Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida SSD Weijinto 1TB em 100% e travando o PC inteiro

Avalie este tópico:


Posts em destaque

O SSD que eu tenho, um Weijinto (made in china) de 1TB está com esse problema bem estranho. Desde que está conectado na porta SATA da placa mãe, ele já começa a travar a BIOS, porém com um tempo o Windows (que está em outro HD) inicializa, após alguns minutos. Consigo usar o Windows normalmente, tudo que está no HD aparece, porém quando eu tento acessar alguma coisa do SSD, o PC trava inteiro, e quando vou ver no gerenciador de tarefas, me deparo com o seguinte status da primeira imagem do anexo. Quando tento desconectar o SATA do SSD enquanto estou no Windows, o uso cessa, e consigo ver alguns dados no programa Crystal Disk Info. Porém, se eu conectar novamente, tudo começa outra vez, simplesmente o SSD não consegue processar as solicitações de IO. Suspeito que seja a controladora SATA do SSD, ou algum componente que esteja com defeito ao redor dela. Tirei uma foto do PCB SSD, e ao meu leigo ver, não achei nada de estranho. Apenas alguns capacitores que estavam meio amarronzados ao lado da memória, mas não acho que seja a causa. Assim penso, que seja a controladora, não sei se vale a pena consertar ele...
Gostaria de uma opinião de vocês sobre isso.    

image.png

image.png

image.png

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vc tem que descobrir QUAL programa ta fazendo ele usar 100% do HD

Nessa mesma tela do gerenciador de tarefas, va na aba processos e olha a coluna Discos. Serao mostrados todos os processos rodando e vc podera ver quem esta utilizando o consumo do disco.

Outro programa que pode te ajudar nisso é o Process Hacker 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, hawkinf disse:

vc tem que descobrir QUAL programa ta fazendo ele usar 100% do HD

Nessa mesma tela do gerenciador de tarefas, va na aba processos e olha a coluna Discos. Serao mostrados todos os processos rodando e vc podera ver quem esta utilizando o consumo do disco.

Outro programa que pode te ajudar nisso é o Process Hacker 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Desde já agradeço pela resposta.
Esse SSD já teve outro problema, uma vez ele deixou de ser reconhecido...
Sobre o programa que está deixando o SSD em 100%, não há nenhum, como eu disse no problema, a própria BIOS já estava lenta para inicializar. Isso me parece mostrar um problema com escrita e saída do SSD. Para tanto eu usei diferentes Sistemas Operacionais, como o Linux, no qual o problema ocorre do mesmo jeito. Tentei também o Hirens Boot, mesma coisa... 
Me parece ser um problema de hardware, ou comunicação entre software de baixo nível / hardware.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim. Consegui resolver o problema... Entrei no Linux, abri o Gparted, e lá o programa pediu que eu rodasse o CHKDSK, reiniciei o PC, o CHKDSK verificou e reparou alguns erros, e o SSD voltou ao normal... Até hoje, quando deu outro problema... ;-;
Agora o SSD não está conseguindo guardar os dados após reiniciar o PC. E quando tento formatar ou apagar alguma coisa nele, simplesmente não dá, tentei com todo tipo de programa... Se alguém tiver alguma ideia do que pode ser isso, agradeço a resposta. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

Esse controlador (SM2258) também é usado por outros fabricantes de SSD, como a Western. Já essas memórias, que parecem que tiveram um pedaço cortado com uma serra (e em alguns casos é exatamente assim que é feito..), pelo aspecto são memórias que foram rejeitadas na linha de produção, e que acabam indo parar na mão desses fabricantes de SSDs de baixo custo. 

 

Quanto ao primeiro defeito, poderia ser algo relacionado ao firmware. Daria pra tentar colocar o firmware de um SSD de outro fabricante que use o mesmo controlador. Mas, se ele agora está perdendo dados, é quase certo que pelo menos uma das memórias já era. 

 

Acredito que fazer um reflow/reball na placa não vai ajudar muito porque, tirando o uso (óbvio) de memórias reaproveitadas, a qualidade da montagem parece boa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/05/2021 às 22:31, zazulak disse:

Buenas,

 

Esse controlador (SM2258) também é usado por outros fabricantes de SSD, como a Western. Já essas memórias, que parecem que tiveram um pedaço cortado com uma serra (e em alguns casos é exatamente assim que é feito..), pelo aspecto são memórias que foram rejeitadas na linha de produção, e que acabam indo parar na mão desses fabricantes de SSDs de baixo custo. 

 

Quanto ao primeiro defeito, poderia ser algo relacionado ao firmware. Daria pra tentar colocar o firmware de um SSD de outro fabricante que use o mesmo controlador. Mas, se ele agora está perdendo dados, é quase certo que pelo menos uma das memórias já era. 

 

Acredito que fazer um reflow/reball na placa não vai ajudar muito porque, tirando o uso (óbvio) de memórias reaproveitadas, a qualidade da montagem parece boa. 

Entendo... É um problema bem estranho, testei aqui com o Windows carregado no meu HD e fiz um teste de velocidade com o programa CrystalDiskMark no SSD. E advinha, tudo normal, velocidades de 500MB/s em leitura e escrita. O outro fato é que os arquivos que eu gravei domingo passado, estão lá desde esse dia, e eu apenas não consigo apagar eles, de modo algum. Porém, consigo fazer operações de leitura e escrita de dados no SSD, usando o Explorer do Windows instalado no HD, só que quando reinicio é que as mudanças feitas se perdem, os arquivos gravados do domingo passado ficam lá...
Por isso ainda acho que seja controlador, pois ele que seria responsável por gravar esses dados na memória, e algo me diz que não está acontecendo isso. Penso que se fosse na memória, os dados de domingo já teriam sidos corrompidos ou eu não conseguiria fazer as atividades de leitura e escrita com o Explorer. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...