Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dessoldar conector flat

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Alguem tem uma dica eficaz para remover e soldar este conector de placa mãe para ele ficar inteiro sem derreter? Principalmente na hora da remoção, o plástico dele derrete muito fácil.

image.php?di=8XZY

Postado

amigo, a primeia coisa que eu faco e remover resina se tiver nos lados, depois coloco um fluxo e coloca solda com chumbo nos pinos, pra abaixar a temperatura de retirada, depois vou com a estacao de ar esquentando de longe e com ferro de solda vou tocando nos pinos, e vou mexendo ate sair.

agora uma pergunta pra que remover ele e voltar ele depois?

Postado

com um ferro de solda + solda e fluxo e um estilete. vc aplica solda nos contatos primeiramente em um lado e com o estilete força por baixo do conector de leve para subir e vai dessoldando gradativamente e vai levantando com o estilete ate que se solta. se adica serviu nao esquece do joinha att

Postado

Eu uso aqule bastão salva SMD com a gestação de ar quente para retirar. Pra colocar limpo as ilha e estanho com solda e a estação com ar no 5 e a temperatura no 6 soldo com muita paciência para não defor. mar o conector.

Mas também estou curioso para que retirar

Postado

Não é dessoldar e soldar o mesmo, seria substituição. Amanhã vou fazer o teste com salva chip, preciso remover um conector quebrado para soldar o outro. Claro que retirando de sucata, então quero tirar ele sem ficar todo deformado.

Postado

Acho que pra retirar sem deformar é usar o colocar solda e bastante fluxo e removendo com a malha mesmo. Tem que fazer o máximo possivel pro calor se concentrar só nos pinos. Acho que até fita katpon vale...

Postado

Quando eu tiro sempre coloco a fita capton  ajuda bastante e também seguir adica de colocar a solda para baixar o grau de saída também vale a pena!!!

Postado

Primeiramente faça como disseram, passa a solda salva-chip (ou solda normal mesmo de estanho) com bastante fluxo nos terminais do conector, depois limpe o máximo que vc puder com malha dessoldadora, depois venha com a estação de ar quente por baixo da placa e não em cima do conector como se tivesse fazendo um ME, como vai ta com pouca solda e a solda que tiver lá ainda vai ta com um ponto de fusão baixo o conector vai sair facinho e sem danificar nada, já fiz isso algumas vezes e sempre deu certinho, ate já removi conector de memoria desse jeito e saiu sem danificar nada. E o melhor bem mais rápido e pratico do que ficar usando estação de solda BGA.

Depois é só limpar bem os terminais e as ilhas de solda da placa com a  malha e soldar novamente na placa usando ferro de solda normal. Espero que ajude

EDIT:

O Falk de uma ideia igual a minha (ou melhor eu dei ideia igual a dele), não tinha visto, só vi depois que postei.

Postado

Coloca fluxo a aquece a parte de baixo da placa que vai retirar o conector. Lógico que vai detonar a placa, até vai carbonizar, mas garanto que o conector sai intacto pra pode reutilizar. Já na placa do conector quebrado, aquece em cima dele mesmo, nem que derreta o plastico, prese os pads da placa. Lenbrando que a forma de agradecer a ajuda recebida aqui no fórum é clicando no joinha logo abaixo do nick. Não custa nada, só um click.

• Joinha 1
Postado

Removi utilizando a IR deixando só o pré aquecer a placa, igual os companheiros deram uma dica, saiu perfeito sem estragar nem a placa e nem o conector.

Soldei com estanho os terminais e depois coloquei fluxo e deixei o pré aquecer, o componente saiu fácil fácil.

Postado

Mas vamos criar o hábito para as pessoas não terem que ficar pedindo.

Ajudou? Joinha nele! Mesmo se o tópico não for seu mas a informação foi interessante, te ajudou de alguma maneira, esclareceu dúvidas? Joinha nele!

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...