Jump to content

zazulak

Moderator
  • Content Count

    1,404
  • Avg. Content Per Day

    0.71
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    9
  • Credit

    5310
  • Country

    Brazil

zazulak last won the day on June 18

zazulak had the most liked content!

Community Reputation

682 Medal 5

About zazulak

  • Rank
    Fontes e Nobreaks
  • Birthday 02/05/1981

Personal Information

  • Sexo
    Masculino / Male
  • Location
    Porto Alegre - RS

Recent Profile Visitors

2,180 profile views
  1. Buenas, você quer detectar apenas presença ou ausência de rede ac / saída do gerador, ou precisa monitorar também se a tensão e frequência estão dentro da faixa aceitável? Se você quer mesmo levar a imunidade contra descargas atmosféricas e afins ao extremo, vai ter que ter dois circuitos separados: Um em contato direto com a rede, e o outro a uma distância de alguns metros, e transmitir o sinal de um para outro por fibra ótica, ou talvez por RF. Essa abordagem é usada em máquinas de tomografia computadorizada, onde os igbts do circuito que excita o tubo de raio x (com cerca de 125kv) ficam a mais de um metro do circuito de controle, e recebem os sinais de acionamento por fibra ótica.
  2. Buenas, esse componente é um termostato.. se esquentar demais ele abre, mas ao esfriar ele religa. Esse projetor tem marcas de já ter sido mexido por outro técnico antes de você? Se tiver, atente para o flat do painel.. os Epson costumam usar um flat extremamente frágil (com passo de 0,5mm), fácil de danificar se alguém tiver puxado a tampa sem desconectar o flat antes. As chaves tact também podem provocar esse sintoma se alguma delas estiver com fuga.
  3. Buenas, o único esquema de MCM que achei foi esse: https://eletronicabr.com/files/file/31768-mcm-nbk500/ Está com muito baixa qualidade, mas dá pra identificar fácil o circuito do carregador. Veja se bate com o que você tem aí.
  4. MCM NBK500 Visualizar Arquivo MCM NBK500, esquema scanneado Uploader zazulak Enviado 15-07-2019 Categoria Diversos  
  5. 0 downloads

    MCM NBK500, esquema scanneado
  6. Buenas, esses diodos fazem parte do circuito do carregador/desmagnetizador. Para eles terem queimado assim, com certeza um dos fets entrou em curto, ou o M3 do desmagnetizador ou o M4 do carregador (menos provável). Veja o esquema dessa parte. Por ele você consegue identificar quem é ligado com quem e refazer as trilhas.
  7. Bah, esse diodo está com mais fuga que presídio no nordeste... pode trocar direto. A alimentação no CM6800 só aparece quando a fonte é acionada. Quem manda ele ligar é o supervisor (wt7527), através de um optoacoplador. Experimente monitorar a alimentação do CM no nomento em que fecha o curto entre o fio verde e o preto. Sobre o tny279, ele só provocaria esse sintoma se estiver parando de funcionar no momento que você aciona o PS-ON.. nesse caso os 5VSB iam cair. Se os 5vsb permanecem estáveis, dá pra inocentar o TNY. Poste uma foto da parte de baixo da placa, onde dê para ver a ligação dos 3 optoacopladores. Aí dá pra identificar qual deles é o power on, e fechar um curto direto nele para ver se a fonte vai partir.
  8. Milagre você ter conseguido o esquema dela.. conseguiu onde? Primeiramente você deveria trocar o C007, de preferência por um maior, tipo uns 47uF/63V. Se não for ele, provavelmente o que está derrubando a alimentação do controlador do pfc é a proteção crowbar formada por Q302, Q303 e o opto PC500.
  9. Buenas, Esse triac está ok.. você não vai conseguir dispará-lo só com a corrente fornecida pelo multimetro, por causa da resistência entre o pino t1 e o gate. É muito raro ele queimar, até porque ele não faz parte da fonte em si, mas sim do circuito de acionamento do fusor. A unica vez que peguei um desses queimado nessa fonte foi quando um mão suína trocou ele de lugar com o fet.. Se precisar substituir e for colocar um BTAxx-600, não se preocupe com isolação: OS BTAs tem a aba traseira metálica, mas ela é isolada dos pinos.
  10. Buenas, na falta do mpsw, pode testar com BC517 no lugar, só atente para a pinagem. Os mpsa64 você conseguiu aqui no Brasil?
  11. Já ia esquecendo: edite o título do tópico e coloque qual é o equipamento e o defeito, para adequar o tópico ao padrão do fórum.. O esquema tem aqui: https://eletronicabr.com/files/file/31762-esteira-athletic-conv/ Sobre o motor ficar sempre na mesma velocidade, ao ligar ele simplesmente dispara para a velocidade máxima, ou fica numa velocidade mediana? Se ele dispara, veja o que o colega aí em cima disse, o FET. Se ele fica numa velocidade intermediária, provavelmente a placa não está recebendo/interpretando o sinal do encoder.
  12. Não existe célula de 6800ma no formato 18650. As melhores células nesse tamanho dão pouco menos de 3000.. Se a célula tiver escrito qualquer valor acima disso pode ter certeza que é falsa.
  13. Nesses amplificadores antigos é assim mesmo.. o certo é trocar todos os eletrolíticos numa talagada só. as vezes se pega casos como o de um canal estar totalmente sem audio e o defeito é um simples capacitor de acoplamento.
  14. Que gravador você está usando? Selecionou a 25x10 na lista? O arquivo não tem como saber onde será gravado e impedir você de gravá-lo.. tem alguma outra coisa errada errada aí. Ou essa memória está pifada.. coisa que aliás é tremendamente comum em Winbond (vide os HP g42..). A sequência de comandos SPI para ler a memória é igual para todas (0x03 seguido do endereço), mas a para gravar muda um pouco em função da configuração dos bits de proteção contra gravação.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...