Parece que WhatsApp e Telegram vão começar a sair da zona de conforto. Não que esses apps já não façam seus esforços para continuarem relevantes no mercado, mas, agora, o incômodo será maior: a Google está transformando o Google Allo, seu mensageiro instantâneo, num comunicador definitivo que vai integrar todo o ecossistema da gigante das buscas – e tudo em português!
Completamente localizado para o nosso idioma, o app, agora, traz recursos exclusivos pensados e adaptados para o usuário brasileiro. “É preciso trazer os aspectos culturais, as gírias, os dialetos. Fizemos isso pensando no usuário brasileiro”, afirmou Valdir Leme, head de marketing da companhia para o Brasil, em evento no qual o TecMundo esteve presente, na manhã desta segunda-feira.
Três novidades: três pilares cruciais
Três destaques importantíssimos foram endossados pela empresa durante a revelação das novidades: expressão, inteligência e o Google Assistente. Tudo isso utiliza o machine learning da própria Google, isto é, a capacidade do sistema se aprimorar conforme é utilizado.
Mais de 100 adesivos locais foram adicionados ao mensageiro. O português é o terceiro idioma do Google Allo. Até o momento, ele estava disponível somente em inglês e alemão.
O Google Assistente
Quantas vezes você estava num bate-papo e precisou sair da conversa para fazer uma busca no Google? No Allo, você pode conversar com o Google diretamente, sem sair da conversa, através do assistente, o recurso que entende seu mundo e ajuda você a realizar tarefas diárias. Para acessá-lo em qualquer bate-papo, basta adicionar @google à conversa. Você ainda pode conversar diretamente com o assistente e fazer perguntas diversas sempre que precisar.
Faça planos: você convida o seu amigo para um passeio no parque, mas não sabe se vai chover? Basta digitar @google e perguntar qual a previsão do tempo. Você ainda pode perguntar ao assistente sobre os filmes em cartaz no cinema e encontrar estabelecimentos próximos de (como farmácias, restaurantes, mercados etc). E para chegar até lá, você pode pedir para ele traçar uma rota.
Consiga respostas: com o assistente, você descobre se o seu time do coração ganhou o jogo de futebol no fim de semana, como está o trânsito para chegar ao trabalho e qual a letra daquela música de seu cantor favorito. Os testes apresentados durante o evento foram bem-sucedidos – mesmo com algum barulho externo, a captação de voz do assistente é muito boa.
Peça para o assistente te contar uma piada ou jogar um jogo – você pode, por exemplo, competir com seus amigos em quem consegue adivinhar qual é o filme baseado em uma série de emojis. Você também pode se divertir batendo um papo com o Allo. Teste dizer “quem é a sua mãe?”, “eu sou o seu pai” ou até mesmo um trecho da música “vou negando as aparências”. Os usos são diversos.
Adesivos brasileiros e mais expressão
Todo bate-papo fica mais agradável com recursos visuais como imagens, emoticons e adesivos. Pensando nisso, o Google juntou um time de cinco designers gráficos para criar mais de 120 adesivos que dão vida a gírias e expressões tipicamente brasileiras, como "sambou na cara", "miga, sua loka" e "mano".
Além disso, o Allo permite tornar emoticons e textos maiores ou menores arrastando o botão "Enviar" para cima ou para baixo e fazer rabiscos nas suas fotos para personalizá-las antes de enviá-las.
Respostas Inteligentes
O Google Allo também ajuda a responder às suas mensagens rapidamente, sem ter que digitar nada. Com as Respostas Inteligentes, você tem sugestões de resposta com base no contexto da sua conversa. Por exemplo, você pode enviar um "sim" rápido como resposta para um amigo que perguntou "Você está chegando"?
As respostas inteligentes também sugerem comentários para fotos. Se o seu amigo enviar uma foto do bichinho de estimação dele, você verá sugestões como "Ahhh, que fofo!". E mais: ele aprende e se aprimora com o tempo graças à tecnologia de aprendizado de máquinas, que já mencionamos nesta matéria, ajustando-se para sugerir respostas que são a sua cara.
O Google Allo foi lançado em setembro para Android e iOS. Eis um concorrente de peso para, enfim, bater de frente com WhatsApp e Telegram, não é mesmo? A Google também estuda uma versão web para sua nova cria. “Há muita demanda”, pontuou. Dê sua opinião sobre o assunto.
Allo recebe primeira atualização; atalhos de apps, resposta rápida e mais.
Fonte: Tecmundo.com.br
Não deixe de comentar o assunto e deixar seu