Postado 14 de Setembro de 2013 12 anos Amigos, por que não começamos a desenvolver banner e começamos a divulgar no Facebook, Orkut e outras redes sociais conscientizando os clientes a consertar seus equipamentos em vez de jogar fora e comprar um novo ? Eu não sou bom em artes gráficas mas quem for desenvolva os banner e nos repassa que começamos a soltar nas redes sociais. Consertar é mais vantajoso para a Natureza, para nossos empregos e os empregos dos nossos funcionários ! Tenho uns primos que moram na Europa e disseram que por lá estão levantando essa nova onda de conscientização e que a população está tendo uma aceitação grande !
Postado 22 de Setembro de 2013 12 anos Doblo, o que você disse aí são minhas conversas diárias por aqui. Acontece que se puxarmos o fio da meada veremos como a questão fica complexa. Muito além de pensarmos em nós mesmos como técnicos, como profissão, combater o descarte é questão ambiental. Sabemos das montanhas de lixo eletrônico na India, e o Brasil já tem seu destaque: Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. O Brasil até poucos anos (antes da moeda forte, economia estável a da abertura de mercado) não tinha mercado interno de consumo elevado. Me lembro que nos anos 80 e noventa ouvíamos falar (víamos fotos) dos japoneses descartando eletrônicos semi-novos (já no primeiro defeito) ou mesmo só porque queriam um modelo melhor. Eram televisores, aparelhos de som, computadores, móveis, tudo no lixo da calçada, e funcionavam muitos deles. Os brasileiros dekasseguis que iam trabalhar lá temporariamente mobiliavam a casa só percorrendo as ruas e colhendo as coisas no "lixo", e traziam essas notícias. O nivel de poder aquisitivo do brasileiro médio melhorou muito nos últimos 15 anos, a abertura de mercado em 1990 (era Collor) e também a globalização da produção derrubou os preços como nunca. Resultado é que o brasileiro começou a cosumir como os estrangeiros faziam há muito. Naturalmente começamos tarde , mas pulamos etapas, e hoje já vemos as pessoas aqui sem a menor vontade de "consertar coisa velha", é o que escuto diariamente. Não se pode tapar sol com peneira, o capitalismo tem como objetivo crescimento contínuo de lucros e produção cada vez maior. Isso é incompatível com meio ambiente, isso consome recursos naturais, insumos, energia elétrica, produz uma poluição industrial sem igual, fora o lixo eletrônico e comum; outro dia lia uma matéria sobre o absurdo de lixo gerado só em embalagens. Parece que o problema é muito amplo, é o sistema econômico que imperou no mundo...rs. Nesse momento vejo como pouco frutífero querer simplesmente conscientizar as pessoas a "consertar", porque não se trata apenas de querer, mas de ser viável. Quem em sã consciência vai querer consertar algo que novo está tão mais acessível ? E mais, os produtos não são feitos para durar, eles saem com durabilidade finita muito bem estudada pela indústria. O plástico da carcaça de um note trinca em um par de anos, a tinta usada para pintá-la se desgasta em um ano, o HD pifa rapidinho, aparece mau-contato aqui e ali em pouco tempo. A qualidade geral dos produtos é programada para durar só o tempo que a indústria quer. O que o consumidor precisa de verdade é mais complexo, é se conscientizar(descobrir) que está sendo manipulado pela indústria do consumo. Consumir, descartar, consumir, descartar... Caberia a população como um todo perceber que nesse ritmo estamos no caminho do penhasco, é insustentável para o planeta comprar tanto e descartar em seguida, pra não dizer que significa trabalhar mais para comprar de novo o que já se tinha antes. A única possibilidade seria as sociedades mudarem o jogo, exigirem que os produtos voltassem a ter como slogan a DURABILIDADE, como já foi no século passado. Isso implicaria materiais de vida longa nos produtos, e não esse celulares que se desmancham em pedaços ao cair do bolso ao chão, ninguém vai ter apego a gastar arrumando coisas assim. Um documentário fantástico é esse aí, já um clássico sobre a obsolescência programada, se tiver 52 minutos, assita que vale cada minuto para entender o que vivemos hoje: É isso, assunto pra mais de metro tem aí...rs. Abraço Márcio Campos
Postado 22 de Setembro de 2013 12 anos Bom, aqui na loja, faço o possivel para o cliente fazer o serviço, sem desvalorizar, as vezes temos que ser um pouco flexivel no valor, quando juntamos a equação problema complexo+cliente chato para pagar=não liberar orçamento. Então negocie e 99% dos clientes fazem, parcela no cartão da um brinde, desconto. A maioria das vezes é conhecimeto, temos que ser além de inteligentes também espertos.
Postado 25 de Setembro de 2013 12 anos Mesmo quando o cliente não quer mais consertar o seu equipamento, sendo ele um equipamento que para nos técnicos pode ser aproveitado, recomendo que coloquem um aviso dizendo que o material eletrônico descartado em seu estabelecimento tem destino correto. Geralmente este material vai ser doado ou pode ser comprado pela loja por pequenos valores e se tornar um grande negocio. Pensem nisso...
Postado 27 de Setembro de 2013 12 anos #Apoio ... pois tudo hj esta sendo reciclavel..devemos conscientizar nossos clientes ..pois o planeta..o mundo ficara melhor e diminuirá essas grandes atrocidades que estamos vendo...pois somos responsáveis pelas nossas atitudes.
Postado 27 de Setembro de 2013 12 anos Autor Se alguém for bom em Corel Draw ou Photoshop e quiser preparar uns banner para divulgar-nos no facebook, orkut e outras redes sociais faça e posta em algum servidor para fazermos downloads e retransmitir.
