Olá amigos, sou novo no fórum... porém sou ex-técnico de um dos distribuidores ford. Vou tentar explicar p vocês de uma forma bem resumida de como funciona o sistema e de como ocorreu isso que está no Vídeo.
Tanto o New Fusion como a Ranger 2015 (que foi os que eu tive oportunidade de visualizar isso), já vem configurado de fábica em um dos seus módulos denominado (BCM) = Body Control Module que significa módulo de controle da carroceria, é nele que é gravado essa informação e diversas outras , que não vem o caso agora, mas é nele que é gravado o PID que determina o limite de velocidade. De uma forma geral nos carros da Ford não existe apenas um único Módulo ou "ECU" no popular para controlar as diversas funções, na verdade existe vários deles atuando, controlando, gerenciando alguma coisa no veículo e todos eles se comunicam entre sí por uma linha de comunicação denominada "CAN".
Eu já tinha visto esse vídeo no YOUTUBE e percebam que há várias luzes acesas no (Cluster) ou "painel", isso se deve porque:
• O módulo ABS é incapaz de determinar o motivo da diferença enorme de rotação que está havendo entre as rodas dianteiras e rodas traseiras com isso ele envia através da linha "HS-CAN" uma mensagem para o Módulo "IPC" (Cluster) solicitando que ele ascenda a luz indicadora de mal funcionamento do sistema de freios (luz do ABS).
•Também não é possível equilibrar de forma uniforme o torque nas rodas para que seja feito o "controle de tração" ,que como vocês sabem ele ajuda na dirigibilidade do veículo mantendo o máximo possível a estabilidade evitando que o carro Deslize ou derrape controlando o torque de cada roda de forma individual independentemente do terreno. Então novamente o módulo ABS solicita ao IPC que ele acenda também a luz do controle de tração e estabilidade, e consequentemente desabilitando-o (percebam pelo ícone do carro derrapando e o nome OFF embaixo). Além do Freio de mão que também está ativado.
Esse carro do vídeo não está com o limitador "desativado" ele apenas passou dos 190KM/H que geralmente é o limite configurado de fábrica pelo fato do veículo entender que ele está passando por uma condição de baixa aderência com o solo, então ele entende que naquele momento é necessário Torque máximo para se livrar daquela situação, ex: um "Atoleiro". Querem ver ele colar o ponteiro no máximo... Coloquem ele no elevacar suspendam e coloquem a alavanca seletora de marchas na posição "D" e acelerem!!!. ^^
Pelo que eu sei a ùnica forma de desabilitar o limite de velocidade de qualquer carro da ford é utilizando a ferramenrta de diagnóstico (IDS) onde terá um menu com essa opção onde o técnico irá optar por "SEM LIMITE DE VELOCIDADE". e pronto pode ter certeza que no caso do New Fusion, principalmente se for o 2.0 versão TITANIUM que vem equipado com um turbo compressor ele irá até mais do que 230, isso na pista viu. ^^
Espero que com essas informações vocês tenham entendido um pouco melhor de como funciona a eletrônica embarcada nos carros Ford. E Como diria na Ford.... Um Ford Abraço!!! rs.
Se gostaram, por favor deixa o seu joinha