Jump to content
  • Content Count

    930
  • Avg. Content Per Day

    0.38
  • Joined

  • Last visited

  • Credit

    323
  • Country

    Brazil

Community Reputation

90 medal 1

About Oseiasgs22

  • Rank
    Membro Elite

Personal Information

  • Sexo
    Undisclosed
  • Location
    Belém / Pará / Brasil

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. Pois é... Agora é criar coragem pra sair removendo componente, tomara que não seja o U60.
  2. Bom dia, meu brother! Deixei essa placa encostada todos esses dias, porque tive que fazer outros serviços mais importantes, e ontem resolvi analisa-la novamente. Dessa vez usando o teste de continuidade (que até então por displicência não havia feito) nas bobinas, cheguei na PL20 que está medindo continuidade com o terra, e descobri dessa forma, que o problema dessa placa é curto na linha de 1_8VRUN. Essa placa não tem serigrafia pros capacitores cerâmicos, só pros de tântalo, o que já dificulta tudo. Nessa linha encontrei o PC176 que é ligado a essa linha, e mais dos capacitores SMD, que provavelmente também fazem parte dela, medindo curto total, removi os três pra testar fora, e os três estão bons, o PQ72 e PQ82 foram retirados e também estão bons. Continuei a medição e encontrei lá pra frente nada menos que 10 capacitores SMD também em curto total, presumo que são da mesma linha de 1_8VRUN . Então retirei a PL20 e injetei tensão do lado que apresenta curto, nenhum desses capacitores esquentou, o que esquentou pouca coisa (na verdade ficou apenas morna) foi o U60, que é um chip de memória da GPU, que recebe essa tensão de 1_8VRUN. Eu tô criando coragem pra remover esses 10 capacitores, pois de duas uma, ou tem algum capacitor desse em curto, ou o defeito é no próprio chip de memória, não quero acreditar que seja essa memória, pois ela é soldada por BGA, se eu a remover antes, e não for, ela vai ficar perdida, pois não tem como eu ressoldar. Cruzando os dedos pra ser um desses capacitores, e não ela.
  3. As medições nas bobinas devem ser feitas em escala de continuidade (bipe) pra ver se não tem alguma dando continuidade com o terra ou escala hominica.
  4. Que bom que eu acertei uma, pois a explicação do mestre foi semelhante a minha num contexto geral. Kkk.
  5. Sim, quando a placa tá em curto o carregador já desarma por proteção, mas no caso de usar uma fonte assimétrica pra testar, em que ela não desarma, não é bom dar sopa pro azar, porque já vi casos em que a pessoa remove o buck converter e mesmo assim torrar coisa lá pra frente, inclusive tem vídeo sobre isso.
  6. O PWM primário é responsável por gerar os 3 e 5 v que vão pro restante da placa. Ele recebe 19v da fonte em um de seus pinos e gera essas duas voltagens, se alguém renove esse Buck converter e liga a placa, pode ocorrer desses 19v que vem do carregador, passar direto e queimar coisas lá pra frente.
  7. Esse aqui vai até 50 o ajuste do backiligt, vou deixar no máximo em 30. Obrigado pela dica.
  8. Como eu disse, mesmo essa placa não aparentando sujeira, eu lavaria com álcool isopropílico ou com outros agentes que citei, levaria pra uma estufa, ou levaria ao sol, ou levaria pra aquele outro lugar que uns e outros aqui condenam, pra ver se mudaria alguma coisa. Pode tentar regravar ou atualizar o BIOS, mesmo que possa não ser o caso, mas toda tentativa é válida.
  9. Bom, já peguei uma placa mãe que ligava e não dava vídeo, e o culpado era um capacitor eletrolítico de 16v perto do slot de memória. Já peguei uma placa que ligava e travava dentro da área de trabalho, e o culpado era um capacitor de filtro da linha do processador, e já peguei uma placa que ligava, dava vídeo e depois de alguns minutos, o vídeo ia embora, e o culpado era um capacitor que ficava ligado ao mosfet que alimentava a Ponte Norte. Pode acreditar, capacitor é danado pra dar defeito e deixar a gente perdido, é por isso que um técnico não pode abrir mão de um medidor de ESR e de capacitância.
  10. Foi justamente por isso que eu disse que DESCONHEÇO uma situação em que possa haver curto ou fuga, e a placa ligar, dar vídeo e só depois desligar. Como você disse que acha que teria algum curto, eu pedi pra fazer esses testes, confirmou o que eu disse. Bobinas não entram em curto, o que pode acontecer com elas, é abrir, mas isso acontece em bobinas SMD, não nessas de placas de desktop. O que entra em curto é algum componente que vai ligado à linha dela, e já que todas estão sem medir continuidade com o terra, acho muito improvável algum componente em fuga ou em curto. Mas espera os outros falarem alguma coisa também.
  11. Assim, quando algum componente entra em curto ou tá com fuga, a fonte desarma como proteção e o equipamento não liga. Se o curto ou fuga for num componente da fonte primária, o que pode ser observado com a fonte assimétrica, a placa sequer liga. Quando o curto ou fuga é em alguma fonte secundária, de tensões transferidas, a placa pode ligar e desligar logo em seguida, ou reiniciar de forma intermitente, mas sem gerar vídeo. Eu sinceramente desconheço uma situação em que a placa possa estar em curto ou fuga em algum componente, e mesmo assim ligar, dar vídeo e só depois de algum instante desligar. O ideal seria fazer o teste de continuidade nas bobinas, se encontrar continuidade com o terra em alguma delas, remover pra tentar isolar o possível curto, e com auxílio do esquema, procurar e testar componentes ligados à ela. Mas como eu disse, nunca vi placa em curto ou fuga chegar a ligar e dar vídeo, mas tem os amigos aqui muito mais experientes que eu, que já devem ter visto de tudo, é esperar um deles aparecer pra poder dar um outro norte as análises. Ps: Eventualmente testar usando outra fonte seria bem vindo!
  12. Se a placa liga e dá vídeo, e isso acontece quando ela quer, não vejo que possa ser algo diferente disso, além capacitor com problema. Eu tentaria esse procedimento, se não resolvesse, tentaria ir pra capacitores e depois outros componentes, se não fosse resolvido com esses dois procedimentos.
  13. Acredito que possa ser solda fria. No teu caso eu lavaria a placa com álcool isopropílico e colocaria pra secar numa estufa ou forno elétrico, com temperatura controlada, por umas duas horas. Pode lavar também com água e sabão neutro, ou água e sapolium líquido e secar nos equipamentos que citei. Tem muita gente ortodoxa aqui e que talvez vá condenar o que eu falei. Mas sempre faço isso, e conheço pessoas que trabalham há anos consertando placas mãe e placa de vídeo e usam esse recurso. Já fiz muita placa com problema intermitente devido a oxidação e solda fria voltar a funcionar com eesse procedimento.
  14. Apesar da placa ter funcionado normalmente, fiz a troca dele, montei o note e entreguei o equipamento ao cliente.
  15. Já editei! Infelizmente vou ter que mandar pra autorizada fazer o serviço, as barras de LEDs ficam embaixo de uma chapa metálica que serve como dissipador de calor, e essa chapa é presa com arrebites, além do que tem que remover o display pra fazer isso. Não tem a menor possibilidade de eu remover o display, não tem espaço apropriado aqui, muito menos tenho ferramenta pra tirar e depois colocar os arrebites. Na possibilidade de ter um prejuízo de mais de 2000 reais, prefiro pagar pra autorizada, se eles quebrarem meu display, eles se responsabilizam em colocar outro.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...