Postado 27 de Setembro de 2013 12 anos Achei a sua ideia fascinante. O trabalho com eletrônica não é para mim o que me sustenta financeiramente, mas é algo que gosto. E vejo que para muitos é o sustento, o ganha pão. Então devemos sim incentivar os clientes a consertar. Vejo que nos dias de hoje tudo é descartável, mas até quando o nosso planeta poderá suportar tanto lixo? Consertar aparelhos eletrônicos não é apenas melhor financeiramente, mas com certeza estaremos ajudando o meio ambiente, e consequentemente a nós mesmos. Caso tenhamos entre nós algum colega que seja bom na criação de banner, ou algo do tipo, podemos divulgar nas redes sociais. Parabéns pela iniciativa. Um abraço
Postado 11 de Outubro de 2013 12 anos Belíssima idéia, hj é um tal de comprar um novo que enche o saco já.......mas já caiu no esquecimento?
Postado 11 de Outubro de 2013 12 anos Autor Da minha parte não caiu não, só que como lançador da ideia não sou bom em artes gráficas, precisamos de alguém bom em Corel Draw e Photoshop para desenvolver os banners !
Postado 11 de Outubro de 2013 12 anos Autor Amigos, um amigo meu (David Willkerson) formado em artes gráficas irá desenvolver os banners, a única coisa que ele cobrou foi poder divulgar a marca dele nos banners (levará a logomarca dele bem discreto). Ele irá desenvolver em cima da consciência ecológica, os banners irão tratar dos aparelhos separadamente como: Notebook e netbook, Tablet, Celular, Televisão, Computador Desktop...será focado os aparelhos que os profissionais do Fórum consertam. Assim que tiver pronto e ele disse que vai providenciar logo eu posto para vocês analisarem e já começarmos a soltar na internet.
Postado 11 de Outubro de 2013 12 anos Eu quero muito participar deste movimento que considero muito importante, ambientalmente falando. Creio que a nossa contribuição será válida. Assim como no conto do beija-flor que leva a água no bico para apagar um incêndio, também podemos fazer a nossa parte, sem esperar que muitos compreendam. O que vale é a nossa contribuição. Um abraço a todos
Postado 20 de Outubro de 2013 12 anos Ótima ideia! também pode contar comigo, irei apoiar e divulgar muito
Postado 21 de Outubro de 2013 12 anos Também divulgarei sim, é pro bem de todos. Até faço impressão e colo na parede de onde trabalho. Parabéns DOBLOCLICK.
Postado 14 de Novembro de 2013 12 anos kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk esse mais barato fez uma borboleta, ou lagartixa sei lá....
Postado 9 de Dezembro de 2013 12 anos Autor Amigos, gostaria de relatar um fato. Alterei o meu tempo de garantia de serviços e peças de 3 meses para 6 meses e passei a ter um aumento significativo de clientes que passaram a consertar seus equipamentos, antes quando eu falava que tinha 3 meses de garantia o cliente reclamava e muitos desistia, hoje estou com um índice de aprovação de O.S. entre 70% e 80%, antes acho que ficava entre 40% e 50%.
Postado 9 de Dezembro de 2013 12 anos Parabéns sempre inovando hein??? mas o problema é algumas peças que compramos com pouca garantia, e aí ficamos sem poder repassar pro cliente. Boa ideia!!!
Postado 9 de Dezembro de 2013 12 anos Estamos no mesmo barco amigo, aqui o que está acontecendo é o seguinte: o cliente leva um note a assistência a galera condena pq não consegue arrumar e ainda detona a placa daí o cliente fica p da vida e isso vai virando rotina, quando vc se compromete a fazer um serviço bem feito, além de cobrar tem que fazer psicologia com o cliente que já tá cansado de ser enganado.Tá bem difícil por aqui, mas estamos na luta!
Postado 9 de Dezembro de 2013 12 anos Autor Parabéns sempre inovando hein??? mas o problema é algumas peças que compramos com pouca garantia, e aí ficamos sem poder repassar pro cliente. Boa ideia!!! Paulo, se analisarmos garantia é por defeito de fábrica no caso de peças, dificilmente um tela, uma memória ou um HD vá dar defeito com menos de 6 meses, placas nos consertamos então poderíamos dar até 1 ano de garantia. A única peça que acho difícil de dar garantia estendida é fonte seja ATX ou fonte de notebook, essas ainda vou ficar com 3 meses de garantia.
Postado 9 de Dezembro de 2013 12 anos Autor Estamos no mesmo barco amigo, aqui o que está acontecendo é o seguinte: o cliente leva um note a assistência a galera condena pq não consegue arrumar e ainda detona a placa daí o cliente fica p da vida e isso vai virando rotina, quando vc se compromete a fazer um serviço bem feito, além de cobrar tem que fazer psicologia com o cliente que já tá cansado de ser enganado.Tá bem difícil por aqui, mas estamos na luta! Imagine você no lugar do cliente, eu sempre gosto de me colocar do outro lado do balcão...meu notebook deu defeito e o concerto fica a metade do preço de um novo e só 3 meses de garantia ! Primeiro terei a impressão que depois de 3 meses, ou seja, 91 dias o notebook vai dar defeito ! Se a Assistência der uma garantia maior vou ter duas impressões: 1º - O serviço do pessoal deve ser bom para dar uma garantia que tem a metade do tempo de um novo ! 2º - Essa maquina deva compensar o concerto para eles darem um tempo de garantia maior !
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.