Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Agilidade para formatação e equipamentos bancada

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Pode acreditar que é, vou passar como eu realizo  a formatação no meu laboratorio.

No meu laboratorio tem um servidor bom com uma placa mae  com 6 portas hd sata configurado em AHCI  que funciona em hot swap. ( troco o hd com a placa ligada )

1º Retiro o hd do do cliente

2 plugo no meu servidor

3 copio todo o backup  para a pasta da OS do cliente no meu servidor

4 realizo a formatação com o windows AIK

5 retorno a pasta do cliente com todos os dados e junto com a pasta de programas que ja esta pronta e tambem os drivers quando possivel e quando nao é possivel todos os drivers pelomenos o driver do wi-fi ou de lan.

6 ligo o micro do cliente instalo os programas e drivers e retorno o backup como era antes e pronto.

se vocês perceberem são 6 etapas que são feitas em apenas três partes.

1 - retirar o hd plugar no servidor e fazer backup

2- instalar o windows rapidão e depois voltar os drivers e dados

3- padronizar o sistema e voltar backup.

Se a galera quiser eu posso fazer um vídeo de todo o procedimento capturando a tela do meu servidor pra vcs terem uma noção de como é rápido.

Pra quem tem muito fluxo de trabalho pode formatar vários pcs ao mesmo tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao aguentei de curiosidade, consegui fazer.... muito simples mesmo.. nossa acho que meu dia a dia agora com formatação vai ficar simples de tudo... sem perda de tempo... valeu mesmo

Vale ou nao vale a pena seguir esse me método?

Quando pensei em deixar a forma que trabalho para a galera fazer assim tb tinha certeza que iria agilizar muito  a vida dos amigos.

Link para o comentário

Bom dia , Seguinte uso HD externo 500gb se o win do cliente esta abrindo ou retiro o HD do cliente ligo na minha Case Usb 3.0 p Sata e uso o NOD 32 pago para verificar se tem virus , apos o backup com sucesso, testo o hd com o Hard Disk Sentinel e Memoria ocm O linux Ubuntu e dai Uso pen drive 16gb Com win (é bem mais rapido do que Midia) apos a formatação tenho os programas padrao nele Office , Nero Skype e por ai vai e antes disso tenho O sam Drivers no pendrive ja instala os principais drivers assim faço bem rapido e tbm tenho 3 monitores 3 teclado e 3 mouse na bancada pq de vez enquando essas KVM atrapalha do que ajuda rssss... duvidas responde ai .. se gosto da um joinha

Link para o comentário

• 4 semanas depois...

A princípio quando eu tinha pouca esperiencia eu também achava mas fazia de forma errada, se você for bem detalhista excluir tudo de restos do sistema e separar apenas uma pasta como backup dos documentos do cluente concerteza você fara uma instalação do SO com excelência. Outra maneira de agilizar é a utiliza cão de .cab de programas. Ah nunca se esqueça de desfragmentar o disco, como muitos que fazem serviço porco não des fragmentam.

Link para o comentário

Vou tentar ser resumido, se aparecer duvida, comenta:

Cenario: Notebook para formatar com backup com muito espaço livre

1. inicio o sistema pelo hirens boot de um pen drive de 32gb q já tenho pronto com várias imagens do ghost (win7-32, win7-64, win8-32, etc...)

2. Se é cliente da casa, já vai ter o disco particionado (c: e d:) e aí somente crio uma pasta no d: com o numero da O.S e jogo todo o c: dentro dela. (pq faço isso? pq já tive casos que o cliente "guardava" documentos dentro de uma pasta dentro do \windows e quase me acionou na justiça - depois disso não vacilei mais. além de fazer backup de tudo, o cliente assina termo dizendo que a empresa nao se responsabiliza pelos dados dele)

3. Se o cliente não é da casa, redimensiono o hd dele, para ficar com c: (menor partição) e d: (restante), então crio a partição D: e faço o passo acima. ou seja, backup de tudo pra d:

4. com backup feito no d:, simplesmente abro o norton ghost e "instalo" a imagem que já tenho pronta no pen drive para cada caso. exemplo: tenho imagem do win-xp pra hd ide, pra hd-sata, tenho do win732 ou 64, tenho do win8, e etc...)

