O fórum é para quem quer informação. Seja o cara técnico, motorista, enfermeiro, cozinheiro ou o que for. Dependendo, o cara pode ajudar e ser ajudado pelas informações daqui.
Eu não sou "técnico certificado", e mesmo assim já consegui contribuir com um colega aí, só porque eu já tinha usado um módulo parecido do dele.
Não sei como é aí em Portugal, mas aqui nada proíbe qualquer um de pegar um voltímetro e checar diodos e transístores. Ou pegar um osciloscópio e ver se tem sinal num barramento e se a CPU tem cara de vida.
E, de mesma forma, nada me proíbe de cozinhar. Eu faço um peixe assado no alumínio, com paprika, sal e alho, que é uma delícia. Não é contra nenhuma lei daqui fazê-lo.
Triste seria o mundo se fôssemos limitados a apenas uma coisa. Já pensou? Você não é eletricista, é eletrônico. Para consertar a tomada de sua casa você é obrigado a chamar um eletricista. Não tem cabimento. Para trocar a pastilha da moto, ser obrigado a ir no mecânico... para remendar o bolso da calça, obrigado a ir numa costureira....
Qualquer pessoa realmente livre pode aprender a consertar tomada, usar chave allen e trocar a própria pastilha de freio, remendar um bolso de calça. E cozinhar. Não assumir esses papéis significa se auto impôr uma limitação desnecessária, tão inútil quando "as mulheres não devem dirigir automóveis" que era voga na primeira metade do século passado.
E, por que não, qualquer um pode aprender a ver se um capacitor deteriorou, se uma ventoinha perdeu eficiência por excesso de sujeira ou mancal gasto, se a ponta de um conector flexível oxidou. É claro que alguém sem equipamento adequado não conseguirá trocar um BGA (e nem terá o BGA para trocar), e isso será coisa para uma assistência técnica. Mas não concordo que devemos nos abster de fuçar. As vezes o problema é simples. As vezes não. Meu note, por exemplo, já tive que trocar o teclado dele.... operação facílima, comprando a peça no ML. Se mandasse para assistência ficaria dias sem ele.
Então não entendo a censura que vocês fazem a quem quer aprender algumas coisas aqui. Quando entrei não estava escrito "exclusivo para técnicos certificados". Confere, moderação?
Não entendo também o "joinha negativo" que você me deu. O que é isso? É para espantar quem não é técnico?
A mensagem que você me dá é "vá embora do nosso quintal"? O quintal é seu?
Eu sou fução sim, com muito orgulho. Na minha vida já deixei queimar comida, já destruí aparelho por acidente elétrico (um inversor pré-histórico a transistor "rabo quente", onde quente = 300V), já esqueci de apertar parafuso. E daí? Aprendi, e agora sei arrumar minha moto, fazer minha comida, e tenho razoável desenvoltura com eletrônica industrial.
Se olhar para as mensagens deste forum, vai reparar que o pessoal fuça até descobrir o defeito. Seja o cara técnico ou não. 99% daqui é fuçador. Nem todos defeitos estão nos "problemas resolvidos", e o cara tem que fuçar. Caramba, tem gente aqui fazendo ME em forno, raios. E depois eu é que sou fução??
A informação deveria ser livre, para cada um usar na quantidade que queira. Essa é a idéia do fórum e da nossa civilização.
Não quer ajudar, não ajude. Ninguém te obriga. Mas chegar ao ponto de dar "joinha negativo" porque outro cara quer informação e você acha que não pode ter.... é o fim da picada.