Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Atributos S.M.A.R.T. no CrystalDiskInfo

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Bom tarde galera!

Então, tenho alguns HDs de notebook que vou testar, então instalei o CrystalDiskInfo pra ler os atributos S.M.A.R.T. deles. Até ai tudo bem, o primeiro que coloquei já apareceu como crítico, aparece a taxa de erros de leitura como ruim, então de cara já sei que está ruim e posso descartar.

PORÉM esse que está em alerta é o meu HD pessoal, um Barracuda de 1TB que uso pra guardar meu jogos e documentos pessoais, INCLUSIVE documentação da minha empresa, programas e tudo mais...(já vou fazer um backup de tudo 😟 se ainda estiver na garantia vou acionar).

Mas no que preciso de uma ajudinha dos universitários? Bom, a parte de entender o que cada atributo significa não é difícil, entendo o que significa a contagem de setores incorrigíveis e a contagem de setores pendentes.
O que não entendo é sobre os valores, como por exemplo:

• Porque no meu HD a taxa de erro de leitura é 82 e está bem, mas o HD que estou testando está 46 e está ruim (porque um numero menor é pior? 🥴)
  • Porque a contagem de setores incorrigíveis nos dois HDs então com o mesmo valor (mesmo que mude o valor bruto), mas o meu está em alerta e o outro não?

Enfim, existe alguma dica pra ler esses valores ou me baseio pelo que aparece em alerta/critico? 

image.thumb.png.79fe78a6b1ccb647b768b7f63c4b84d7.pngimage.thumb.png.cfadac5748fbba9d91882b2339383148.png

Postado

Hola @DiegoTavares6, ten en cuenta dos cosas:

- a efectos de diagnostico el valor que nos interesa es el "raw value", ese es el que hay que tomar en cuenta.

- Tienes el programa configurado para que dé valores en hexadecimal. Busca en los menús y cámbialo para que te dé los valores en decimal.

Entonces el valor del disco Seagate en errores de lectura es:

A9D00CA(hex)------>178.061.514(dec)

Y el del Hitachi 451D1435(hex)------>1.159.533.621(dec)

Saludos de un NO universitario (dudo mucho que esto lo enseñen en la universidad...)

• Joinha 1
  • Legal 1
Postado

Realmente agora faz muito mais sentido, não sabia que havia a opção para mostrar o valor "raw" como decimal (erro meu de não olhar um pouco mais as opções do programa), gracias @tonpepe!!!

6 horas atrás, tonpepe disse:

Saludos de un NO universitario (dudo mucho que esto lo enseñen en la universidad...)

Acho que nenhuma escola técnica ou universidade ensine isso. Cresci lendo revistas antigas de eletrônica e vendo meu pai trabalhar, aprendi muito mais assim do que no curso técnico.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...