Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte de alimentação ajustável 20Vx2,5A (com apenas três peças)

Avalie este tópico:

Ben

Posts em destaque

Estou começando a montar uma fonte ajustável para mim e percebi que isto poderia ser uma dica para você.

Eu não queria passar por todo o processo de comprar um transformador, adquirir todos os componentes, fazer o circuito de rede, alimentação, regulagem e proteção além da própria confecção da placa de circuito impresso. Então me surgiu a ideia de adquirir módulos prontos, assim eu poderia apenas adaptar alguns circuitos a estes módulos.

Veja a imagem abaixo do que já recebi.

image.php?di=OKUA

Os módulos têm as seguintes especificações básicas:

1 - SMPS: é uma fonte chaveada que pode me fornecer 24Vx3A - também tem outras características com baixo ripple e boa eficiência;

2 - VA meter: é um voltímetro que pode medir até 100V e corrente até 10A (sem utilização de shunt);

3 - DC/DC converter: é um regulador de voltagem utilizando o LM2596S. Possui saída de 1,25V até 30V.

Eu vou adicionar outros circuitos ao projeto como saída USB (5Vx500mA), proteção e limitação de corrente - somente nestes é que terei trabalho para fazer o circuito e a PCI.

Veja abaixo o conjunto em funcionamento.

image.php?di=8LRC

Então, se você vai fazer montagens, por que não utilizar módulos prontos? Você poderá ter uma montagem modular que facilita até mesmo a reposição de peças.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 2 semanas depois...

bismith, eu comprei tudo no Aliexpress.

Eu até já fiz o circuito de proteção, mas ainda não testei por falta das chaves (componentes por aqui se não for de televisão ou aparelho de som... pode esquecer!) - abaixo está o esquema dele (caso queira aproveitar a ideia e adaptá-la às suas necessidades).

image.php?di=H3C7

Com relação à corrente, vai ter o circuito de limitação de corrente (que deve manter a carga alimentada e não deixar a corrente subir além do limite estabelecido) e o circuito de proteção de corrente (que tem que desligar a alimentação caso o limite de corrente estabelecido seja superado). Mas só depois de testar é que eu terei os valores corretos dos resistores(e talvez adicionarei mais alguns).

Link para o comentário

• 11 meses depois...

Eu só não coloquei as entradas de alimentação USB pois quando a fiz não tinha nenhuma talhadeira para cortar a chapa de metal e mesmo eu preferi utilizar carradores para isto.

O circuito de controle foi modificado - mas não sei onde o pus. Como por exemplo o circuito sensor de corrente, eu os pus na entrada do regulador pois assim a tensão de saída não seria afetada, o resto não teve modificação. Outra coisa que fiz é que eu inseri uma chave para poder medir tensão e corrente do circuito sob alimentação aproveitando as características do voltímetro/amperímetro.

fonte.jpg

A chave perto do voltímetro comuta entre alimentação(assim é medido a tensão e corrente do circuito alimentado) e meter(assim eu posso utilizar o voltímetro independente para medir tensão e corrente. Ela tem dois modos de operação: Proteção, se a corrente exceder um limite um relê corta a alimentação; Limite, se a corrente exceder um limite o PC817 liga e desliga o regulador constantemente, ou seja, opera com pulsos e o resultado final é que a carga vai continuar alimentada e aí dá para usar como injeção de tensão.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...