Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Philco PH1100M - Queimando a saída

Posts em destaque

Bom dia pessoal do Fórum!

Estou enfrentando um problema com um aparelho de som Philco PH1100M.

Primeiramente ele apareceu com o defeito clássico de som picotando nas saídas, e sem som no Subwoofer, o que já é comum para esse modelo de aparelho, inclusive pesquisando encontrei até uma documentação da própria Philco enviada para as autorizadas cujo problema era curto nos Diodos SS110.

Voltando ao meu caso, verifiquei que haviam 2 resistores de 6.2Ohms na saída do canal Subwoofer queimado, fiz a substituição. Também encontrei 1 capacitor SMD 104 em curto, foi substituído também. Ao testar o som, no canal do Sub funcionou perfeitamente, no canal R (direito) o som também saiu normalmente, mas ao testar ( plugar o alto-falante ) no canal L ( esquerdo) ouvi um estalo de que algo estava queimando...fumaça... Desliguei logo o aparelho. Minha dedução é que havia queimado o CI amplificador de áudio o STA516B, comprei um CI novo, fiz a troca, troquei também 2 diodos que estavam em curto, testei os outros diodos na placa mesmo e não encontrei nada em curto. Liguei o aparelho, e para a minha surpresa o CI novo queimou novamente, fazendo o mesmo barulho e fumaça.

Removi todos os diodos, testei separadamente, alguns eu encontrei uma pequena fuga... na dúvida eu troquei também. Testei os capacitores eletrolítico, tudo normal. Comprei outro CI, substituí e dessa vez liguei o aparelho sem colocar o autofalante na saída. Mesmo assim o CI queimou denovo.

Não sei mais o que pode estar fazendo o CI queimar, a tensão de alimentação está correta, os diodos foram substituídos e nada... esse CI só encotrei no mercadolivre, e logo não vai compensar mais o conserto, pois vai sair mais caro que o preço de uma placa nova. Alguém tem uma luz?

Editado: por Herik
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, o motivo dos resistores de 6 ohms terem queimado, provavelmente foi uma sobretensão.

Confira novamente todas as tensões da fonte (pelo datasheet do STA, a alimentação dele é de 65V).

Verifique também os resistores de 20 ohms e os capacitores de 330nF.

Como são circuitos idênticos, vc pode comparar um canal com o outro (e também com o circuito do U14).

Por exemplo, verificar a resistência nas bobinas L51/L52 e comparar com L53/54 (L49 e L50 também).

Outros pontos também podem ser comparados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico tem mais repostas e a solução do problema, mas você precisara fazer login para visualizá-las.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...