Jump to content

zazulak

Moderator
  • Content Count

    1,665
  • Avg. Content Per Day

    0.82
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    14
  • Credit

    6440
  • Country

    Brazil

zazulak last won the day on September 20

zazulak had the most liked content!

Community Reputation

848 Medal 6

About zazulak

  • Rank
    Fontes e Nobreaks
  • Birthday 02/05/1981

Personal Information

  • Sexo
    Masculino / Male
  • Location
    Porto Alegre - RS

Recent Profile Visitors

2,595 profile views
  1. Posso ajudar no desenvolvimento do programa que vai rodar nela (pode ser num Arduino na fase de prototipagem e passar prum microcontrolador standalone depois), mas não no desenvolvimento do programa que vai rodar no computador. Os microcontroladores usados nos arduino não tem suporte nativo a comunicação usb, mas para isso dá para usar um conversor serial-usb, como o CH340, que é usado nos clones do arduino. O painel dessas fontes trabalha com uma alimentação independente do circuito da fonte em si, e o gnd do painel é ligado ao positivo da saída. Então, pra ler a corrente, é só ler a tensão no shunt da saída (um resistor de 0r1), e pra ler a tensão, pegar a referencia negativa vinda dum divisor resistivo ligado ao negativo da saída e inverter com um amplificador operacional. Aliás, é mais ou menos assim que o painel original faz para ler a corrente e tensão.
  2. Buenas, acredita que eu não sabia que tinha esse esquema, e quando vi o seu tópico, pedi prum colega que é assistência autorizada, ele me mandou, e quando fui colocar aqui na area de downloads, vi que eu mesmo já tinha disponibilizado ele há mais de um ano? É esse: https://eletronicabr.com/files/file/28293-ups-mini-placa-ts115/ Se ele tem saída quando em rede, é improvável que tenha danificado o transformador. Como o defeito aparece só em modo bateria, se os dois fets estão ok (eles gostam de entrar em curto entre dreno e gate), verifique o lm324 e os diodos pequenos em volta dele.. qualquer um dos 1n4148 com fuga inibe o funcionamento do inversor.
  3. Buenas, se você quer só monitorar os dados de tensão e corrente, isso é bem fácil. Com um arduino, alguns resistores e talvez um sensor de corrente (tipo o ACS712) dá pra fazer. Mas, se quiser também dar comandos para a fonte, ajustar tensão e corrente, etc.. não é impossível, mas pode não ser viável adaptar uma fonte para adicionar essa funcionalidade. Seria mais fácil projetar uma fonte do zero já com essa funcionalidade em mente.
  4. Isso aí é consequência dessa tal de ideologia de gênero. Embora ele tenha nascido como um estabilizador, deve ter decidido que agora é um PABX e agindo como um ☺️ ---------------------------------- Ele começa a bater relé depois de um certo tempo ligado, ou em uma certa hora do dia? Se for sempre na mesma hora, é bem isso que o @marciobaldo disse: Variação na rede. As vezes a tensão fica exatamente no ponto de comutação entre um tap e outro, aí ele fica indo e vindo entre os dois taps. Se for após algumas horas ligado, independente do horário, sugiro trocar numa talagada só todos os capacitores eletrolíticos da placa (pelo modelo que você pôs no título não achei nada, mas na maioria dos estabilizadores sms é só um ou dois). E, verifique a tensão de 5V que alimenta o microcontrolador. Alguns usam um regulador pequeno, do tamanho de um transistor BC, e ele quando esquenta começa a variar a tensão de saída, o que faz a tensão de referencia do microcontrolador variar junto. Ele é de quantos VA, e tem quantos relés na placa? Relé com defeito até pode causar esse sintoma, mas nos SMS, geralmente também provoca o desligamento da saída, o que parece não ser o caso aí.
  5. Como assim "não liga o secundário"? Ela não tem nenhuma tensão, ou só tem a tensão de stand by e não aciona a fonte principal? Para essa fonte aí, o ideal seria ter a cpu onde ela é usada para poder testar, porque nem todas é possível acionar fora da cpu. Poste umas fotos da placa, e o nome dos integrados principais, aí fica mais fácil dar uma dica mais certeira.
