Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido fonte(PS4) / ADP-200ER / Liberando 15v em stand-by

Avalie este tópico:


LSL

Posts em destaque

Prezados, boa tarde! Peguei 2 PS4(CUH-1215A) com defeito e para servir para o meu TCC, dos 2 aparelhos somente 1 veio com fonte. Ao recebê-los resolvi testar cm a fonte enviada, visto que o antigo dono relatou que ambos estavam com problema na APU, nos testes ambos os PS4s emitiam o bip de que estavam ligando e logo desligavam ficando inoperante até que o cabo fosse removido e recolocado na tomada. Por esse sintoma desconfiei logo da fonte e ao abrir percebi que o IC132(mark code: GB5) estava danificado com uma trinca, fiz umas medições no dda001ag e achei um curto entre os pinos 10 e 11. Verifiquei a fonte por outros curtos e não achei anormalidade.

Troquei o dda001ag e ao testar percebi que ao simular um PS4 ligando (usando o pino PS_ON) as tensões no DNP012 diminuíam até quase zerar, fiz um 2° teste e verifiquei que só em ligar a fonte na tomada a saída dos 12 volts estava liberando 15volts, se eu ligasse a fonte(pino PS_ON) os 15 volts sumiam e toda parte secundária era desligada.

 

Fiz uma segunda análise e achei o transistor Q41(mark code: ZEW) com pequeno curto, ao remover a fonte liga e não libera os 15volts em standby.

Pesquisei o mark code de ambos e achei um datasheet que referencia o GB5 como sendo um LM431(

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
), mas na loja que comprei somente tinha o TL431() que é praticamente o mesmo componente, o que muda é a posição dos pinos REF e Catodo, entretanto ainda não coloquei o TL431 comprado.

 

Gostaria de uma ajuda dos usuários do fórum  pois não sei quais componentes o IC132 e o Q4 correspondem, nem quais são os componentes substitutos. Se o IC132(GB5) é realmente um LM431 e qual componente posso colocar no lugar do Q41(ZEW).

 

Perto do IC132 tem o TestPoint OV2 o que leva a crer ser um ponto de verificação de sobrevoltagem, se o Q41 entrou em curto fazendo a fonte liberar os 15 volts então o IC132 estourou devido ser uma tensão acima dos 12volts que devem ser liberados por aquela saída.

g4235.png

Editado: por LSL
Link do TL431 estava errado
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava pesquisando sobre o marking code ZEW e acabei achando este  datasheet(

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
) que diz ser um NPN PBSS4240T, o código SMD é ZE e o W restante indica que o componente foi fabricado na China.

Quem conserta estas fontes de PS4 poderia me confirmar se:
QB5 (IC132) = LM431;
ZEW (Q41) = PBSS4240T.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico tem mais repostas e a solução do problema, mas você precisara fazer login para visualizá-las.
  • Conteúdo Similar

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...