Bom dia, Pessoal. Somente hoje consegui um gravador de BIOS emprestado pra regravar a bios dessa placa. Foi tiro e queda. Logo que testei ele já inicializou normalmente! Mas teve alguns poréns que vou listar aqui mais a título de informação pra galera que tá começando, assim como eu, na manutenção de placa-mães. Os mais experientes vão achar que é um conteúdo batido, mas não vi isso em lugar nenhum, e me deu um trabalhão...
1) A gravadora que utilizei é uma Genius G540, emprestada de um amigo. Pedi pra ele gravar mas, sem tempo, ele acabou me emprestando pra eu mesmo fazer o serviço. Como ele me deu só a gravadora, tive que procurar o software e os drivers também. Esse é o site: http://www.stg51.com/english/downloadshow.asp?id=6 Primeiro você instala o programa e depois os driver usb que vem junto nesse download. E antes de abrir o programa vc já deve conectar a gravadora na usb.
2) Encontrar a bios foi fácil. No próprio site da GIGABYTE tem lá, bem simples de encontrar e baixar, baixei a versão mais nova, a F9, e pelo que vi, dei sorte de funcionar. Vi que dependendo da "REV" da placa, a última atualização pode não funcionar adequadamente, talvez uma atualização anterior resolva o seu problema caso vc tenha uma placa com a "REV" mais antiga. Ela pode não ser compatível com a mais nova. Além disso, quando abri os arquivos que baixei, ele mostra o instalador executável (pra você atualizar diretamente do windows, quando o pc está funcionando) e um arquivo de extensão "F9". Daí até eu descobrir que deveria renomear a extensão pra "BIN" pra que o programa pudesse carregar foi uma luta... Pra quem não sabia (que nem eu), fica essa dica aí.
3) Antes de regravar a BIOS, faça um backup da bios anterior usando o comando "READ" e depois "SAVE". Se possível, tente comparar os códigos das bios antes de regravar também.
4) Tem um lance de "MILS" nas BIOS que eu até então não conhecia também. Se refere a "largura" do chip. O cara que me emprestou a gravadora me disse que para gravar a bios de desktop ele faz uma pequena e suave envergadura nos contatos do chip pra que ela possa entrar no adaptador SOIC8, porém, depois de pesquisar, descobir que o adaptador dele eh de 150mils, e o chip é de 200mils. Se funcionou? Sim! Mas é bem complicado e arriscado ter que dobrar os contatos do chip para regravar todas as vezes. Dei a dica e ele já comprou um adaptador novo no ML.
Acho que é isso. Obrigado a todos que me ajudaram!