Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[TUTORIAL] Trocando Células da Bateria de Notebook - FAIL

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Ola amigo venho aki com esse novo tutorial para mostrar pra vcs como recondicionar a bateria de notebook, todos nos sabemos como é cara algumas baterias de notebook, dependendo do modelo principalmente as da DELL que podem chegar até R$ 350,00.

Então com esse tutorial vcs vão aprender como deixa-las novinhas gastando pouco.

Para esse tutorial usei uma bateria comum a de DV2000.

SAM_3415.JPG

Vamos ao que interessa:

1º Coloque a bateria no congelador por cerca de 4 horas enrrolada em um plastico

2º Após 4 horas retire a bateria do congelador e com uma faca vc posiciona a mesma bem na emenda da carcaça e bata com um martelo

SAM_3416.JPG

3º Feito isso temos a bateria aberta onde podemos verificar as celulas e saber o modelo correto para compra da mesma

SAM_3418.JPG

SAM_3419.JPG

SAM_3421.JPG

4º agora vamos em busca da mesma para comprar no meu caso era esse o modelo correto

SAM_3437.JPG

SAM_3436.JPG

Encontrada para compra nesse link:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

5º Agora vamos remover as celulas da carcaça

SAM_3423.JPG

SAM_3424.JPG

SAM_3425.JPG

6º agora vamos separar as mesmas como podem ver elas são fixadas com solda ponto então com um alicate de bico removemos facilmente

SAM_3426.JPG

SAM_3427.JPG

7º vamos a separação das mesmas

SAM_3429.JPG

SAM_3430.JPG

8º Removemos a soldas dos flats

SAM_3431.JPG

9º tudo pronto vamos preparando as novas celulas, aki para garantia do contato eu peguei um fio daqueles cabos de rede o descasquei por inteiro e passei entre os positivos que ja vem com esses furos

SAM_3432.JPG

10º Feiro isso damos uma leve amassadinha apenas para o fio não sair e agora no lado negativo damos uma lixadinha apenas para poder fixar a solda, pois como não temos solda ponto usamos estanho com ferro de solda mesmo e fixamos aquela aste de metal conforme imagens no passo 6 e para finalizar o acabamento e garantir o fixação usamos fita aluminio que tb é condutiva.

SAM_3434.JPG

SAM_3435.JPG

11º feito isso agora vamos montar da mesma forma que estava as antigas

SAM_3438.JPG

12º agora soldamos os flats

SAM_3439.JPG

SAM_3440.JPG

13º agora colocamos tudo na carcaça

SAM_3441.JPG

SAM_3442.JPG

14º e agora fechamos a mesma usando Superbonder onde achei que o acabamento não ficou muito bom e aceito sugestoes para essa finalização.

SAM_3443.JPG

15º Ufa e é isso ai ta ai a bateria novinha....

SAM_3444.JPG

Mas para minha surpresa não acaba aki...

Tem um CI responsável um tipo contador a qual precisamos regrava-lo ou zerar o mesmo a qual não tenho o conhecimento de como efetuar a tal procedimento e venho aki pedir a ajuda dos amigos de maior conhecimento para saber como fazer o mesmo.

Fico no aguardo da respostas dos amigos...

Postado

o wil msm voce trocando as celular ele nao carregando a bateria ?

não carrega! como informei acima tem um CI q trabalha como um contador para evitar que a bateria exploda o que precisamos é saber como Zerar esse contador ou então como regravar o mesmo...

Postado

quando vi a palavra FAIL  no tutorial , a primeira coisa que pensei foi nesse contador..

certa vez pesquisei muito a respeito, mas não achei nenhuma resposta valida.

cheguei a fazer alguns testes com uma bateriazinha de camera digital , mas nada surtiu efeito. :(.

• Administrador
Postado

Uma alternativa é manter o circuito da bateria alimentado durante a troca das células, Para não acionar a proteção e parar de funcionar definitivamente. Mas a carga nunca vai ser total como da bateria nova.

Postado

Compensa muito quando a bateria do note é muito cara mesmo lá fora e quando voce não acha a bateria para o modelo que precisa.

Mesmo assim achei a experiencia muito válida porque aprender nunca é demais e parabéns pelo tutorial, as fotos ficaram muito boas e explicativas.

Postado

Essa alternativa fica muito barata para renovar as baterias e dar mais uma vida extra para o note principalmente a nivel de Brasil que as baterias aqui tem preços absurdos mas dependendo do valor da bateria no ebay, acho que compensa comprar nova direto. Por exemplo

Cassio ja comprou essas bateria? se não vou compartilhar a experiencia! ja comprei 2 de diferentes fornecedores e ambas duraram perfeitas por 1 mes depois ficou da mesma forma a qual ja conhecemos rsrs.

Postado

Compensa muito quando a bateria do note é muito cara mesmo lá fora e quando voce não acha a bateria para o modelo que precisa.

Mesmo assim achei a experiencia muito válida porque aprender nunca é demais e parabéns pelo tutorial, as fotos ficaram muito boas e explicativas.

com esse metodo ai se conseguir regravar ou zerar esse tal contador vamos ter pela metade do valor dessa bateria e detalhe realmente 100% funcional !

Postado

Essa alternativa fica muito barata para renovar as baterias e dar mais uma vida extra para o note principalmente a nivel de Brasil que as baterias aqui tem preços absurdos mas dependendo do valor da bateria no ebay, acho que compensa comprar nova direto. Por exemplo

Cassio ja comprou essas bateria? se não vou compartilhar a experiencia! ja comprei 2 de diferentes fornecedores e ambas duraram perfeitas por 1 mes depois ficou da mesma forma a qual ja conhecemos rsrs.

