Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Digão Spark

Membros
  • Posts Por Dia

    0.12
  • Posts

    8
  • Registrado em

  • Última visita

  • Créditos EBR

    20 [ Doar ]

Conquistas de Digão Spark

Candango

Candango (2/14)

  • Primeira semana concluída
  • Reagindo bem Rare
  • Primeira postagem Rare
  • Iniciador de conversa Rare

Escudos Recentes

2

Joinhas

  1. Vai me ajudar bastante agora com sua representação técnica, caro @nagkiller ! Vou estudar mais sobre essa situação. Em outro fórum, opinaram sobre utilizar um diodo para cair 0.7v na entrada do sinal e assim manter o que preciso. Também irei testar. Forte abraço e muito obrigado!
  2. @nagkiller Obrigado pelo retorno! Estou usando Comum/NA do sensor... alguns termos na eletrônica não entendo muito, mas pelo que li, então meu resistor, que no meu caso foi para pulldown, funcionou e não preciso fazer mais nada?! A tensão que vem do sensor chega no máximo em 2.7v, por esse motivo não utilizei um regulador. A minha dificuldade e curiosidade está sendo o porque a porta aumentou essa tensão quando os dois negativos ficam juntos no sistema. É normal essa diferença? Enfim, se posso continuar dessa maneira, aqui está há 3 dias funcionando sem erros! Agradeço novamente sua disposição!
  3. Caros colegas, @Jack O'Neo e @nagkiller , estou encaminhando um "esboço" do projeto. De fato minha explanação ficou muito ruim, mas segue o desenho. A central de alarme somente estou utilizando como fonte de alimentação dos sensores IVA (barreira) já que toda fiação chega nesta central. Vamos considerar que estou utilizando uma fonte de 12v e o negativo vai para o sensor e para o meu projeto. Quanto ao ARDUINO é a mesma coisa que o WEMOS, porém o Wemos trabalha com poucas portas digitais e 1 analógica além de ter WiFi (esse é meu propósito) já que trabalho muito com essa plaquinha. As portas digitais do Arduino trabalham em 5v já a do Wemos em 3v3. O que ocorre.. ao colocar a fonte EXTERNA junto a alimentação do "Arduino" interligando seus negativos, a porta digital estaria lendo o sinal do sensor acima da tensão 3.6v a 3.8v, que o correto seria o máximo em 3.2 / 3.3v. Por esse motivo inseri um 220K oriundo do negativo para baixar um pouco a tensão e corrente. O fio vermelho saindo do 3v3 do arduino só coloquei para ilustrar (não está sendo utilizado). Minha pergunta: porque isso ocorre? Tenho que fazer algo com as tensões negativas? Tenho que "igualar" algo? Há riscos em deixar dessa maneira? O projeto é um pouco mais complexo em termos de programação, não é o caso para explanar aqui, porém está funcionando perfeitamente ao meu propósito. É a tensão alta na porta digital que me preocupou. Agradeço novamente aos amigos, caso queiram analisar o caso. Obrigado.
  4. Caro @nagkiller , novamente, meu muito obrigado por seu interesse em me ajudar. No momento, só fiz em protoboard e não gerei nenhuma PCB no EasyEDA. O esquema está simples. Sensor Barreira --> alimentado 12v na central de alarme --> fiação do sensor ( C e NA ) para a porta digital do projeto Projeto -> na protoboard -> utilizo a porta digital para leitura do sensor LOW/HIGH (liguei o fio do sinal do sensor) e ligo a saída neg- da Central Alarme junto ao GND da placa Wemos. Porém, percebo que a tensão fica acima dos 3.3v. Está rodando redondo, porém minha preocupação é a tal da tensão. Entendo que é mais fácil apresentar o esquemático mas no momento não tenho nada. De qualquer maneira, aceito dicas. Forte abraço!
  5. Caros amigos, Mais uma vez pedindo a ajuda dos colegas! Como já disse, sou um entusiasta e sempre aprendendo... CASO: Estou ligando o "negativo" da placa da central no projeto que elaborei com Wemos D1 Mini.. A Central trabalha em 12v e estou alimentando meu projeto na própria USB 5v do Wemos. As portas digitais trabalham em 3v3. PROBLEMA: Estou interligando um sensor de barreira IVA que esta em NA na porta digital. Quando em NF ele trabalha corretamente "puxando" para 0v (LOW). Até aí, tudo ok. Porém quando em NA e a porta em HIGH fica com 3.6v a 3.8v e isso com o tempo irá danificar a porta do Wemos. Obs. o sensor de barreira está sendo alimentado pela Central de Alarme (12v) e o fio de sinal estou ligando na porta digital do Wemos. No momento o que fiz foi adicionar um resistor 220k do GND, onde fico em torno de 2.8v (perfeito). Como faço para igualar essa DDP? Será que é isso? Enfim, como interligo essas 2 "placas" sem apresentar problemas com as tensões? Agradeço qualquer sugestão e desculpe-me a ausência técnica no questionamento.
  6. Digão Spark

    apresentação Rodrigo - Marília - SP

    1- Google 2- Amador 3- Eletrônica básica, Arduino, Wemos, ESP32 e ESP9266. Programação HTML, PHP, JAVASCRIPT, entre outras. 4. Entusiasta em eletrônica e IOT.
  7. Meu caro, nagkiller... Muitíssimo obrigado por toda atenção para minha questão. Perfeito. Que aprendizado incrível! Ontem já havia colocado um capacitor 100nf na entrada e de cara deu certo na bancada e no teste final. Vou agora adicionar suas dicas para melhorar ainda mais. Agradeço imensamente todo o tempo que desprendeu me orientando. Deus lhe abençoe.
  8. Prezados amigos, sou entusiasta em eletrônica, e estou com uma dúvida e gostaria de ajuda... Elaborei um projeto simples, com ATTiny85 para alertar a baixa voltagem de bateria 12v. Pois bem, o projeto funciona perfeitamente na PROTOBOARD, quando efetuo os testes com baterias e na fonte de bancada. PROBLEMA: quando montei a minha PCB (elaborada no EasyEDA) o projeto apresenta problemas na FONTE DE BANCADA e funciona normalmente nas baterias. Projeto: utilizei um ATTiny85, buzzer 3.3v, alguns resistores como divisor de tensão para 1v1, um regulador tensão saída 3v3 (L78I33) e um led. DEFEITO apresentado: buzzer fica muito baixo, como se a corrente ou a tensão não fosse suficiente. O projeto não consome mais que 30ma (na ativação do buzzer). Gira em torno de 0,010ma (10ua). Agradeço qualquer ajuda e peço desculpas caso não seja esse o tópico correto para minha dúvida.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...