Boa tarde pessoal! Tudo certo?
Sou relativamente novo aqui. Tenho um hobby de consertar aparelhos eletrônicos, especialmente, vídeo games. Tenho formação e especialização na área da elétrica e da eletrônica, mas, em relação a esses consertos / prática, sou mais entusiasta do que profissional.
Gostaria da opinião de vocês a respeito da instalação do OPL no meu PS2 que tenho desde criança. A história é a seguinte: há alguns anos, eu tentei consertar as engrenagens da bandeja de ejeção do disco, mas minha curiosidade foi maior e acabei alterando os valores das resistências dos potenciômetros do laser (CD e DVD), achando que o barulho da bandeja emperrada teria alguma ligação com o funcionamento do laser. Queria saber como é realizado esse ajuste do laser e se a versão do meu PS2 e do meu desbloqueio são compatíveis com alguma versão do OPL ou software do gênero. Ouvi dizer que o conserto do laser é por meio do ajuste da tensão entre o ponto central do trimpot (wiper) e o terra (GND). É isso mesmo?
Testes realizados: Como faz bastante tempo, cerca de 4 anos, eu não lembro exatamente o que já fiz. Mas me lembro que troquei alguns cabos flat que estavam ruins, fiz uma limpeza geral, e testei vários valores de resistência dos potenciômetros dos lasers (estou com três aqui para testar - um original do console e outros dois paralelos). Ainda não foram realizados ajustes dos potenciômetros baseados na tensão entre o ponto central do trimpot e o terra, pois gostaria de uma dica sobre como proceder.
Versão do PS2: SCPH 50001.
Desbloqueio: Thunder (1ª versão).
Desde já, agradeço a todos!