Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

caso comum - Tomadas USB traseiras queimadas - Solução passo-a-passo

Featured Replies

Postado

A "foto-reparação" a seguir é sobre um procedimento simples, voltado para quem não tem muita experiência.

Essa placa Asus CUSL2-C rodando um PIII 933MHz é velhinha, roda aqui meu servidor de arquivos há muitos anos. Há algum tempo queimaram as tomadas USB traseiras, quando um safado dum mouse USB entrou em curto.

Numa desmontagem para revisão e limpeza, resolvi reparar a placa-mãe e poder tirar a placa PCI de expansão USB que fui obrigado a colocar na ocasião da queima:

jz8b.jpg

A investigação começa da tomada USB para dentro da placa. Medi a tensão nos pinos da tomada, não existia o +5V no contato esquerdo.

Com a placa desligada, a partir do pino +5V no lado cobreado fui medindo a continuidade e o caminho levou ao lado dos componentes, chegando numa ponta do indutor L20 (OK), e desse mesmo ponto do indutor segue por uma minúscula trilha para o R253(OK) e também para o fusível F3(OK).

Na foto a seguir vê-se a descontinuidade quase imperceptível a olho nú, um milímetro de trilha "evaporou" com o curto, a trilha aberta foi comprovada com o ohmimetro:

a1nj.jpg

Para ter acesso a esse minúsculo ponto, abri caminho removendo as tomadas USB, a serial e a paralela e um capacitor eletrolítico:

tbw6.jpg

Uso um fio de um cabinho flexível como "nova trilha":

xujc.jpg

Com uma ponta exploradora tipo "agulha" e uma lupa 25X, eu raspei "com mão de moça" o verniz nos dois micro-segmentos da trilha rompida, então estanhei o cobre nú e também a ponta do fiozinho que servirá de nova trilha. Depois para soldar isso é só segurar a respiração..rs:

rhsa.jpg

Hora de montar, aproveitei e poli as tomadas com dremel, em cinco minutos o aspecto é de novo, agora é testar:

g5tm.jpg

É importante fazer um serviço cuidadoso, deixar a placa com aspecto original e limpa, depois da acetona esse é o aspecto no lado cobreado:

0x7l.jpg

E o teste das tomadas USB recuperadas:

PS: É a segunda reparação dessa placa, há uns 3 anos troquei todos os eletrolíticos quando ela começou a resetar sozinha aleatoriamente, gosto de deixar funcionando coisa velha...rs.

É isso

Grande abraço aos colegas

Márcio Campos

Postado

ola muito bom o post. tenho uma duvida como é este processo de polir as tomadas pois tenho alguns computadores de uma empresa química que da ate do dos conectores mas tentei lixar com lixa d água e não ficou legal os seus parecem novo se não for  amolar muito gostaria de entender este processo e desde já agradeço

A discussão sobre "caso comum - Tomadas USB traseiras queimadas - Solução passo-a-passo" rendeu 28 respostas! Cadastre-se agora mesmo ou entre na sua conta para desbloquear a leitura e participar da conversa com a galera.

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.