Jump to content

zazulak

Friend EletrônicaBR
  • Content Count

    4,629
  • Avg. Content Per Day

    1.96
  • Joined

  • Last visited

  • Credit

    10964
  • Country

    Brazil

zazulak last won the day on July 21

zazulak had the most liked content!

Community Reputation

1,590 medal 9

About zazulak

  • Rank
    Moderador Global
  • Birthday 02/05/1981

Personal Information

  • Sexo
    Masculino / Male
  • Location
    Porto Alegre - RS

Recent Profile Visitors

5,104 profile views
  1. Como esses textos não são de sua autoria, seria bom você citar a fonte, ou isso pode lhe trazer problemas. De acordo com as políticas do site do Newton C. Braga, de onde você está copiando os textos: "a. o uso do conteúdo (seja mediante reprodução total ou parcial, ou de outra forma, mediante a utilização de meios ou processos conhecidos ou não até a data), encontra-se sujeito a obrigação de avisar de forma expressa a fonte, esclarecendo a data de publicação, e os dados concernentes a seu autor ."
  2. Buenas, escrevi um texto gigante mas, graças um bug da plataforma do fórum, ficou só a imagem no post. A princípio, os dois defeitos não estão relacionados. Pelo menos, nunca vi os dois acontecendo ao mesmo tempo (fui autorizado Enermax, até ela quebrar e dar calote nas autorizadas..). Dar um bip longo e desligar é típico de fuga na chave tact. Isso é mais comum em localidades mais umidas. Não adianta medir a chave, tem que trocar direto, porque a fuga é intermitente. Se não tiver uma tact igual para trocar, pode fazer o teste ligando o nobreak e desconectando o painel.. se não apresentar mais o defeito é a tact com fuga. Em alguns casos, pode ocorrer acumulo de zinabre embaixo do conector na própria placa, mas isso só costuma acontecer se derramarem algum líquido no nobreak. Sobre a falha aleatória no reconhecimento da rede, nem sempre isso é defeito no nobreak, mas uma característica de projeto: Ele monitora a tensão da rede em vários momentos ao longo de um ciclo. Se a forma de onda estiver distorcida, mesmo que a tensão e frequência estejam ok, ele interpreta como imprópria para deixar passar para as cargas ligadas nele e fica em modo bateria. E, como esses nobreaks simplesmente não tem um filtro de linha na entrada, qualquer distorção é 'vista' pelo processador. Uma das formas de resolver - ou ao menos amenizar - isso é colocar um capacitor cerâmico de alguns nF em paralelo com o R57, que marquei na mensagem anterior. Pode tentar com valores de 4,7 a 22nF. Outra, mais efetiva, é adicionar um capacitor de filtro de linha em paralelo com a entrada de rede. Pode ser um de 2,2uF/250VAC, ou até um capacitor daqueles usados em ventilador de teto.
  3. O relé não desliga a fonte. Quando ela é ligada, o TH1 (é um termistor ntc.. ele tem uns 5 ohms quando frio, e vai a quase 0 quando esquenta) está em série com a entrada, para amenizar o pico de corrente enquanto os capacitores principais carregam. Quando acaba a temporização do 555, ele aciona o 3525 e bate o relé, que curto-circuita o termistor. Pelo que vi é o NA (na verdade, os dois contatos NA em paralelo) que está em paralelo com o termistor. Mesmo que fosse o NF, não desligaria, a não ser que o termistor estivesse aberto, e nesse caso derrubaria a fonte dos 16v também. Não tem uma chave 110/220 na traseira? Se tem, é aí que ela é ligada. Dependendo da versão (por exemplo, se for o modelo para o mercado dos EUA), em vez da chave tem um jumper. Se for usar em rede 110, é só colocar um jumper, e deixar sem se for usar em 220.
