Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Notebook HP 1000 - placa mb a02 - totalmente parado

Featured Replies

Postado

Notebook HP 1000 - placa mb a02 - totalmente parado

Esse note esstá totalmente parado. Só tem 19 volts na entrada, no restante do note sem tensão alguma.

Com o processador no soquete as bobinas:

L6610 , L6620 L6710 - 5,8 ohms e bepando

L6500 - 19 ohms e bepando

O que fazer agora?

Postado

tem esquema da placa? tem que analisa ai, e identificar as bobinas dos 3 e 5v, e ver se não a curto nessas linhas

Postado
  • Autor

Boa tarde infelizmente não tenho o esquema e nem a bios. Você poderia mandar os links para mim.

Me explique porque tem sempre que ter as tensões de 3v e 5v.

Obrigado.

Postado

Boa tarde infelizmente não tenho o esquema e nem a bios. Você poderia mandar os links para mim.

Me explique porque tem sempre que ter as tensões de 3v e 5v.

Obrigado.

Amigo, boa noite!

Cada placa tem sua sequencia de start, apresentada no esquema elétrico da mesma.

Em resumo, bem resumido mesmo e de forma mais simples rsrs, as tensões vão "aparecendo" conforme a maquina vai ligando.

Normalmente a placa em Standby, o estado antes de pressionar o power, ela apresenta 19V 3V e 5V.

Estas tensões digamos que sejam as principais, caso não tenha elas, não vai ter as outras.

Não sei se viu ainda, mas aqui no fórum tem os vídeos do @infosquad mostrando como funciona a sequencia de start de uma maquina. Caso ainda não tenha visto os vídeos, é de suma importância ve-los.

Link para os vídeos -> Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.

Referente a sua placa, vai lá na pag 7 do esquema e passa pra gente o que encontra no U6100 e nas Bobinas...

Postado
  • Autor

Ok estou com esquema e estou vendo os vídeos do funcionamento do start da placa, vou testar e coloco o resultado. Obrigado à todos.

Postado
  • Autor

Bom dia

Agora com o esquema e os vídeos que o colega me enviou o link, estou estudando e ficou mais claro.

Tenho as tensões de 3,3v e 5v. A bios tem as tensões de 3,3v nos pinos 3,7 e 8. O Super I/O só tem 3,3v no pino 1 e no último pino. Mesmo assim a placa não liga.

Postado

Confira se sao essa duas KBC: winbond 25Q80 - 1024kb - U511

PCH: winbond 25Q32 - 4096Kb - U520, se sim pode usar essas duas aqui Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.

Postado

neste caso, se você tem os 3 e 5v, eu regravaria bios pra teste

Postado
  • Autor

Tenho as tensões de 3,3v e 5v. A bios tem as tensões de 3,3v nos pinos 3,7 e 8. O Super I/O só tem 3,3v no pino 1 e no último pino.

o CI U6100 temos:

VREG3=3V

VREG5=5V

VREF=2V

NÃO TEMOS NESTE CI:

PINO 23=0V DEVERIA TER 5V

PINO 19=0V DEVERIA TER 5V

PINO 18=0V DEVERIA TER 5V

PINO 14=0V DEVERIA TER 5V

Alguem pode me orientar, pois regravei as duas bios e mesmo assim a placa não starta ou seja não liga.

Mesmo assim a placa não liga.

Postado

amigo qual é o super i/o  que tem nesta placa ??    qual é o chipset intel    ??    pode ser  este bga    ou  I/O  ? 

Postado
Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., amigo, qual tensão tu tem no pino 1 do u6100? Tu pode levantar a L6150 e ver se aparece os 5v no pad da placa também. E ver se tem algum curto nessa bobina em relação ao terra.
Postado
  • Autor

Boa tarde

O CI U6100, no pino 1=0 volt

L6150 aberto não tem tensão em nenhum dos lados.

Fui verificar o IO, e percebí que a tenção de VCC no pino 11 que deveria ter 3,3v = P3v3s_EC_VCC, que é originada de P3V3S, ambos não tem a tensão de 3,3 volts.

Nos pinos de VSTDBY, temos os 3,3v de P3V3AL_EC_STDBY que originado de P3V3AL

Creio que o defeito está por aqui pois a tenção VCC, é quem alimenta o IO.

Procurei em todo o esquema onde se origina a tensão P3V3S e não conseguir. Se algum colega souber onde acho a origem desta tensão, peço que me oriente e me digam o que acham do que eu já encontrei até agora.

Pergunta, o processador poderia causar esse defeito?

Postado

Boa noite!

Vamos verificar primeiro o u6100,

3v3al o al quer dizer all present = tensão presente quando conectar o carregador,

3v3s o s quer dizer standby= tensão ira aparecer após a máquina ligar.

Quais tensõs tm nos pinos 2,5,6,7,24, do u6100

Ja verificou os mosfets q6100, q6101, q6150, q6151?

Postado
  • Autor

Pessoal, medí o Q6301 na placa e estava em curto. Retirei ele da placa, medí e continuava em curto. Depois que esfriou já não estava em curto. Os contatos da placa onde estava o transistor, entre o dreno e o source está com resistencia muito baixa nas duas direções e este transistor está ligado no CI U6300. Serie ele com defeito?

Postado

Na verdade o U6100 faz o chaveamento desses dois mosfet's amigo,e se a placa não tem 3VA (3 V Always) não adianta regravar Bios, pois são dessas tensões que surgem quase todas as outras.

Se você viu que esse Q6301 está em curto é bom trocar!

Qual a tensão no Pino 1,6,14,16 e 18  do U6100?

Postado
  • Autor

Vanos lá:

Ü6100 pinos: 3=2v=VREF,  8=3,3V  17=5V  16=19V

2,5,7 E 24 SEM TENSÃO

Postado
  • Autor

Vanos lá:

Ü6100 pinos: 3=2v=VREF,  8=3,3V  5=3v 17=5V  16=19V

2,7 E 24 SEM TENSÃO

Pads

6103=3v

6105=5v

6110=0v

6150=0v

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.