Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Romeu Correia

Membros
  • Posts Por Dia

    0
  • Posts

    15
  • Registrado em

  • Última visita

  • Créditos EBR

    11 [ Doar ]

Tudo que Romeu Correia publicou

  1. Obrigado Well7487, mas eu ainda não tenho permissão para baixar este arquivo. Aparentemente eu abri o tópico erroneamente, não deveria ter aberto uma solicitação de esquema e só percebi isso agora. De qualquer forma, muito obrigado pela boa vontade.
  2. Obrigado João Victor, mas eu ainda não tenho permissão para baixar este arquivo. Aparentemente eu abri o tópico erroneamente, não deveria ter aberto uma solicitação de esquema e só percebi isso agora. De qualquer forma, muito obrigado pela boa vontade.
  3. Obrigado pela dica João Victor. Você sabe me dizer exatamente qual seria a bobina? Existem duas bobinas próximas dessa localização. Adicionalmente será que seria somente o desligamento da bobina? Já vi casos em que o esquema indica a alteração por exemplo de um sinal de nível lógico baixo para nível lógico alto ou vice e versa, através da alteração de um resistor por exemplo. como não tenho o esquema dessa placa, tudo pra mim é uma incógnita. De qualquer forma muito obrigado novamente
  4. Pessoal, Estou com um notebook HP Pavilion DM4-1055BR apresentando problemas na GPU dedicada (AMD Radeon HD 5000 séries). No Windows 7 eu conseguia desabilitar o driver dela e o notebook funcionava normalmente somente com o video integrado do processador, porém no Windows 10 por mais que eu tente desinstalar o drive e software da GPU dedicada, o sistema operacional volta a instalar. Não tenho o esquema elétrico dessa placa mãe e gostaria de saber se alguém teria as configurações de "Discrette" e 'UMA' para desabilitar fisicamente a GPU dedicada ou possa me fornecer o esquema elétrico da placa mãe que acredito ter essas informações. Obrigado
  5. Bom dia Ironman, Verifiquei os resistores r1248 e r1249 como vc sugeriu e encontrei o r1249 na condição aberta. Substitui o mesmo e verifiquei novamente as tensões no fet U23 e confirmou-se a queda de tensão do gate para 5,88V e 19V para o source e o dreno. As tensões nas bobinas e no circuito de carregamento da bateria também voltaram ao normal. Confirmei a ausência de consumo usando a assimétrica e liguei a máquina. Finalmente o problema foi resolvido e a máquina ligou. Quero agradecer a você em especial e a todos os que me deram suporte nesse processo, pois sem vocês com certeza não teria sido bem sucedido. Moverei esse tópico para Resolvido. Muito obrigado novamente pessoal.
  6. Boa tarde Curtolo, Desculpe-me pela demora em retornar, mas tentei ontem encontrar o diodo D5 em algumas lojas daqui da minha região, porém infelizmente não achei, dessa forma resolvi soldar os componentes que eu havia removido de volta e fazer as medições. Primeiramente verifiquei se havia continuidade após a soldagem da bobina B63 e o resultado foi positivo. Depois injetei 3V no jack usando a assimétrica e não houve indicação de consumo de corrente. Depois injetei 19V no jack e medi as tensões no Mosfet U23 e encontrei o seguinte: Source 19,1V Dreno 0V Gate 18,5V (acho que isso é ruim, alta tensão no Gate e 0V no Dreno) Continuo não achando mais nenhuma tensão nos terminais de carregamento da bateria, nem nas bobinas. Sem remover os Mosfets Q83 e Q84 da placa, medi as tensões neles também e obtive os seguintes resultados: Q83 Source 0V Dreno 0V Gate 0V Q84 Source 0V Dreno 18,2V Gate 0V Embora já tenha baixado o esquema e apesar de quebrar muito a cabeça tentando decifrar alguma coisa, admito que preciso aprender muito mais para fazer uma análise lógica do circuito e realmente continuo precisando da sua ajuda. Como eu havia dito no início, esse notebook é de um colega e gostaria de continuar tentando até o final, porém talvez isso não seja possível. Caso isso ocorra, quero agradecer a todos que me ajudaram até agora e também poder contar com vocês para futuras consultas. Muito obtrigado
  7. Bom dia Curtolo, Realmente vc tem toda a razão com relação à aferição de instrumentos. Eu estou esquecendo de tantos coisas que aprendi na minha vida profissional trabalhando numa multinacional da indústria aeronáutica onde tínhamos mais de 15 auditorias anuais e onde uma simples falta de calibração de um instrumento poderia nos trazer uma dor de cabeça enorme como o recall de uma turbina em virtude da dúvida causada por um dimensionamento de um instrumento não calibrado que poderia levar à falha do equipamento com possíveis perdas humanas. Obrigado pela confiança na concessão de um joinha e espero não decepcioná-lo. Talvez não consiga adquirir o diodo hoje nem amanhã devido ao carnaval, mas desde já agradeço pela ajuda e assim que tiver uma nova posição, entrarei em contato.