  6. https://www.fcc.gov/oet/ea/fccid Se por acaso conseguir o esquema, coloque na area de downloads do fórum, aí facilita pra quem precisar dele no futuro.
  7. Já vi esses integrados máquinas caça-niquel e máquinas de música, mas nunca em teclado industrial, ahaha O que você procura está na página 20 do datasheet Cada tecla que você for usar, deve ser ligada entre o pino "R" (row = linha) e o "C" (column = coluna) correspondente. Os pinos C são saídas e os R são entradas. Cada combinação de saída e entrada gera um scancode. Para cada tecla que for necessária, procure ela na tabela, e ligue o botão entre o Pino C e o R correspondentes. Por exemplo, se você quer ter uma tecla que envie a letra X para a cpu, ligue ela entre o pino C2 (21) e R4 (38).
  8. Buenas, tire fora o potenciômetro de ajuste de tensão e meça ele pra ver se não está com a pista interrompida. A maioria dos defeitos desse tipo nessas fontes chinesas são causados por falha nos potenciômetros.
  9. O multimetro que você está usando pra medir é digital ou analógico? Não se esqueça que num analógico a polaridade das pontas de prova é invertida nas escalas de resistência/continuidade.
  10. Essa é bem diferente da XFX de 600W que eu conheço. Procurei no banco de dados de plataformas de fontes (http://www.orionpsudb.com/) e não achei essa sua. Já peguei algumas assim pra reparo, mas nunca consegui descobrir quem é o verdadeiro fabricante. Boa parte das XFX são fabricadas pela Seasonic, mas a Seasonic não costuma fabricar fontes com placa preta. Pelo fato dessa sua usar um WT7510 como supervisor, pode ser que ela seja uma variação da plataforma DSA-2 da CWT. Essas não usam retificador sincrono. Os defeitos mais comuns são o capacitor principal, e os diodos que retificam a tensão de -12V. Verifique eles.
  11. Aparentemente essa é a placa da versão nova da série 608. Se for, o esquema é esse: https://eletronicabr.com/files/file/27980-nobreak-série-608-modelo-novo/
  12. Isso já está virando um enigma.. se não é um transistor bipolar comum, nem um mosfet, nem um transistor digital, e considerando que você esteja medindo corretamente, só resta a possibilidade desse componente ser um diodo duplo, ou um diodo retificador/zener comum. O primeiro pino dele e dos outros que tem na placa é ligado em algum lugar, ou não tem ligação?
  13. Buenas, pelas regras do fórum, não podemos indicar serviços (pelo menos não no aberto). Alguém aí da area pode entrar em contato com você via mp. Poste umas fotos dela. Se for a fonte que estou pensando que é, ela tem um circuito de retificação sincrona no secundário, e a maioria dos defeitos relacionados a ligar e desligar é nele. É uma plaquinha em pé com 4 fets smd e mais alguns componentes pequenos. Eu tenho uma Corsair que usa praticamente a mesma placa, e por não conseguir encontrar fets equivalentes para ela, acabei adaptando diodos no lugar. O único inconveniente é que o rendimento diminui e o aquecimento aumenta, mas como é uma fonte que uso pra teste, não chega a ser um problema.
  14. Seja benvindo ao fórum, @gilcélio oliveira gomes E já testou com outra ventoinha? Pra dar uma dica mais específica, precisamos saber qual a versão de placa desse nobreak. O net4+ tem um punhado de versões diferentes, mas se resumem em dois grupos: o antigo, que usa um microcontrolador pic16f886 dip de 28 pinos, e o novo, que usa um pic smd montado sobre uma plaquinha soldada sobre a placa principal. Qual é o seu?
  15. Buenas, Pra ter certeza, só desmontando ou medindo mesmo. Geralmente na traseira da ventoinha (lado por onde sai o ar) tem uma etiqueta dizendo a corrente. Essas ventoinhas de base refrigerada não costumam ser muito potentes.. a prioridade delas é o baixo ruído. As que vi de 80mm não consumiam nem 100ma. Fora a ventilação, ela tem um punhado de leds, então dá pra considerar pelo menos uns 100mA a mais só pros leds. Pelo que vi sobre essa base, em alguns anuncios fala que ela usa a energia de duas portas usb. É possível que na veloxidade máxima o consumo passe de 1A, dependendo do consumo de cada ventoinha.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...