Postado 18 de Julho de 2013 12 anos Bom,. devido ao caso de um companheiro que estava com um problema numa tela CCFL (tela com iluminacao de tubo, a famosa LCD), lembrei que tinha algumas telas com o mesmo problema, peguei a minha joinha 16" CCFL e montei um passo a passo para realizar o conserto. Este tutorial se aplica a telas CCFL que apresentam intermitencias na iluminacao, intermitencias estas que muitas vezes ocorrem devido a um mau contato gerado por uma soldadura partida no cabo que vai da lampada até o inverter. Obviamente é um conserto estilo gambiarra mode on, mas que normalmente nao gera problemas a curto prazo, porém deve ser tratado com franqueza perante um cliente. Primeiramente devemos: -virar a tela -remover todos os parafusos que encontremos assim como também cortar ou remover todas as fitas da mesma (neste caso as amarelas laterais e a de aluminio inferior) -Desparafusar e descolar a placa controladora, Agora com a ajuda de um estilete vamos abrindo as travas do recuadro metalico da tela Uma vez que tenhamos as travas das partes laterais e inferior abertas, procedemos a retirar a parte metalica que envolve a lampada de CCFL (a lampada vem junto dentro dela), simplesmente vamos puxando para baixo a mesma sempre com cuidado. Neste caso junto com a lampada veio a ultima lamina plastica da tela (aparentemente colada na lamina metalica), mas em outros casos sai somente a parte metalica, ficando a lamina branca no lugar. Agora com a lampada em maos, vamos para a extremidade da mesma e observamos a origem do problema Depois raspamos a ponta da lampada de forma que sejam removidas as impurezas provocadas pelas faiscas que o mau contato gerava e passamos solda na mesma. Logo após, realizamos o mesmo procedimento com o cabo e soldamos os dois. Nao se preocupem com a borracha que ifca na ponta da lampada já que ela é resistente a alta temperatura, soldem na boa que ela nao derrete. No final o efeito obtido é este Até aqui era tudo moleza, aposto que já estavam pensando que iam faturar uma grana mole mas agora vem o complicado..... Recolocar o tubo pode requerir muita paciencia e levar muito tempo para os marinheiros de primeira viajem. Reparem que o tubo normalmente vem no meio de duas laminas e uma vai encima do acrilico que fica no meio da tela e outra vai embaixo e o tubo vai bem colado no acrilico gerando a iluminacao da tela. A ideia é sempre a mesma, recolocar o tubo exatamente como estava, cada um faz do seu jeito aqui descrevo o que eu usei neste caso. MUITO IMPORTANTE : Esta parte deve ser realizada com extremo cuidado e higiene, cualquer descuido pode gerar a quebra do vidro da tela ou da lampada CCFL, e cualquer sujeira que colar no vidro ou nas laminas internas da tela poderá deixar a mesma com detalhes depois de montada. No caso de sujar o vidro ou as laminas, limpar com algodao ou papel sem a utilizar nenhum liquido. Recoloquem a lampada de maneira provisoria, porém firme e logo depois removam o recuadro metalico da tela completamente. Logo após virem a tela (com o vidro para cima), seguram na parte inferior do vidro e levantem ele até virar completamente, como quem abre um livro, depois disso vejam que o vidro e a controladora se desprendem completamente do resto da tela, permitindo trabalhar com mais seguranca. Comecem colocando a lampada por uma das pontas e quando a lampada estiver no lugar exato, prendam essa ponta com um pedaco de fita e realizem o mesmo processo com a outra ponta. Podem conferir que tudo ficou no lugar exato checando se os furos para os parafusos coincidem perfeitamente Se esta tudo milimetricamente correto, é so colocar o vidro no lugar novamente e logo após o recuadro metalico e pronto, é só sentar e admirar o trabalho realizado. Bom pessoal espero que tenham gostado e que seja de utilidade para a comunidade Se gostaram nao esquecam de aplaudir , afinal o aplauso do povo é a moeda do forúm
Postado 18 de Julho de 2013 12 anos Ótimo tutu, eu sempre troco as lâmpada aqui na oficina, mas tem que ter muito cuidado pra não quebrar o display. Edson
Postado 18 de Julho de 2013 12 anos apesar de eu já conhecer o procedimento desde que eu trabalhava com os primeiros monitores LCD, vale o aplauso pelo esforço e detalhamento do processo. não li o topico todo , mas seria interessante frisar para usar luvas cirurgicas no procedimento, evita que uma encostada na tela deixe com marca de digitais. ( desculpe se voce escreveu isso no topico)
Postado 18 de Julho de 2013 12 anos Só uma observação, faltou a limpeza dos vários filtros no canto onde teve faiscando, pois a fumaça escurece essa parte conforme se pode notar na ultima imagem... Obrigado por toda a dedicação ensinando quem precisa. Abraço
Postado 18 de Julho de 2013 12 anos Autor faltou a limpeza dos vários filtros no canto onde teve faiscando, pois a fumaça escurece essa parte conforme se pode notar na ultima imagem... seria interessante frisar para usar luvas cirurgicas no procedimento, evita que uma encostada na tela deixe com marca de digitais. Ótimas observacoes, particularmente o detalhe das luvas mesmo sendo obvio nunca tinha me ocorrido . Quanto a limpeza das laminas, é um ponto importante a ter em conta, neste caso nao resaltei porque nao foi necesario, acredito que a ultima imagem nao faz justica ao resultado final, ficou muito bom. Obrigado pelos comentario e logo editarei o tópico colocando as observacoes para complementar .
Postado 29 de Julho de 2013 12 anos Autor As imagens estao subidas no server do forúm. Considerando que a secao de downloads "sumiu" acredito que o foúm esteja em manutencao.
Postado 20 de Setembro de 2013 12 anos obrigado por compartilhar conosco seus conhecimentos, pois uma vez eu troquei uma lampada de uma tela, mas náo tinha usado nada para auxilio, tive cuidados, não quebrei a lampada na hora de colocar a outra que eu havia tirado da tela onde era o display trincado, e usei a lampada na outra tela, funcionou porém o acabamento não ficou muito bom e a imagem ficou mais acesa na parte inferior da tela, mas deu pra usar assim... se eu tivesse seguido suas dicas com certeza ficaria melhor !!!
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.