 

1 – O NetStress é uma aplicação muito simples e eficaz para medir a largura de banda existente entre dois computadores, sendo particularmente útil para comprovar o bom (ou mau) desempenho da sua rede doméstica entre dispositivos. Para tal é recomendável que utilize um computador ligado através de cabo de rede ao seu router, e que permita à aplicação acesso de administrador às definições da sua firewall.

Tutorial-NetStress-02.jpg

 

2 – De seguida pegue num segundo computador (portátil ou tablet com Windows) e ligue-o à sua rede doméstica pela rede Wi-Fi. Aceda às propriedades da sua ligação de rede e verifique qual o endereço IP do segundo computador, colocando esse endereço no NetStress, instalado no primeiro PC, onde indica “Remote Receiver”, e clique para iniciar o teste.

Tutorial-NetStress-03.jpg

 

3 – O NetStress irá medir a velocidade entre o computador emissor e o receptor, criando assim um gráfico que lhe permitirá der uma ideia da velocidade média permitida pela sua rede doméstica. Vá movimentando o computador receptor para verificar qual o impacto da localização do mesmo no desempenho da rede. Poderá terminar o teste quando desejar.

 

fonte: djsync, pcguia e techtudo

Editado: por o__rionTG
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...