Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
LSL

resolvido fonte(PS4) / ADP-200ER / Liberando 15v em stand-by

Avalie este tópico:

Posts em destaque

LSL    40

Prezados, boa tarde! Peguei 2 PS4(CUH-1215A) com defeito e para servir para o meu TCC, dos 2 aparelhos somente 1 veio com fonte. Ao recebê-los resolvi testar cm a fonte enviada, visto que o antigo dono relatou que ambos estavam com problema na APU, nos testes ambos os PS4s emitiam o bip de que estavam ligando e logo desligavam ficando inoperante até que o cabo fosse removido e recolocado na tomada. Por esse sintoma desconfiei logo da fonte e ao abrir percebi que o IC132(mark code: GB5) estava danificado com uma trinca, fiz umas medições no dda001ag e achei um curto entre os pinos 10 e 11. Verifiquei a fonte por outros curtos e não achei anormalidade.

Troquei o dda001ag e ao testar percebi que ao simular um PS4 ligando (usando o pino PS_ON) as tensões no DNP012 diminuíam até quase zerar, fiz um 2° teste e verifiquei que só em ligar a fonte na tomada a saída dos 12 volts estava liberando 15volts, se eu ligasse a fonte(pino PS_ON) os 15 volts sumiam e toda parte secundária era desligada.

Fiz uma segunda análise e achei o transistor Q41(mark code: ZEW) com pequeno curto, ao remover a fonte liga e não libera os 15volts em standby.

Pesquisei o mark code de ambos e achei um datasheet que referencia o GB5 como sendo um LM431(

Conteúdo oculto

), mas na loja que comprei somente tinha o TL431(

Conteúdo oculto

) que é praticamente o mesmo componente, o que muda é a posição dos pinos REF e Catodo, entretanto ainda não coloquei o TL431 comprado.

Gostaria de uma ajuda dos usuários do fórum  pois não sei quais componentes o IC132 e o Q4 correspondem, nem quais são os componentes substitutos. Se o IC132(GB5) é realmente um LM431 e qual componente posso colocar no lugar do Q41(ZEW).

Perto do IC132 tem o TestPoint OV2 o que leva a crer ser um ponto de verificação de sobrevoltagem, se o Q41 entrou em curto fazendo a fonte liberar os 15 volts então o IC132 estourou devido ser uma tensão acima dos 12volts que devem ser liberados por aquela saída.

g4235.png

Editado: por LSL
Link do TL431 estava errado

Compartilhar este post

Link para este post
Compartilhar em outros sites
LSL    40

Estava pesquisando sobre o marking code ZEW e acabei achando este  datasheet(

Conteúdo oculto

) que diz ser um NPN PBSS4240T, o código SMD é ZE e o W restante indica que o componente foi fabricado na China.

Quem conserta estas fontes de PS4 poderia me confirmar se:
QB5 (IC132) = LM431;
ZEW (Q41) = PBSS4240T.

Compartilhar este post

Link para este post
LSL    40

Coloquei o TL431 no lugar do QB5 (IC132) e o BC846 no lugar do ZEW(Q41). Tive ainda que trocar um fotoacoplador(IC53) porque a fonte ligava e de imediato desligava.

O BC846 que coloquei tem especificação menor que o PBSS4240T,. Até o momento a fonte funciona sem problema.

Componentes trocados:
IC32, IC53, IC132 e Q41

• Joinha 2

Compartilhar este post

Link para este post
LSL    40

@flaviosilvapereira Mas cada caso é um caso, qual o sintoma da tua fonte?

Testes com a fonte desligada e descarregada.
Chegou a testar todos os fotoacopladores(Ao aplicar a tensão de no máximo 1.5v nos pinos 1 e 2 você deve verificar nos pinos 3 e 4 com o multímetro em escala de continuidade se a resistência entre os pinos cai/multímetro bipa)?

Se os fotoacopladores estiverem bons verifique se há algum valor de baixa resistência entre os pinos 3 e 4.

Verifique os componentes interligados a saída do fotoacoplador IC53 e depois faça o teste com a fonte ligada na rede se há tensão nos pinos 3 e 4 quando você liga a fonte no conector do secundário.

Se ao ligar a fonte na rede AC e a mesma disponibilizar os 5v stand-by, então indica que o DNP012 está bom.

Compartilhar este post

Link para este post

o sintoma da minha e o seguinte liga ela somente na tomada os 5v fica normal agora seu eu armar ela com o resistor 0s 12v aparece e vaicaindo repidamente ate zerar e isso acontece com os 5v tambem acontece vai caindo ate zerar.

Compartilhar este post

Link para este post
LSL    40
7 horas atrás, flaviosilvapereira disse:

foi trocado todos os fotos e continua esse defeito

@flaviosilvapereira O ideal é testar e ver como se comportam os componentes, não trocando todos.

Meu problema era parecido, ao conectar na rede AC a fonte liberava de imediato os 5v-stb e os 12v, mas quando eu a armava com o resistor ela desligava da mesma maneira que você relatou, quando troquei o IC132 e o Q41 a fonte deixou de liberar os 12v quando ligava na rede AC(comportamento normal), mas quando armava com resistor os 12v aparecia, mas de imediato tanto os 5v quanto os 12v sumiam, problema que foi resolvido após verificar que o IC53 estava com problema nos pinos 3 e 4(não conduziam quando o led, pinos 1 e 2, era excitado).

Em 10/08/2018 às 15:45, LSL disse:

Tive ainda que trocar um fotoacoplador(IC53) porque a fonte ligava e de imediato desligava.

Por isso que sugiro que verifique o circuito ligado ao IC53, tanto no lado do led(pinos 1 e 2) quanto no lado sensível a luz(pinos 3 e 4).

Tenta ver se consegue postar uma foto da placa, da mesma maneira que coloquei acima. Também verifica se os 12v está presente mesmo que você não arme a fonte com o resistor.

Compartilhar este post

Link para este post
LSL    40
9 horas atrás, LSL disse:

Se ao ligar a fonte na rede AC e a mesma disponibilizar os 5v stand-by, então indica que o DNP012 está bom.

@flaviosilvapereira Infelizmente cometi um erro acima, o componente responsável por disponibilizar os 5v-STB é o DAP041 (ele tem somente 7 pinos) e não o DNP.

Compartilhar este post

Link para este post
zettainfo    17

Bem complicado essas fontes, estou com 6 aqui com o mesmo defeito, 5v OK, todas as tensões de standby tanto no primário quanto no secundário 100%, mas quando tenta armar os 12v, só dá o click e desliga tudo, os capacitores chegam em 395v mas não estabiliza, todos fotoacopladores testados, Q41 e IC132 trocados por de uma fonte funcionando, Fet's e DDA01 trocados por desencargo junto com o DNP012, basicamente troquei tudo que poderia ser, e ainda assim não libera os 12v, nem pulsa na verdade, não tenho mais pra onde ir, 6 fontes exatamente iguais

Compartilhar este post

Link para este post

Registre-se ou faça login para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...