  8. Olá paoknt, Embora já tenha feito essa medição, vou repeti-la conforme vc sugeriu, principalmente em função do problema que eu reportei à respeito do meu multímetro. Embora o diodo D5 não esteja nessa linha, vc não acha que seria interessante substitui-lo antes do teste com a assimétrica? Lembrando que eu não posso fazer essa substituição sem ter a especificação do mesmo (ainda não tive acesso a essa parte do diagrama). Muito obrigado pela sua assistência, principalmente se tratando de um domingão de carnaval. Isso mostra o profissionalismo desse site e de seus membros.
  9. Com certeza vc vai dar risada da minha cara agora, mas vamos lá. Com relação à bobina eu já tinha feito esse teste de continuidade que vc sugeriu, mesmo com ela fora da placa e o meu multímetro indicava circuito aberto, porém hoje após ver a sua resposta, voltei a medir a bobina com um multímetro antigo que eu tenho aqui e para minha surpresa a bobina está indicando continuidade. Testei novamente com o meu multímetro novo e ele também indicou continuidade. É claro que vc não vai acreditar em mim (acho que eu também não acreditaria), mas ontem por coincidência eu estava testando novamente o mosfet U23 fora da placa (que é o mosfet que vc perguntou que eu havia retirado), e eu não obtive com esse meu multímetro mais novo, o bip de continuidade entre o dreno e o source ao armar/desarmar o gate, então verifiquei com o multímetro mais velho e ele bipou perfeitamente. Desmontei o compartimento de pilhas do multímetro mais novo, e o polo negativo de uma das pilhas AAA estava cheio de oxidação afetando inclusive a molinha. Limpei tudo e substitui as pilhas, porém não confio mais nesse multímetro e hoje quando vi sua resposta, imediatamente me lembrei do ocorrido e resolvi medir a bobina novamente. Com relação ao resistor R1252, embora por um momento eu tenha achado que talvez eu o tivesse perdido durante a remoção do mosfet U53, depois eu desconfiei que ele não existia nessa linha, pois ao ver a foto de uma placa que um colega do site postou, notei a ausência do resistor. Muito obrigado pela informação, inclusive do @ que eu desconhecia. Quanto ao mosfet U53, eu o removi por sugestão dos colegas do site, que acredito se deva ao fato de não conseguir precisão de medição com ele na placa. O diodo D25, não foi removido da placa, então talvez exista alguma interferência na medição, mas o que ocorre é que ele está dando continuidade em ambas extremidades. Talvez vc dirá que isso é normal (desculpe-me a minha falta de experiência), mas se realmente for necessário substituí-lo, vc poderia por gentileza me fornecer a especificação dele, caso a tenha? Confesso que agora fiquei confuso, pois não havia tensão em nenhum dos terminais do mosfet U23 (source, dreno e gate) e eu estava atribuindo isso à falta de continuidade da bobina b63, porém agora essa hipótese se foi. Vc acredita que pode ter havido uma falta de contato entre o terminal da bobina e o pad? quando fui medir a bobina na placa, ela acabou se soltando facilmente somente com a ponta de teste. Exceto pela condição do diodo D5, minha ideia agora seria soldar os componentes que eu removi da placa e testar com a fonte assimétrica com uma tensão baixa (em torno de 3V), para verificar se há um consumo excessivo de corrente. O que vc acha? Desculpe-me pelo texto longo, mas eu tinha que te explicar essa história do multímetro, pois tive muita vergonha em retornar dizendo que agora a bobina apresentava continuidade. Muito obrigado pelo excelente suporte e principalmente pela paciência.
  10. Boa tarde pessoal, Estou escrevendo novamente, para pedir ao plannet que desconsidere a pergunta que eu fiz a ele sobre a medição dos capacitores. Desculpe-me, mas eu fiz uma confusão com o meu multímetro, pois a seleção da escala de descontinuidade e na mesma posição da medição de diodos, porém é necessário pressionar a tecla select. Fiz todas as medições dos componentes na linha de 19v antes e após o mosfet e não identifiquei nenhum curto, a não ser no diodo D5 (que eu não sei se faz parte dessa linha). Sumarizando temos: Bobina B63 (aberta) Resistor R1252 (perdido) Diodo D5 (em curto) Precisaria se possível que vcs me informassem as especificações dos componentes acima para que eu possa comprá-los e substitui-los. Talvez o resistor R1252 não seja utilizado nesse circuito, pois cheguei a conclusão que eu o havia perdido em função de que ele é mencionado na serigrafia da placa, dessa forma peço se possível que alguém confirme no diagrama. Muito obrigado antecipadamente à todos.
