Olá a tds, sou ziula e quero aprender sobre placa mãe. E encontrei vocês, depois de procurar bastante. Tenho conhecimentos de informática (nota 1) e de eletrônica (nota 2), em uma escala de 0 a 10, onde 0 é péssimo e 10 é excelente. Mas, ainda assim, acredito que posso me desenvolver, principalmente em um ambiente como o de eletronicabr.com . Então agradeço a todos pelo que já publicaram e pelo que vão publicar... Espero que um dia também possa dar a minha colaboração.
Meu nome é Luiz Antonio Castro, não sou técnico, moro em Santos/SP e quero aprender sobre placas mãe de desktop. Tenho feito alguns estudos para compreender melhor as arquiteturas dessas placas, suas sequências de partida, por que não partem quando têm defeito e, então, tento localizar o defeito e consertar a placa, até que ela dê vídeo (imagem). Atualmente estou tentando fazer uma mobo funcionar, até dar imagem, mas faltam dados de esquema, que não tenho. Medi certas tensões e encontrei bem, como as de V Core, a tensão de alimentação do PWM dos MOSFET de alta e de baixa, mas desconfio que há curto na alimentação das memórias DDR3. A mobo é Brazilpc G41NT-D3 e procuro encontrar e baixar o esquema, a BIOS e boardview dessa placa. Então, se for admitido por vocês, isso será ótimo, porque além de tentar obter essas info, ainda terei acesso a outros conteúdos de valor. Muito obrigado
Abração.
Luiz Antonio