@evaldojr, é possível testar uma eeprom fora da placa mas com a pinça ou já fez este teste também?
Existe possibilidade do CI Bios soldado na placa sofrer interferência do circuito, ou seja ter componentes ou linhas de tensão que possam fazer com que alguns terminais acabem tendo alguma "comunicação", o que deixaria este adaptador "sem função" ao qual ele foi designado.
Quando colocamos o CI Bios no gravador cada ponto vai diretamente em cada ponto que o gravador orienta que o adaptador seja conectado, ou seja, é uma ligação "ponto a ponto", onde o pino 1 da bios vai no pino 1 do gravador e assim consequentemente, como orientado pelo software nos informando como encaixar o adaptador.
Aí é que está o problema... Com o CI soldado na placa, alguns pontos podem "se encontrar" com outros devido a engenharia da placa, ou ter componentes interligando as linhas então o gravador pode não identificar o CI, pois quando você retira da placa o CI ele está "sozinho" e vai ao adaptador sem qualquer interferência da engenharia da placa.
Note uma coisa... Temos neste exemplo acima, pelo menos três pinos ligados a +3,3va, então estes pinos recebem tensão de uma mesma origem, o que faz eles estarem interligados a uma mesma linha, então essa informação acaba confundindo o gravador que acaba não reconhecendo três pinos de maneira isolada.
O CI já fora da placa não daria esta "confusão" no gravador.