  11. Boa tarde pessoal, Ainda não terminei de fazer as verificações que vocês solicitaram, mas tenho uma dúvida com relação à verificação que o plannet me fez. Em primeiro lugar vc não detalhou demais não, como eu disse eu sou bem iniciante e detalhes são sempre bem vindos. A pergunta é com a relação à verificação de curto na linha de 19V, colocando-se a ponta preta no terra, nenhuma das extremidades dos capacitores poderá estar indicando condutividade? Uma das extremidades indicará aberto e a outra um valor, nunca zero. Correto? Desculpe-me por uma pergunta tão básica, mas realmente eu sou um iniciante. Com relação à bobina, realmente ela está aberta e também notei que o resistor R1252 não está na placa (provavelmente eu o perdi quando retirei o mosfet, outra burrada). Concluída as verificações, provavelmente terei que fazer as substituições dos seguintes componentes: Bobina B63 (aberta) Resistor R1252 (perdido) Diodo D5 (em curto) E eventualmente alguns capacitores adicionais dependendo da informação que eu solicitei ao plannet. Existe a possibilidade de eu obter as especificações desses componentes para que eu consiga efetuar a compra. Obrigado novamente pessoal. Eu realmente estou bastante impressionado com a qualidade das respostas de todos e principalmente com a rapidez com que todos tem me ajudado. Gostaria de saber se também poderei fazer alguma eventual consulta amanhã, pois além de ser sábado, é sábado de carnaval.
  12. Bom dia pessoal, Muito obrigado pelas dicas. Realmente como vocês mencionaram, o problema deve ser simples, mas para um iniciante como eu tudo parece muito complicado. Meu desejo seria entender bastante desse assunto, pois gosto muito. Até então tenho sido infeliz com os cursos que fiz, sem mencionar nomes de instituições de ensino por uma questão de ética. Tenho dificuldade até de interpretar um diagrama, mas quem sabe com a ajuda de vocês possa a vir um dia até prestar ajuda para alguém. Eu tenho uma fonte assimétrica sim e vou tentar fazer o teste sugerido, muito embora nem esse procedimento foi dado no curso que eu fiz. Infelizmente ainda não posso dar "joinha" pra vocês por regra do site, mas ficam aqui meus agradecimentos à todos que me ajudaram até então.
  13. Muito obrigado pela pronta resposta. Não encontrado nenhum valor de tensão no U23, seja no gate, no source ou no dreno.
  14. Boa noite pessoal, Nenhuma tensão além dos 19V na saída do power jack foi encontrada, nem no circuito de carregamento da bateria, nem bobinas. Não acende nenhum dos leds. Retirei o mosfet próximo ao power jack e o testei e está funcionando. Encontrei um resistor aberto próximo ao dreno do mosfet que eu mencionei (não consegui ver sua referência na serigrafia) e também um diodo em curto (se não me engano é o D5). Não substitui nenhum desses componentes, pois não tenho especificações dos mesmos (não tenho nenhum diagrama da placa). Eu sou bastante iniciante nisso tudo, mas gostaria de qualquer dica que pudesse me ajudar. PS.: Não sei por quanto esse notebook ficará comigo, pois ele é de um amigo e provavelmente ele virá retirá-lo em breve, mas se houver tempo, tentarei realizar todos os testes que eventualmente sejam solicitados. Desde já, muito obrigado e desculpem-me se cometi algum deslize nos aspectos técnicos.
  15. 1. Pesquisa na não foi muito bom. internet e comentários de colegas 2. Amador 3. Detecção de defeitos, principalmente em placas mãe de notebooks 4. Basicamente passei minha vida profissional em uma empresa do ramo aeronáutico (revisão de motores/turbinas), na área de engenharia de reparos de componentes desses motores. Hoje estou aposentado, mas sempre fui um entusiasta na área de informática e gostaria muito de aprender reparar placas mãe. Já fiz alguns cursos na área, mas devo confessar que o meu aprendizado, principalmente no que se refere ao teste de componentes não foi muito bom. Minha formação original é em Engenharia de Produção Mecânica.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...