Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Transmissores fm simples

Avalie este tópico:

Linat

Posts em destaque

Bom dia caros amigos, sou um entusiasta em eletrônica e como tenho pouca exeriência gostaria de sanar algumas dúvidas neste tópico, andei pesquisando na internet alguma forma de criar um transmissor fm, porém a grane maioria dos esquemas tem uma construção específica e complicada para mim, então gostaria de fazer algumas perguntas, como funciona um transmissor fm? como fazer um transmissor fm com as peças que eu tenho disponível?, explicar detalhadamente como funciona um transmissor fm, (o que cada componente faz e como adaptar caso eu não tenha algum). obrigado a todos aqueles que poderem responder a esse tópico, vai ser uma ajuda muito bem vinda. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só vou te adiantar que RF é uma bruxaria!!! Não é algo que se faz de um jeito e funciona (pelo menos para mim, foi essa a conclusão)!!! Os mesmos componentes em layouts diferentes podem ou não fazer o circuito funcionar.

Recomendo apostilas, como por exemplo, as do instituto universal brasileiro, verá que os circuitos e a teoria são em sua maioria, semelhantes, porém o que vai mudar são os layout das placas.

Trabalhei no desenvolvendo transmissores de portão (433MHz), e que o que eu cito acima é verdade (pelo menos neste caso),  onde um transistor com capacitância interna muito diferente, um capacitor um pouco mais para a esquerda ou direita, uma trilha mais fina ou mais grossa, o desenho da antena e/ou se o GND está ou não próximo da antena, faz ou não com que o circuito funcione.

Flw...

Editado: por nagkiller
  • Joinha 1
Link para o comentário

Em 03/02/2021 às 16:44, nagkiller disse:

Só vou te adiantar que RF é uma bruxaria!!! Não é algo que se faz de um jeito e funciona (pelo menos para mim, foi essa a conclusão)!!! Os mesmos componentes em layouts diferentes podem ou não fazer o circuito funcionar.

Recomendo apostilas, como por exemplo, as do instituto universal brasileiro, verá que os circuitos e a teoria são em sua maioria, semelhantes, porém o que vai mudar são os layout das placas.

Trabalhei no desenvolvendo transmissores de portão (433MHz), e que o que eu cito acima é verdade (pelo menos neste caso),  onde um transistor com capacitância interna muito diferente, um capacitor um pouco mais para a esquerda ou direita, uma trilha mais fina ou mais grossa, o desenho da antena e/ou se o GND está ou não próximo da antena, faz ou não com que o circuito funcione.

Flw...

Expandir  

Vlw pelas dicas, vou procurar esse Instituto e tentar entender alguns esquemas

• Joinha 1
Link para o comentário

Esse é o esquema mais simples de um transmissor (figura 1):

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Porém, há a importância de usar o BF494 ou outros transistores próprios para RF (nesse caso, alguns valores deverão ser modificados).

Curso IUB :

Flw...

Editado: por nagkiller
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...