Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ativar 555 com TIL78

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Oi gente bom dia.

Desculpe a ignorância, é que sei pouco sobre eletrônica (me formei em 99 e nunca mais mexi, embora seja apaixonado) e fiz um circuito para acionar um 555. Até ai ok.

Mas gostaria de aciona-lo com o foto transistor TIL78.

Eu até coloquei um foto acoplador para simular o til32 e o til 78 trabalhando pois não Achei eles no Proteus. No proteus funcionou mas não sei se a configuração para O TIL 32 e O TIL78 seria essa mesmo.

Alguém teria um esquema pra me ajudar? Na foto está o circuito

Abração para todos

Capturar.JPG.b711ed72167f947bbaf58b072a507539.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonardo Silveira, Boa Tarde.

Primeiro, sugiro que veja este tópico:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Quanto a sua questão, veja se isso ajuda:

sensor_2.jpg.99ba1c222f39979a377b5a4a129777af.jpg

Link para o comentário

Em 07/05/2015 às 15:24, hds-tec disse:

@Leonardo Silveira, Boa Tarde.

Primeiro, sugiro que veja este tópico:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Quanto a sua questão, veja se isso ajuda:

Fala rapaz, beleza?

Fiz lá a apresentação no fórum obrigado.

Esse circuito parece que dá certo sim.

Você sabe se posso fazer isso?

5957a939877dc_LIGAAO.jpg.786fe6d8e1925e9b049d13f30109a032.jpg

Link para o comentário

Em 07/05/2015 às 16:19, hds-tec disse:

Deve funcionar sim.

Basta verificar a tensão que irá manter o pino 2 positivo enquanto o TIL78 estiver inoperante (no corte), alterando a tensão e o resistor da sua imagem, que está em 1v e 10k.

Fala rapaz.

Seguinte... até funcionou. O Transistor excitou o pino 2 do 555 mas não é o que quero.

O que quero é que ele excite o pino 2 por um tempo mínimo. Apenas 1 pulso rápido. Para que o 555 temporize um LED.

O que está acontecendo é que ele está excitando direto o pino 2. Fazendo com que o 555 mantenha o led aceso o tempo todo e só apagando quando eu interrompo o Infra Vermelho.

Sabe um jeito disso acontecer?

Condição:

Infravermelho é recebido pelo TIL38, mas não é cortado.

TIL38 dispara o 555 que acende e apaga o led temporizado. Mas o infravermelho ainda não foi cortado.

Se você puder me passar seu e-mail. Posso até te pagar por essa consultoria.

Abraço

Link para o comentário

@Leonardo Silveira, agradeço sua oferta, mas neste caso, não precisa nada disso.

Estamos aqui para nos ajudar e com isso, todos aprendemos.

Voltando ao assunto...

Explique melhor como irá utilizar este circuito:

Se é como um controle remoto, em que a cada disparo do TIL32 irá gerar uma temporização no 555 ou como uma barreira óptica, onde o TIL32 ficará aceso durante todo o tempo e após algo cortar este feixe acontece o disparo.

Link para o comentário

Em 07/05/2015 às 18:31, hds-tec disse:

@Leonardo Silveira, agradeço sua oferta, mas neste caso, não precisa nada disso.

Estamos aqui para nos ajudar e com isso, todos aprendemos.

Voltando ao assunto...

Explique melhor como irá utilizar este circuito:

Se é como um controle remoto, em que a cada disparo do TIL32 irá gerar uma temporização no 555 ou como uma barreira óptica, onde o TIL32 ficará aceso durante todo o tempo e após algo cortar este feixe acontece o disparo.

Seria barreira ótica.

Pode ser com 2 tipos

1 ) O til 32 fica direto aceso sobre o til 78 e acontece um corte de luz (momentâneo ou permanente) e o 555 dispara e depois desliga sozinho

2 ) O til 32 fica aceso direto mas com a luz interrompida. Quando a luz é liberada (momentânea ou permanente) o 55 dispara e depois desliga sozinho.

Ele vai ficar dentro de uma rodinha cheia de furos. mas o tempo que a luz é cortada ou liberada tem que ser indiferente para o 555.

Quero apenas um pulso nele, apenas para ele começar a temporizar. Mesmo que a luz fique direto sobre o til38 o 555 tem que disparar e desligar

giro.JPG.62d77014e536e4b99bdeb5fe34a00f08.JPG

Link para o comentário

Entendi.

O problema é que o 555 trabalhando nesta configuração, para não disparar, tem que manter o pino 2 em nível alto.

Se o pino 2 receber um pulso negativo (nível baixo), o 555 dispara pelo tempo programado e retorna ao estado inicial.

Mas isso só acontece, se o pino 2 receber um pulso negativo e retornar para o estado alto antes do tempo programado acabar.

No exemplo que mostrou, se a tal rodinha girar muito rápido, o TIL38 irá sempre "ver" o TIL32 aceso e manterá o pino 2 do 555 sempre em nível baixo e o led ficará aceso o tempo todo.

Passando mais detalhes do seu projeto, pode-se ter outras alternativas, inclusive com outros componentes.

Link para o comentário

Em 07/05/2015 às 22:38, hds-tec disse:

Entendi.

O problema é que o 555 trabalhando nesta configuração, para não disparar, tem que manter o pino 2 em nível alto.

Se o pino 2 receber um pulso negativo (nível baixo), o 555 dispara pelo tempo programado e retorna ao estado inicial.

Mas isso só acontece, se o pino 2 receber um pulso negativo e retornar para o estado alto antes do tempo programado acabar.

No exemplo que mostrou, se a tal rodinha girar muito rápido, o TIL38 irá sempre "ver" o TIL32 aceso e manterá o pino 2 do 555 sempre em nível baixo e o led ficará aceso o tempo todo.

Passando mais detalhes do seu projeto, pode-se ter outras alternativas, inclusive com outros componentes.

Poxa vida.

Mas tá bom. to pensando em resolver isso mecanicamente, fazendo um furinho mega pequeno no disco para passar bem pouco infra vermelho.

Será que com um furo de 0.8mm o Til38 libera pro 555?

Desenhei a ideia pra você ver. Mas não perde seu tempo com isso não. É só um circuitinho sem utilidade pratica. Só mesmo pra brincar.

disco-page-001.jpg.a74a1438b187f5102cfa93bc4fec9e5f.jpg

Link para o comentário

Em 07/05/2015 às 18:42, byte disse:

Tenta ligar o pino 4 do 555 ao coletor do U2.

CARACA GAROTO. FUNCIONOU

Se deixar a luz direto sobre o TIL78 nada acontece com o 555, mas se cortar a luz, momentaneamente ou permanentemente ele temporiza.

No meu caso tá sendo mais fácil cortar a luz dele que disparar a luz sobre ele.

Obrigado pela ajuda.

Link para o comentário

Em 07/05/2015 às 22:38, hds-tec disse:

Entendi.

Obrigado pela ajuda meu amigo. Foi TOP

Link para o comentário

@Leonardo Silveira, você disse "É só um circuitinho sem utilidade pratica. Só mesmo pra brincar."

Mas é assim que se aprende. E muito.

Parabéns por ter resolvido a questão.

Para finalizar, é só alterar a sua primeira mensagem, clicando em Modificar e alterando o prefixo do tópico para Resolvido.

Boa Sorte!

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...