Postado 5 de Junho de 2014 11 anos Boas Pessoal! Preciso da ajuda de vocês para solucionar um problema que já estava quase que resolvido: Esse notebook chegou pra mim apenas ligando e desligando (subia o video e apagava rapidamente), mas entrava em loop fazia isso por 4 vezes até desligar definitivamente. Troquei o C921 e o U8 e voltou a ligar tudo direitinho e funcionou tudo. Porém fui montar o restante como Driver de DVD e BATERIA e pra minha surpresa deu cheiro de queimado. Desliguei o carregador e saquei logo a BATERIA. Troquei novamente o U8 e o C921 e agora o equipamento só liga com a BATERIA. Quando aciono o Botão Power com o carregador ele pisca a LUZ vermelha da bateria e nada de startar. Utilizei outra fonte e nada. Vê se alguém arruma um tempo aí pra me dar uma AJUDA! Valew qualquer dica é bem vinda! Devolvi o equipamento com uma placa nova! Agradeço a todos pela ajuda com um JOINHA!
Postado 5 de Junho de 2014 11 anos amigo pelo que vc contou o seu i/o pode ter ido pra o espaço , vc tera que fazer mais testes , tipo ele liga so no carregador
Postado 6 de Junho de 2014 11 anos Procura perto do conector da bateria um mosfet que terá a tensão dos 12v da bateria sem ligar a placa, apenas com a bateria conectada. Essa tensão chega nos drenos do mosfet, e nos canais do source deveria ter a tensão de 19V da fonte. Como esse mosfet não está chaveando para a fonte, ele só reconhece então a bateria conectda. Caso tenha essa tensão, então terá que procurar o super i/o o pulso do carregador conectado, que é uma tensão que precisa estar presente no sio para que ele possa ligar a placa pela fonte.
Postado 6 de Junho de 2014 11 anos Autor Ok Gilson, Realmente com a Bateria conectada encontrei apenas 2 mosfets com a voltagem da bateria nos drenos e apenas nos drenos. Faço a substituição deles?
Postado 6 de Junho de 2014 11 anos Autor Respondendo ao amigo Jeferson! A maquina liga apenas se eu conectar a bateria. Se eu conectar apenas o carregador (sem a bateria) sem eu pressionar nada ele pisca a vermelha (bateria) 1 vez, apos isso Cada vez que eu pulso o botão de start ele pisca a luz vermelha. Se eu conectar a fonte de energia com a bateria ele não pisca nada porém se eu pressionar o botão de Start ele frita o U8. Já queimei 2 fora o que já estava queimado na placa quando o recebi. espero que ajude a me ajudar! Agradeço!
Postado 6 de Junho de 2014 11 anos Amigo, tem fonte asimetrica? tem como verificar o consumo? o que acontece se ligar o carregador com a bateria sem ligar? ele carrega a bateria? se carregar é provável que seja somente os fets que são acionados pelo pino ACDVR ( AC DRIVER) do CI Charger, retire os mesmos e teste fora da placa. Se ajudar manda um joinha!
Postado 7 de Junho de 2014 11 anos Se eu conectar a fonte de energia com a bateria ele não pisca nada porém se eu pressionar o botão de Start ele frita o U8. Já queimei 2 fora o que já estava queimado na placa quando o recebi. espero que ajude a me ajudar! Agradeço! Amigo então levanta o U8 e ver se mais alguém esquenta? Se tiver fonte de bancada é melhor. Boa sorte.
Postado 7 de Junho de 2014 11 anos Teste de mosfet comutador: multímetro digital Multímetro na escala de diodo. Ponta preta no dreno. Ponta vermelha no gate: vai apresentar um número bem alto, em torno de 550, se for até o 0 ele está em curto. Depois coloca no source e também apresenta o mesmo número. Inverter: ponta vermelha no dreno, ponta preta no gate: não mexe nem no gate e nem no source. Transistor está bom
Postado 7 de Junho de 2014 11 anos Autor Então respondendo ao pessoal! Não tenho a fonte asimetrica mas tenho o fumegation. Na segunda-feira vou fazer os testes e posto os resultados! Agradeço a todos.
Postado 9 de Junho de 2014 11 anos Autor Teste de mosfet comutador: multímetro digital Multímetro na escala de diodo. Ponta preta no dreno. Ponta vermelha no gate: vai apresentar um número bem alto, em torno de 550, se for até o 0 ele está em curto. Depois coloca no source e também apresenta o mesmo número. Inverter: ponta vermelha no dreno, ponta preta no gate: não mexe nem no gate e nem no source. Transistor está bom Então Gilsonam, fiz o teste do multimetro nos dois fet que apresentaram tensão com a bateria e o resultado foi o seguinte: Segue imagem. Sendo assim terei que fazer a substituição do I/O... Agradeço a ajuda!
Postado 9 de Junho de 2014 11 anos amigo o fet carregador da bateria deve estar em curto, verifique, sucesso.
Postado 10 de Junho de 2014 11 anos Autor Caro matrix sabe me dizer qual o mosfet devo substituir conforme a sua citação?
Postado 27 de Julho de 2014 11 anos desculpe não achei o esquema dessa placa mãe, mas pelo que vi tem o ci OZ 8206 pra carregar a bateria, e nesse modelo gosta de pifar: esse ci PWM, dois resistores próximos a ele de 10r e deixar em curto os fet's de carga (componentes ligados diretamente ao conector da bateria) mas se tratando de carga de bateria tem que verificar também o chip I/O ele e´o responsavel pela detecção da mesma, espero ter ajudado.
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.