Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte de alimentação ajustável 20Vx2,5A (com apenas três peças)

Avalie este tópico:

Ben

Posts em destaque

Estou começando a montar uma fonte ajustável para mim e percebi que isto poderia ser uma dica para você.

Eu não queria passar por todo o processo de comprar um transformador, adquirir todos os componentes, fazer o circuito de rede, alimentação, regulagem e proteção além da própria confecção da placa de circuito impresso. Então me surgiu a ideia de adquirir módulos prontos, assim eu poderia apenas adaptar alguns circuitos a estes módulos.

Veja a imagem abaixo do que já recebi.

image.php?di=OKUA

Os módulos têm as seguintes especificações básicas:

1 - SMPS: é uma fonte chaveada que pode me fornecer 24Vx3A - também tem outras características com baixo ripple e boa eficiência;

2 - VA meter: é um voltímetro que pode medir até 100V e corrente até 10A (sem utilização de shunt);

3 - DC/DC converter: é um regulador de voltagem utilizando o LM2596S. Possui saída de 1,25V até 30V.

Eu vou adicionar outros circuitos ao projeto como saída USB (5Vx500mA), proteção e limitação de corrente - somente nestes é que terei trabalho para fazer o circuito e a PCI.

Veja abaixo o conjunto em funcionamento.

image.php?di=8LRC

Então, se você vai fazer montagens, por que não utilizar módulos prontos? Você poderá ter uma montagem modular que facilita até mesmo a reposição de peças.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 2 semanas depois...

bismith, eu comprei tudo no Aliexpress.

Eu até já fiz o circuito de proteção, mas ainda não testei por falta das chaves (componentes por aqui se não for de televisão ou aparelho de som... pode esquecer!) - abaixo está o esquema dele (caso queira aproveitar a ideia e adaptá-la às suas necessidades).

image.php?di=H3C7