Depois de analisar o datasheet do KB9012 e entrar em alguns fóruns gringos achei esse método de Gravação dos SIO KB9012 e KB9022 para quem não pode comprar um Gravador especifico para tal serviço é uma ajuda e tanto.
Nesse método não é possível ler ou comparar a ROM dentro do SIO, você somente irá conseguir gravar o arquivo Bin no SIO.
OBS: Só utilize esse método se realmente você souber que o problema pode ser o SIO corrompido, pois não será possível efetuar o backup da ROM original para regravar ela novamente
Requisitos:
1° Possuir o esquema da placa mãe que será gravado a SIO.
2° Possuir o arquivo com a ROM especifica do SIO da placa mãe a ser gravada, o arquivo poderá ser baixado aqui no fórum.
3° Possuir um Gravador de EEPROM (BIOS) SPI, de qualquer modelo ou marca.
4° Ferro de Solda ou Estação, fios finos podem ser de cabo de rede ou cabo IDE de HD.
5° Muita atenção, que tudo dará certo.
Passos para gravação:
1° Em seu Gravador de EEPROM (BIOS) SPI localize as pinagens correspondentes aos pinos 1 SPICS#, 2 MISO, 5 MOSI e 6 SPICLK. Vide imagem no anexo 1.
2° Agora no datasheet da placa mãe localize as pinagens no conector do teclado referentes aos pinos KSI4, KSI5, KSI6,KSI7, KSO2 e KSO3.
3° Solde um fio nos Pinos referente ao KSO2 e KSO3 e conecte ao GND (TERRA) para liberar a gravação do Chip SIO, vide anexo 2.
4° Solde um fio no Pino referente ao KSI4 do teclado e a outra ponta dele ao Pino 1 SPICS# do Gravador, repita a soldagem do fio para os pinos KSI7 do conector do teclado para o Pino 2 MISO do Gravador, Pino KSI6 do conector do teclado para o Pino 5 MOSI do Gravador e Pino KSI5 do conector do teclado para o Pino 6 SPICLK do Gravador, ficando conforme tabela abaixo:
KSI4 ao SPICS#
KSI5 ao SPICLK
KSI6 ao MOSI
KSI7 ao MISO
Muita atenção na conexão, pois precisa estar correta a ligação entre os pino para que funcione, veja imagem com exemplo no anexo 2.
5° Depois de efetuada as ligações dos pinos entre placa mãe e Gravador, você tem que energizar a placa conectando o carregador ou através da fonte assimétrica.
6° Abra o Software de gravação do seu Gravador EEPROM e escolha um chip que tenha um tamanho de 128KByte/1MBit. Vide anexo 3.
7° Feito isso basta efetuar a Gravação do arquivo com a ROM do SIO, ignore qualquer erro gerado pelo Software, pois geralmente o gravador efetua a gravação e a verificação da ROM ai acaba gerando o erro, já que não é possivel ler a ROM gravada no SIO.
Espero ter ajudado e não se esqueçam do joinha, por favor!!!
Obs: Comigo funcionou com um Gravador CH341A Chines na placa LA-B161P.
Tutorial atualizado 26/08/2016, pinos KSO2 e KSO3 ligados ao terra para liberar acesso ao chip SIO.