(detalhe importante: todas as minhas imagens do windows, contem: windows atualizado - office - corel - photoshop - antivirus - dicionario aurelio - codecs - adobe reader - java atualizado - skype e outras coisas bobas)

5. terminada essa fase do ghost (q leva no maximo 25min), reinicio a maquina e executo o driverpack que em 99% dos casos instala os drivers que o windows não reconheceu;

6. como TODAS as minhas imagens já estão prontas dentro do meu padrão, a pasta do USUARIO já fica automaticamente direcionada para o d:)

ou seja, terminado esse passo já tenho a maquina do cliente pronta com tudo certinho e todos aqueles programas que citei instalados.

7. penultimo passo: como somente trabalho com o antivirus kaspersky ativo ele pra 30 dias, atualizo e rodo ele na pasta do backup do cliente e mando limpar tudo q eh virus q encontre lá. se o cliente quiser, tem a opção de comprar o antivirus (kaspersky internet security) que como sou cadastrado na kaspersky brasil eu consigo revender por apenas 60,00. (mais barato que no site deles que fica por 99)

8. ultimo passo: depois de tudo certo.. e virus deletados.. eu copio os documentos do cliente que estava na pasta de backup para os locais corretos..exemplo: meus documentos.. imagens.. musicas.. etc... - o restante fica dentro da pasta backup.. e eu aviso ao cliente que caso ele sinta falta de algo, vai estar naquela pasta. que se ele tiver duvida, ligue. que se tiver certeza pode apagar ela depois de um tempo que perceber que está tudo nos conformes.

acho que nao esqueci de nada. é isso. abraços.

Ahhh... eu falei apenas desse cenário, não adianta postarem comentários do tipo:e se o Hd do cara nao tiver espaço?? obvio que faço backup em outro hd... enfim.. queria apenas compartilhar meu metodo que eu acho muito viavel, pois alem de sair TODAS as maquinas no mesmo padrão (inclusive o wallpaper é com minha marca discreta no cantinho), é super rápido e meus tecnicos nao esquecem nada.

abraços.

Link para o comentário

Bom com a experiência e com anos de prática e testes com iso's e imagens posso assegurar que só se deve fazer este trabalho depois de ter eficácia com todos os testes de hardware, e assim fazer um trabalho decente e sem retorno como muitos é muitos que fiz e de clientes fiéis que tenho até hj e das indicações feitas pela economia do não retorno a assistência pelo cliente.

Link para o comentário

megagenis, esse procedimento que vc passou utilizando o norton ghost, tenho algumas duvidas :

- Esse procedimento vc usa o qual versão do norton ghost ?  ( versão 15 boot ou a que vem com hirens boot )

- Pra realizar com modelo, o ideal é pc com chipset intel ??

- Pra conseguir uma imagem perfeita,  ex. : HD 500 particiono em 2 unds, instalado o win7 normalmente,  e atualizo o win., instalo todos os programas ( tipo office, antivirus etc ... com vc citou  )  e não instalo nenhum driver na maquina,  ai rodo o NORTON GHOST, pra extrair a imagem. ,  pra conseguir usar essa imagem como clone em outros pcs, o ideal seria sem drivers ? digo isso , porque em cada maq. pode conter hardware diferentes, da certo mesmo assim ? pois qdo voltar a imagem em outra maquina o DRIVESPACK, correto ?

- A maquina formatada ( ou clonada ) com windows xp/7/8 , como fica a confiabilidade e a real estabilidade da maq., não tem perigo de ocorrer corrupção de arquivos , tela azul  durante a inicialização , ou travamentos, fica estável ou tem risco de rejeição  ??