  4. Transformador de fonte chaveada é muito difícil - mas não impossível - queimar. Se ligar a placa com ele sem o TOP, a lampada série acende? Esse tipo de transformador não se acha pra comprar, mas é possível (e de certa forma até mais fácil que um transformador convencional) para rebobinar. Sobre o diodo, tire uma foto da parte de baixo da placa onde dê pra ver onde ele é ligado.
  5. Buenas, se conectar ele na rede (já com as baterias conectadas), ele fica batendo o RE5 e RE6 continuamente? Esse nobreak, assim como a maioria dos SMS de uns 15 anos pra cá, usa o NF do relé (nesse aí são dois, o RE5 e RE6 são ligados em paralelo) para deixar passar a rede. Essa é a parte da leitura da tensão de entrada: Fora o LM324, qualquer um desses vários resistores ligados a ele dá tilt na leitura da tensão da entrada se estiver alterado. E, se o sinal de sincronismo vindo do optoacoplador falhar, o nobreak até comuta para rede e carrega bateria quando desligado, mas ao ser ligado ele não passa pra rede porque não tem a referência do momento que a tensão de entrada passa por zero. A leitura da tensão de entrada vai no pino 20 e a de sincronismo no pino 42 do processador. Se tiver osciloscópio, veja a forma de onda nos pinos 20 e 42 do processador. No 20 deve ter uma cc pulsante senoidal a 120hz, e no 42 uma onda quadrada a 60hz. . Como o D3 abriu, pode ser que tenha danificado também algum dos outros diodos e transistores responsáveis pelo acionamento dos relés. Ps. Esse nobreak, assim como todos os outros que usam o dsPIC30f311, danifica o processador facilmente.. se as leituras de tensão e sincronismo que chegam nele estiverem ok, é bem provável que o defeito seja ele próprio.
  6. Buenas, em alguma escala ele está medindo corretamente? Já tive um desses, e um 2082.. ele é danado pra dar mau contato na chave seletora, e na que seleciona ac/dc.
  7. Seja bem vindo, Sua apresentação está quase completa, apenas o título está fora do padrão. Não é necessário criar uma nova apresentação, basta clicar em 'editar' na primeira mensagem e alterar o título, seguindo o seguinte padrão: Nome - Cidade, estado - Não precisa pôr o nome completo, só o primeiro nome já basta. - Se você é de fora do Brasil, coloque também o país.
  8. Agrupei os esquemas, separando por modelo antigo e novo. Esse seu parece ser o antigo. Veja se bate: https://eletronicabr.com/files/file/35038-sinus-triad-modelo-antigo/
  9. Sinus Triad modelo antigo Visualizar Arquivo Pacote com os esquemas do modelo antigo da linha Sinus Triad Uploader zazulak Enviado 20-07-2020 Categoria Nobreaks SMS  
  10. 4 downloads

    Pacote com os esquemas do modelo antigo da linha Sinus Triad
  11. Sinus Triad modelo novo Visualizar Arquivo Pacote com os esquemas da linha Sinus Triad do modelo novo Uploader zazulak Enviado 20-07-2020 Categoria Nobreaks SMS  
  12. 4 downloads

    Pacote com os esquemas da linha Sinus Triad do modelo novo
  13. Você está testando com a fonte no aparelho, ou fora dele? Se estiver testando fora, pode ser que a fonte stand-by não esteja se mantendo ligada por estar sem carga. Experimente colocar alguma carga (um resistor de uns 10 a 47R/5w em paralelo com o C985 serve) e ver se as tensões nos pinos do 365 continuam variando. Se parar de variar, feche um curto entre os pinos 1 e 2 do RB953. Isso deve fazer aparecer a saída de 12V no pino 3 do RB952, e alimentação do KA7500. O KA7500 controla os fets da fonte principal (que alimenta o amplificador). Se a fonte do amplificador não partir, meça as tensões nos pinos do KA7500 (especialmente 1, 2, 3, 4, 9, 10, 12 e 14) e poste aqui.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...