Fala Kra , tudo bem ?
Existem 3 caminhos progressivos em DR ( profissional , ou seja , só faz isso profissionalmente e a isso se dedica ) :
Fazer um curso técnico, tecnólogo ou Engenharia , na área de eletrônica e/ou computação ajuda bastante ( mas não é pré requisito ) porque te dá base e amplia sua visão, após isso ou durante o curso:
1 ) 90 % do pessoal compra ferramentas como PC3000 ( no mínimo UDMA original ) DFL, MRT, etc, e estuda os manuais , faz cursos na Acelab ( ou de outro fabricante/produto seja para reparo de firmware , abertura , etc ) participa de fórum's e entra na panela mundial ( inglês é fundamental ).
2) 9 % vai além , estudando outras possibilidades que não abordadas na Acelab, Dolphin, MRTLAB, etc , e tentam por experiência e principalmente com muita dedicação , resolver problemas sem as " receitinhas de bolo dos fabricantes de hardware e software ", aqui é que separa-se os homens dos meninos, sistemas digitais, eletrmagnetismo, etc, etc.
3 ) 1% ou menos restantes... aqui você faz Engenharia reversa , com HW/SW que os fabricantes de HD utilizam ( sim isso é possível ) , entendendo o que é feito ( e como ) você resolve os problemas.
Comece no 1 , te dedica , se não tem grana junta , se não trabalha comece e guarde parte do teu salário para investir , terá o retorno proporcional ao teu empenho e investimento em estudo de HW de SW de DR, asim como SO's, MFT, etc.
Nunca te limita a trocar PCB rodar SW , ou a arrancar diodo de PCB morta e ver se funciona, ou abrir HD e puxar na "dedada" o atuador com as cabeças de leitura presas ao disco ( chipanzé mode = on )... procure sempre evoluir , gere um log ( ou diário ) de todos os teus estudos, o que tem que melhor ou aprender, entenda realmente como os dispositivos funcionam, sem te "prostituir" para isso. Com dedicação, tempo, disciplina, investimento , tenha certeza que você vai longe.
E o mais importante :
Nunca faça cursos que te prometem ensinar em semana algo que demora anos para você aprender ( se não dispõe de tempo esqueça ), disso esta cheio o google ( e seus adwords , é claro ).
Um abraço e bundas .
Att,
Eng. Falido