Jump to content

zazulak

Moderator
  • Content Count

    1,193
  • Avg. Content Per Day

    0.62
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    6
  • Credit

    4304
  • Country

    Brazil

zazulak last won the day on December 27 2018

zazulak had the most liked content!

Community Reputation

561 Medal 5

About zazulak

  • Rank
    Fontes e Nobreaks
  • Birthday 02/05/1981

Personal Information

  • Sexo
    Masculino / Male
  • Location
    Porto Alegre - RS

Recent Profile Visitors

1,944 profile views
  1. Buenas, experimente mandar imprimir uma página de teste, e ver qual o modelo que aparece. Pode ser que tenham trocado o firmware pelo da versão sem rede. Essa impressora tem quatro versões diferentes: 3015 básica, 3015d com duplex, 3015n com rede e 3015dn com duplex e rede.
  2. Buenas, pessoal, acho que seria interessante separar essa discussão num novo tópico, em vez de desenterrar um tópico abandonado de mais de um ano. O moderador dessa area é o @warezland.. podemos pedir pra ele. Dei uma lida no datasheet e pelo que vi esse cara realmente é um microcontrolador e precisa de firmware, mas o firmware não fica gravado nele, e sim numa memória externa, ou carregado direto pela usb.
  3. O resistor é o R914, na placa da fonte? Se o led não apaga no momento que a tela fica escura, provavelmente o resistor está ok. Você pode confirmar monitorando a linha de 12V no momento que a tela apaga. Nesse monitor, as causas mais comuns para ele apagar logo que é ligado são as lampadas (geralmente quem pifa é a de baixo), ou fuga no C822. No caso do C822, a fuga não é no capacitor em si, mas naquela cola que é usada pra fixar ele na placa. Para resolver, tem que tirar ele fora, raspar os restos de cola nele e na placa, e colocá-lo de volta. Uma forma de confirmar se a causa do defeito é o C822 é monitorar a tensão no pino 4 do TL494 (IC801). Ela deve ficar em 0v. Se ela subir, acaba fazendo o inversor entrar em proteção.
  4. Buenas, peguei isso num que chegou com o processador queimado e um dos FETs do vcore em curto. Após trocar o fet e o processador ficou assim. A causa era outro fet do vcore que estava com curto parcial entre gate e source.
  5. Buenas, tem como por uma foto da placa, na area onde fica o resistor? Nessa fonte é comum abrir um resistor de 4r7 que fica entre o positivo do capacitor principal e o primário do transformador da fonte stand-by. Isso acontece quando o chaveador da fonte stand-by entra em curto.
  6. Buenas, o que vem a ser um resistor roseado? 0,47 é quase 0.. é normal ele medir como um curto. Provavelmente o defeito não´e aí. Qual é o modelo do monitor?
  7. Seria esse? [Hidden Content] Não precisa se preocupar com a corrente aí.. um de 1A dá e sobra: Ele é alimentado por um 7805 que fornece no máximo 1A.. Dá pra adaptar um LD1117, só precisa inverter os pinos.
  8. Pesquisando por ele na net achei o mesmo que o @R2-D2. Aparentemente ele é mesmo um regulador de 3v3, mas a pinagem dele é diferente do padrão: Ele tem o terra na esquerda, entrada no meio e saída na direita.
  9. Buenas, movi o seu tópico pra area de aparelhos de som (estava na de placa mãe, pc e e afins). Está acendendo o indicador "limiter" no painel, ou algum led na placa do pré? Comece vendo se há tensão DC presente na saída dos amplificadores. No de alta é o pino 1 do CNC3 e no de baixa é o pino 1 do CNC2. Se tiver, é defeito no amplificador respectivo, provavelmente algum dos transistores de saída em curto. Se não tiver DC presente, aí o defeito é na placa do pré. Nessas placas, dá pra usar o seguinte macete: Primeiro veja se a alimentação dos NE5532 está ok (pinos 4 e 8). Depois, vá checando as saídas (pinos 1 e 7), e desconfie se algum estiver dando uma medida diferente de 0v. Você tem o esquema dele? A placa dos amplificadores de potência é relativamente simples de analisar, mas a do pré é bem complicadinha.. tem uns 20 integrados.
  10. É só ir na primeira mensagem do tópico, escolher "editar" e mudar o prefixo para resolvido.
  11. A forma mais simples que imagino para fazer uma fonte dessas com ajuste seria mais ou menos assim. A maioria dos componentes (principalmente o transformador, os diodos e capacitores de alta tensão) você consegue numa placa hvps de impressora laser.
  12. O simbolo dele é o de um opamp simples, mas internamente são 3. A principio ele funciona no lugar, mas você terá que mexer no valor do resistor de ganho.
  13. A corrente pode ser na faixa de 1mA no máximo, ou precisa mais que isso?
  14. Buenas, dê uma olhada no datasheet do AD620. Esse tem no mercadolivre em versão smd.
  15. Se o Q202 mede curto da base para o emissor, ele já era. O Q401 é normal medir curto do pino 1 para o 2 e o 3, e do 5 até o 8, mas não pode medir curto entre os de um lado e do outro. Para confirmar, seria bom testar ele fora da placa. Se ele estiver queimado, você encontra um substituto em placas de notebook, geralmente tem dois desses entre a entrada DC e o conector da bateria (ele é um FET canal P).

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...