Não comprei dessas baterias e nessas horas a experiencia conta muito e deve ser ouvida.

Celulas novas nelas!

Postado

Pessoal, sei que a realidade nos nossos países é bastante diferente, mas seriamente, compensa-vos estar a ter esse trabalho para reparar uma bateria? Ou é só pelo gosto de reparar?

A quanto é que vos fica uma bateria nova aí no Brasil?

Aqui, o valor de uma reparação da bateria com o material e o tempo gasto, mais vale orçamentar uma nova... Até porque o próprio fabricante considera a bateria como um consumível...

Postado

Pessoal, sei que a realidade nos nossos países é bastante diferente, mas seriamente, compensa-vos estar a ter esse trabalho para reparar uma bateria? Ou é só pelo gosto de reparar?

A quanto é que vos fica uma bateria nova aí no Brasil?

Aqui, o valor de uma reparação da bateria com o material e o tempo gasto, mais vale orçamentar uma nova... Até porque o próprio fabricante considera a bateria como um consumível...

as mais baratas novas custa na faixa de R$ 170 + frete.

mas existem baterias ( como as de alguns modelos DEll ou Vaio) que ultrapassam R$ 300

como o nosso amigo WIl explicou, a tecnica só compensa quando não encontra a bateria a venda ou quando ela é muito cara.

Postado

Will,  esse CI contador não funciona igual aos Chips de Cartucho de Tonner das impressoras a Laser?  talvez aí esteja uma boa investida no assunto.  e sobre a cola será se com araldite passando bem pouco não fica bom? tem que ver se ao congelar o araldite tbm solte da mesma forma que antes.

• Joinha 1
Postado

Belo servico will, estou com esse mesmo problema, troquei as celulas do net book que tinha aqui mas mesmo assim ele nao carrega pelo fato deste ci que fica na placa de controle da bateria, e nao achei nada na net falando como gravar e tal, complicado isso vamo ver se algum amigo ai consegue algo ai.

Postado

Estou com um bateria que as celulas carregam perfeitamente num carregador inteligente externo, acusa carga máxima no botão de controle da bateria, mas ao ligar despenca os led acusando que acabou a carga, e pelo note não carrega nada.  mas medindo a tensão continua tesão alta normal nas baterias.  o que eu percebi que tem pinos extras na bateria que vem do circuito de controle e por este pino a tensão está baixa, ou seja algum problema no circuito de controle que informa a note que a bateria já acabou, mas na realidade está carregada 100%.  será se vende a parte esse circuitinho de controle, se vender não deve ser mais que $3,00

Postado

Will,

na sua plaquinha dentro da bateria deve ter um CI controlador, olhe o numero dele e procure o datasheet , lá no final do datasheet tem todos os parametros para alterar o arquvo da eprom, exemplo, temperatura maxima da bateria , capacidade da bateria, ciclo de carga e descarga para bloqueio entre inumeros outros...parece que não é tão complicado não..basta ler a eprom no gravador que costuma ser 24Lxx e depois brincar nos numeros.

fica aí a dica..

abraços

• 3 semanas depois...
Postado

Fabio,

vc testou esse aparelho e já viu funcionando,  aparentemente ele só verifica o estado das celulas,  será se ele programa o firmware?

rbmoreira, não cheguei a ver este aparelho, postei a mensagem por causa do outro tópico, quem tem mais informações lá é o kalu, manda a pergunta lá no tópico que com certeza ele responde

• 1 mês depois...
Postado

Com o perdão da palavra, eu acho que esta tendo um pequeno equivoco eu faço troca das celulas de litio a uns 3 anos nunca tive nenhum problema o que pode esta acontecendo  é um incompatibilidade das celulas com a mobo (Conversor de tensão e um Circuito Reculador que mantem a tensão e a corrente em um nivel de segurança) que controla a sua carga e descarga as celulas de litio-ion tem dois modelo (Formatos) as com formato tradicional (Cilindrica com as pilhas AA) e as Prismaticas (retangulares ou quadradas) temos tambem duas tensões  de trabalho 3,6v e 3,7v e diferentes capacidades de armazenamento de 900mAh a 3300mAh se eu me lembro bem para sabermos qual a tensão e capacidade das celulas temos que fazer uma calculo pegando as informações contidas no Pack da bateria como no Exemplo abaixo:

Pack Bateria Toshiba Modelo PA3465U

Tensão- 10.8v

Capacidade- 4000mAh

Tensão das Celulas---3.6v (É so dividir a tensão 10.8v por 3.6 e 3.7 o valor desta divisão que for exata e a tensão correta das celulas)

Capacidade das Celular---2000mAh (É so pegar o valor total da capacidade da bateria e dividir por 2, 4000/2=2000mAh )

Obs: Com relação ao um CI contador eu nunca ouvi falar a mobo da bateria ela é dividida em:

Conversor de tensão

Circuito Regulador

Sensor de Tensão

Sensores de Temperatura

Espero ter ajudado qualquer duvida é só pergunta.

• Joinha 1
Postado

will,

google "smart battery workshop" e você encontra imagens com o adaptador para montar, conectado via porta paralela.

O programa é pago, mas se não me engano no site vietnamita eles têm o crack para ele.

O contador interno vai marcar a bateria como defeituosa se for identificado um defeito grave ou desgaste. O programa irá resetar essas dados.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...