- Vc tem feito conseguido fazer a clonagem/formatação pelo Norton Ghost, para qualquer sist. op. : Windows XP, Vista, 7, 8 ??

Desculpe pela mensagem, extensa, ja fiz utilizei muito o ghost, a algum tempo, hj  utilizo o Nlite pra windows xp, e pra instalar progs. uso o WPI, e agiliza mais a clonagem seria mais ágil e rápido .

Link para o comentário

megagenis, esse procedimento que vc passou utilizando o norton ghost, tenho algumas duvidas :

- Esse procedimento vc usa o qual versão do norton ghost ?  ( versão 15 boot ou a que vem com hirens boot )

A versao que tem no Hirens Boot mesmo.. uma versão for DOS

- Pra realizar com modelo, o ideal é pc com chipset intel ??

A maioria que trabalho é INTEL.. mas tenho imagens de vários AMD também... eu tenho um hd cheio dessas imagens.. e nos pen-drives deixo para os tecnicos apenas as mais usadas...

quando chega alguma maquina diferente, o tecnico vai no servidor e copia a imagem que precisa para o pen-drive..

- Pra conseguir uma imagem perfeita,  ex. : HD 500 particiono em 2 unds, instalado o win7 normalmente,  e atualizo o win., instalo todos os programas ( tipo office, antivirus etc ... com vc citou  )  e não instalo nenhum driver na maquina,  ai rodo o NORTON GHOST, pra extrair a imagem. ,  pra conseguir usar essa imagem como clone em outros pcs, o ideal seria sem drivers ? digo isso , porque em cada maq. pode conter hardware diferentes, da certo mesmo assim ? pois qdo voltar a imagem em outra maquina o DRIVESPACK, correto ?

Sim. Toda imagem que eu preparo, após instalar tudo o que preciso.. eu removo os drivers.. desinstalando manualmente mesmo em gerenciador de dispositivo. então desligo a máquina e faço a imagem.

Já fiz isso também usando o SYSPREP do próprio WINDOWS, porém não gostei muito não. Ele retira os DRIVERS.. mas tb tira outras coisas que eu não quero.

Sendo assim, com essa imagem "sem drivers", qd eu restauro ela em outro pc, o proprio windows se encarrega de instalar alguns drivers básicos e o restante eu faço pelo driverpack.

Desculpe pela mensagem, extensa, ja fiz utilizei muito o ghost, a algum tempo, hj  utilizo o Nlite pra windows xp, e pra instalar progs. uso o WPI, e agiliza mais a clonagem seria mais ágil e rápido .

Uma pergunta longa, requer uma resposta longa.. então desculpa também... e cara.. assim: gosto muito de fazer laboratório para sempre encontrar a solução mais viável e até hoje a que mais gostei foi o ghost. Se você gostou também, agradeça.. kkkkkkkkkkkkkk

abraços a todos...

Link para o comentário

ok, megagenius, obrigado pela resposta , ja tem seu 1 joinha !!,  e em relação a ao versão do ghost, não seria melhor usar a mais recente , digo 15.0  ( cd-boot ou pendrive ) ? ou a que vem com o hirens 15,2 da conta do recado ??  sobre a compatibilidade, ja conseguiu clonar maqs com winXP/Vista/7/8 ?? sem problemas ??

obrigado ai pela atenção !!

Link para o comentário

Desculpa não ter citado...

mas assim: em time que tá ganhando não se mexe. Como o Ghost que uso sempre deu conta do recado, prefiro não trocar.

e já tive problema com compatibilidade, mas nem lembro QUANDO foi isso. Esse fiz a instalação na unha mesmo. Mas como a ocorrência desse problema é tão pequena no meu caso, nem entra na estatística. O caso é ter vários tipos de imagens, para cada caso. Kkkkk caso e caso, ficou feio, mas vc entendeu.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...